Publicamos recentemente que a TAP Air Portugal acionou a justiça contra a Azul Linhas Aéreas devido a um conflito envolvendo um empréstimo de 90 milhões de euros, concedido em 2016, cujo reembolso antecipado foi solicitado pela Azul. O impasse ameaça a parceria estratégica entre as companhias no Brasil e será decidido no Tribunal Cível de Lisboa
De acordo com o diário português Expresso, a Azul havia solicitado o pagamento antecipado do empréstimo devido às suas dificuldades financeiras pelas quais passa. No entanto, a Azul entrou em contato conosco nos informando que a decisão de solicitar a antecipação do pagamento do empréstimo tem a ver com as garantias inicialmente fornecidas pela TAP, que foram subsequentemente transferidas para outras empresas do grupo.
O Ministro das Finanças de Portugal já havia comentado anteriormente que o caso poderia terminar nos tribunais, dada a complexidade das relações comerciais entre as partes.
Veja a seguir a nota, na íntegra, que recebemos da Azul:
A Azul Linhas Aéreas confirma que busca solução para dívida da TAP, existente desde 2016. A Companhia esclarece que efetuou um empréstimo de 90 milhões de euros, junto de mais 30 milhões de euros oriundos do governo português, para ajudar a liquidez da empresa, que passava por um momento financeiro desafiador. A referida dívida obrigacionista está no balanço da estatal e foi confirmada em assembleia da TAP e pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), órgão regulador português.
Com o movimento para uma eventual privatização da TAP, o esvaziamento da empresa do grupo TAP que assinou o empréstimo e o esvaziamento das garantias da dívida, a Azul contratou um escritório de advocacia em Portugal para garantir que sejam efetivadas as garantias ou que a dívida seja paga de forma antecipada.
A Azul busca um entendimento para sanar a situação de maneira amigável e comercial, não afastando a possibilidade de tomar ações mais duras caso não haja acordo com a empresa portuguesa.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.