Seis países do Golfo Pérsico anunciaram que pretendem criar um visto unificado multinacional antes do final de 2024, para facilitar as viagens entre eles.
A medida permitiria pelo menos 30 dias consecutivos de viagem entre os países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). Isso inclui:
- Bahrein
- Kuwait
- Omã
- Catar
- Arábia Saudita
- Emirados Árabes Unidos (EAU)
O visto unificado seria inspirado no conceito do espaço Schengen, onde é possível viajar dentro de 27 países da Europa pela entrada num único país. A diferença é que ainda haveria verificações de passaportes e vistos à medida que se entra em cada um desses países, então não seria uma livre circulação, como acontece na Europa, onde nem sequer há controles nas fronteiras entre países.
Da forma como é hoje, os países do Golfo têm requisitos de visto muito diferentes, que variam com base em muitos fatores, incluindo o passaporte que o visitante possui.
Por exemplo, um cidadão americano não precisa de nenhum tipo de visto para os Emirados Árabes Unidos, pode obter um visto na chegada para o Kuwait, mas tem que ter um visto antecipado para a Arábia Saudita.
Cidadãos que atualmente não precisam de visto para entrar num dos países do Golfo Pérsico continuariam assim após esta mudança. Pelo contrário, isto representa uma simplificação do processo para aqueles que necessitam de visto.
A Motivação do Oriente Médio
Quase todos os países do Golfo estão tentando impulsionar o turismo, num esforço para se tornarem menos dependentes do petróleo.
Os Emirados Árabes têm tido um bastante sucesso nesse processo, enquanto outros países da região tentam recuperar o atraso. No caso de Dubai, por exemplo, isso se deve em grande parte ao enorme hub da Emirates no país, além das regras mais flexíveis do país para os visitantes.
O Qatar também tenta impulsionar a indústria turística depois da Copa do Mundo de 2022, mas o número de visitantes certamente não se manteve elevado como na época. Já a Arábia Saudita tem investido uma quantia de dinheiro sem precedentes no turismo.
O objetivo desse visto é também aumentar os negócios de cruzeiros na região. Atualmente, os passageiros de cruzeiros precisam solicitar um visto para cada país individualmente, enquanto um visto unificado facilitaria os itinerários dos cruzeiros na região.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.