Aproveite essa oportunidade de conhecer um dos prédios históricos mais bonitos e impressionantes do Brasil! Em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Palácio Itamaraty, em Brasília, abrirá as portas para visitação pública neste sábado, dia 19 de agosto.
O percurso contará com diversos espaços não acessíveis ao público na visitação regular e o acesso acontecerá por ordem de chegada, sem agendamento, das 9h às 17h.
Aqui você encontra:
O Palácio Itamaraty
O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores. Foi inaugurado em 1970 e é considerado uma obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer. Para mim o mais impressionante é a sensacional escada do saguão! É considerado o prédio mais rico artisticamente e o mais bem conservado da Esplanada dos Ministérios.
Entre os destaques do palácio estão ainda a utilização do concreto aparente em faixas estreitas e o impressionante vão-livre calculado pelo engenheiro Joaquim Cardozo. É o maior hall sem colunas da América Latina, com uma área de 2.800 metros quadrados.
Foi concebido como um lugar para apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, construído apenas com materiais nacionais. Seus salões abrigam obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros – como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.

Palácio Itamaraty – foto Wikipedia
Visitação
O serviço de visitação regular ao Itamaraty foi interrompido em 03 de agosto de 2023. O Ministério das Relações Exteriores trabalha para a retomada do serviço com brevidade, se possível ainda em 2023.
Portanto, aproveite mesmo a oportunidade!
Os principais itens do acervo incluídos no percurso da visita terão “código QR” com informações adicionais sobre as peças. Para maior conforto os responsáveis pela visitação sugerem o uso de telefones celulares com fone de ouvido.
Regras para Visitar
Não será permitida a entrada de visitantes com:
- Bolsas, sacolas ou mochilas de grandes dimensões;
- Mochilas nas costas (mochilas pequenas devem ser colocadas para frente)
- Bebidas e alimentos;
- Bastão de selfie, tripé e equipamentos similares.
Armários guarda-volumes não estarão disponíveis.
Durante a visita, devem ser cumpridas as seguintes determinações:
- É necessária a apresentação de documento para entrada no prédio.
- O visitante deve seguir os percursos indicados pela equipe responsável, no tempo indicado, não lhe sendo permitida a exploração livre das áreas visitadas;
- O visitante pode filmar ou fotografar sem flash ou qualquer outro dispositivo de iluminação artificial, salvo nos locais e situações indicados pela equipe;
- Não tocar em qualquer obra de arte ou objeto de valor histórico;
- Não pisar sobre tapetes históricos;
- Jogar lixo apenas nas lixeiras, preservando o chão e os jardins;
- Não fumar;
- Não será permitida a realização de filmagens ou fotografias profissionais durante a visitação.
O Itamaraty apresenta coleção em uso e espaços não adaptados à circulação de crianças pequenas, com significativo risco de acidentes, de maneira que os responsáveis devem manter vigilância constante e a curta distância.

Palácio Itamaraty – foto Governo Federal
Também Vale a Pena Visitar
Outros palácios e prédios públicos de Brasília tem visitação aberta e vale muito a pena conhecê-los. Não só pela beleza, arquitetura e imponência, mas pela importância cultural e história.
Destaco o Congresso Nacional – sede do Poder Legislativo; Supremo Tribunal Federal – sede do Poder Judiciário; e o Palácio do Planalto – sede do Poder Executivo.

Congresso Nacional – foto Agência Senado
Congresso Nacional
As visitas guiadas ao Congresso Nacional são promovidas em parceria com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, por meio do Programa de Visitação Institucional. A atividade é gratuita e aberta a todos.
O visitante deve entrar no Edifício do Congresso Nacional, pela rampa principal.
Horário: das 9h às 17h, com saídas de grupos a cada 30 minutos do Salão Negro. Tenha em mãos o documento oficial com foto para identificação.

Palácio do Planalto – foto EBC
Palácio do Planalto
A visitação ao Palácio do Planalto ocorre aos domingos, das 9h30 às 14h, com agendamentos a cada 30 minutos. A visita é guiada e gratuita.
Os roteiros incluem visitas aos principais salões palacianos e apresentação das obras de artes.

Supremo Tribunal Federal – foto STF
Supremo Tribunal Federal
Visitas ao Palácio do STF requerem agendamento individual prévio
- Não há agendamento para grupos. Cada visitante deve preencher uma solicitação.
- Não será admitida a entrada em trajes esportivos, shorts, bermudas, regatas ou chinelos.
- Não é permitido o uso de celular durante todo o trajeto da visita.
- Qualquer dúvida adicional, poderá ser sanada via telefone: (61) 3217-4066 ou e-mail: visitacao@stf.jus.br.
- Clique aqui e informe todos os dados solicitados.
- Será encaminhado um e-mail contendo a confirmação do agendamento que deverá ser apresentado na portaria (impresso ou na tela do celular).
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.