O governo federal aprovou a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, para a iniciativa privada. A resolução foi publicada nesta segunda-feira, 12 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU).
A licitação terá a modalidade de concorrência, por um prazo de 30 anos. O menor valor de outorga será de R$ 7,4 milhões e o critério de julgamento será a maior outorga fixa.
De acordo com a resolução, a empresa que assumir o parque deverá prestar serviços de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos, além do custeio de ações de apoio à conservação, proteção e gestão do local.
Privatização é Parte de Programa
A concessão para a iniciativa privada pelo governo Bolsonaro é parte do PND (Programa Nacional de Desestatização), que incluiu também os parques como o dos Lençóis Maranhenses (Maranhão), Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), da Serra Geral, em Praia Grande (SC), e Aparados da Serra, em Cambará do Sul (RS).
Em dezembro de 2019, o presidente publicou um decreto permitindo a concessão para a iniciativa privada das unidades de conservação ambiental.
O decreto previa ainda que o BNDES pudesse ser contratado para elaborar os estudos necessários às concessões e para apoiar as atividades de supervisão dos serviços técnicos e de revisão de produtos contratados.
Projeto de Jericocoara já Está em Andamento
O Parque Nacional de Jericoacoara fica nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará e foi criado em fevereiro de 2002, com a recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do parque, informou que já está trabalhando no projeto há mais de um ano. De acordo com o Instituto, todas as etapas passam por consulta pública e duas audiências sobre a privatização já foram realizadas na região.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.