Muitos não sabem, mas existem parques no Brasil que são gratuitos para portadores de TEA, Transtorno do Espectro Autista, que é considerado hoje, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, como uma questão de saúde pública.
Aqui você encontra:
TEA – Transtorno do Espectro Autista
Conforme informa o CDC, Center of Diseases Control and Prevention, 1 entre 44 pessoas é portadora de TEA, proporção esta que atinge de 1 a 2% de toda a população mundial. Aqui no Brasil, calcula-se que existam aproximadamente 2 milhões de pessoas que apresentam este transtorno.
Por isso, é muito importante a divulgação do TEA por, pelo menos, duas razões:
- Primeiro, para que não haja preconceitos e, para isso, foi criada a Lei 13.146 de 06/07/2015 que tem o intuito de promover a igualdade de oportunidades, assim como o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência. E não só isso, sob o respaldo desta lei, o preconceito contra pessoas portadoras de necessidades especiais é considerado crime!
- Segundo, para que as pessoas envolvidas nos cuidados dos portadores do TEA estejam cientes dos seus direitos e façam uso deles.
Antes de citarmos alguns dos parques gratuitos, abordaremos um pouco sobre este transtorno e suas características principais.
A OPA, Organização Pan-Americana da Saúde, define assim o TEA:
O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.
Indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento profundo até níveis superiores.
Principais Características dos Portadores do TEA
Aqui citamos algumas das caraterísticas apresentadas pelos portadores do TEA:
- Atraso anormal na fala
- Falta de resposta ao ser chamado
- Falta de demonstração de interesse com as pessoas e objetos ao redor
- Dificuldades em participar de atividades e brincadeiras em grupo, preferindo sempre fazer tarefas sozinho
- Dificuldade para interpretar gestos e expressões faciais
- Dificuldade para combinar palavras em frases ou repetir a mesma frase ou palavra com frequência
- Falta de filtro social (sinceridade excessiva)
- Sentir incômodo diante de ambientes e situações sociais
- Dificuldade para lidar com ruídos
E esta última característica, em especial, é que dificulta, muitas vezes, que os pais levem seus filhos a diversos lugares com barulho e movimentação em excesso.
Agora que entendemos um pouco melhor sobre este transtorno, vamos a 3 sugestões de lugares que os portadores do TEA podem ir, com a certeza de que serão bem recebidos e se sentirão bem, com garantia de diversão e respeito. Afinal, criança precisa mesmo é brincar, explorar o mundo e ter contato com outras crianças e, acima de tudo, ser feliz!
Parques Gratuitos para Portadores de TEA
Mini Fazenda Pet Zoo, Cotia – SP
A Mini Fazenda Pet Zoo existe há 22 anos e é tido como referência no que diz respeito a passeios infantis. Fica a 25 km da capital paulista, ou seja, é possível fazer tranquilamente um bate e volta até lá no mesmo dia.
O Pet Zoo oferece atividades para todas as idades, desde bebês até adultos, com muito espaço, muito contato com a natureza e com uma equipe especializada. E, principalmente, o contato com muitos animais, que são uma terapia e fonte de renovação de energias para pessoas de qualquer idade!
O local oferece em seu cardápio de atividades ordenha da vaca, passeio a cavalo, passeio de charrete, oficinas temáticas, culinária e, para os mais corajosos, até mesmo uma tirolesa!
E quando bater aquela fominha, o restaurante do Pet oferece aquela deliciosa comida da fazenda, feita no fogão à lenha e com ingredientes fresquinhos.
Ingressos: Portadores de PCD’s (incluindo TEA), não pagam, assim como crianças até 1 ano e 11 meses. E um dos acompanhantes, paga meia entrada. Maiores de 60 anos, pagam meia entrada
Você pode visitar aqui o site da Mini Fazenda Pet Zoo para conhecer mais das atrações que ele oferece.
Parque da Mônica, São Paulo – SP
O Parque da Mônica completa em 2025 10 anos de existência. Fica localizado na zona sul da capital paulista e conta com 12 mil m² de superatrações que divertem tanto as crianças, quanto os pais!
Os serviços oferecidos pelo Parque da Mônica, que queremos destacar aqui, são os seguintes:
- Banheiros acessíveis
- Trocadores acessíveis
- Atendimento prioritário para pessoas com deficiência
- Hora do Silêncio
- Sala do Silêncio
- Assessoria para orientações de segurança para o uso de nossas atrações
- Empréstimo de fones abafadores
- Intérprete de libras no teatro e nas atrações: Coelhadas nas Estrelas e Missão Fundo do Mar
- Disponibilidade cordão de girassol para as pessoas com deficiências ocultas
Ingressos: Portadores de PCD até 17 anos, não pagam a entrada. Acompanhantes de portadores de PCD, assim como Pessoas acima de 60 anos pagam R$ 87,50.
Você pode entrar em contato com o parque através deste link que o levará direto ao site do parque.
Hopi Hari, Vinhedo – SP
De cara quero destacar o Programa Código Azul di Hopi Hari, que foi criado em 2001 com o intuito de garantir que visitantes com deficiências, permanentes ou temporárias, tenham uma experiência segura, confortável e cheia de diversão, porque aqui em Hopi Hari a diversão é para todo mundo.
Para que o programa Código Azul fosse criado, o Hopi Hari fez um estudo massivo a partir das características, particularidades e recomendações baseadas nos termos dos fabricantes de cada atração e normativas internacionais.
O serviço começa no SAV (Serviço de Atendimento ao Visitante), que fica no próprio parque, para uma orientação de segurança. Ao chegar no SAV, o visitante com deficiência permanente ou temporária receberá orientações e restrições baseadas em suas condições, isso inclui quais atrações ele poderá ou não frequentar. As restrições podem ser de diversas ordens: tanto de acessibilidades, limitações, conforto e até uso de medicamentos.
Depois de dada todas essas informações, o visitante irá receber um mapa do parque personalizado para ele. Nesse mapa existem as descrições de cada atração com um campo onde o funcionário do Hopi Hari assinala quais atrações o visitante poderá ou não participar.
Todos os funcionários do parque são treinados e instruídos a direcionar os visitantes que se encaixam no Programa Código Azul ao SAV, caso o mesmo ainda não tenha feito isso.
É muito bom ver um Parque com o tamanho do Hopi Hari dar tanta importância à inclusão social!
O Hopi Hari é um país dentro de um parque, com direito a capital, governante, hino, bandeira, passaporte, consulado e até uma língua própria, o hopês.
O parque conta com 760.000 m2, o que equivale ao dobro da área do Estado do Vaticano.
O país Hopi Hari é dividido em 5 regiões: Kaminda Mundi, Mistieri, Wild West, Infantasia e Aribabiba. Cada região tem sua própria história e atrações. A Infantasia, em especial, é um verdadeiro palco à imaginação e aos lugares que ela pode nos levar!
Ingressos: Portadores de PCD têm entrada gratuita no Parque e um acompanhe recebe 50% de desconto. Crianças até 1 metro de altura não pagam e adultos acima de 65 anos, entram de graça!
Entre aqui no site do Hopi Hari para conhecer mais este mundo mágico e, principalmente, sobre o Programa Código Azul di Hopi Hari!
Seja qual for o lugar que você escolher, o importante é que os portadores do TEA saiam, tenham uma vida social ativa e se divirtam muito, como uma celebração à vida!
Se você quiser saber das outras opções de parques gratuitos ou com descontos para portadores de TEA, clique aqui para conhecer algumas outras sugestões.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.