Segundo um apontamento feito pela pesquisa da Hibou, empresa de monitoramento e insights de consumo, 53% dos brasileiros planejam viajar nos próximos 12 meses e o motivo é simples: explorar novos destinos.
Mas, querer não basta! Desses, 68% afirmam que a situação econômica é uma barreira desafiadora e 33% mencionaram que o preço das passagens áreas pode ser um impedimento. A pesquisa foi feita com 1,3 mil brasileiros, entre os dias 5 e 7 de julho.
Brasil e Europa São Destinos Favoritos
Ainda segundo a pesquisa, 55% dos brasileiros preferem viajar para outros estados do país e 23% vão se aventurar dentro do próprio estado. Na terceira colocação dos desejos, está a Europa com 21% das preferências.
A América do Norte aparece em quarto lugar na pesquisa, com 10%. O que chama a atenção, no entanto, é o fato de o brasileiro querer conhecer mais destinos internacionais em tempos de crise, enquanto aproveita – de forma mais econômica – os destinos nacionais.
Previsões e Imprevistos
O estudo também mostrou que, apesar da vontade, o brasileiro sente dificuldade. 22% dos entrevistados afirmaram ter desmarcado uma ou mais viagens por completo, 6% mudaram de uma viagem internacional para nacional e apenas 1% alterou uma viagem nacional para internacional.
Além disso, 30% adiaram suas viagens, mas 41% ainda mantém os planos. Os maiores motivos são familiares (30%), aumento de passagens aéreas e hotéis (29%), questões de agenda e trabalho (215) e preocupação com a flutuação do dólar (20%).
Planejar com Antecedência
Segundo a pesquisa, os brasileiros acreditam que o planejamento é a chave para economizar na hora de fazer suas malas e, por isso, 66% dos entrevistados disseram que fecham suas viagens com mais de 3 meses de antecedência.
Dentre eles, 23% afirmaram que começam o planejamento já com um ano de antecedência e 4% com mais de um ano. Assim, de acordo com os respondentes, conseguem melhores preços e condições mais favoráveis.
Escolha dos Destinos e Hospedagens
Dentro do planejamento de suas viagens, o brasileiro considera alguns fatores importantes para decidir o seu próximo destino como muitas atividades para fazer (36%), boas opções gastronômicas (40%) e um destino para relaxar (71%).
Na hora de escolher a hospedagem, 48% optam por redes de hotéis conhecidas frente aos 23% que preferem um Airbnb. O que conta, para eles, é conforto e segurança.
Para consultar valores e estimar gastos com a viagem, 45% dos viajantes utiliza sites e aplicativos de preços e 41% estão dispostos a parcelar, se for necessário para melhor aproveitamento da experiência.
A duração ideal da viagem, para 45%, é de uma semana, seguida por uma quinzena para 40% dos entrevistados da pesquisa.
Estimativa de gastos e detalhes importantes
O brasileiro que planeja sua viagem também leva em consideração alguns pontos importantes relacionados ao seu controle de gastos durante o período:
- 59% consideram a estação do ano (clima)
- 49% avaliam as formas de pagamento
- 46% focam no orçamento final com o roteiro e atividades desejadas
- 31% compram moedas estrangeiras aos poucos e 23% monitoram a flutuação do câmbio para comprar na melhor época
- 63% se preocupam em controlar gastos para que o dinheiro dure em toda a viagem
- 45% monitoram gastos no cartão de crédito
- 30% convertem preços para ter noção de custos
No que se refere as atividades no destino, 69% querem explorar a gastronomia local, 52% procuram por passeios personalizados e 51% visitam parques.
Aplicativos do Futuro e Redução nos Impostos
Apesar de existir uma grande diferença entre expectativa e realidade, os viajantes brasileiros são otimistas. Eles esperam um aumento da isenção de impostos para compras (33%) e redução de impostos para compras que excedam o valor permitido (33%).
Além disso, eles também aguardam por avanços tecnológicos com aplicativos que ajudem com informações locais (46%), que possam utilizar suas contas correntes em qualquer país (43%) e que mostre o câmbio em tempo real para ajudar no controle de gastos durante a viagem.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.