O novo modelo de passaporte brasileiro começou a ser emitido e entregue nesta terça-feira, 3 de outubro, pela Polícia Federal aqui no Brasil. A validade permanece de 10 anos.
O documento de identificação do viajante brasileiro é fabricado em parceria com a Casa da Moeda e ganhou mais itens de segurança, que dão maior garantia de autenticidade e dificultam a falsificação.Foram incorporados vários itens de segurança no novo passaporte, com as mais modernas tecnologias anti-fraudes.
Aqui você encontra:
Mais Segurança
Segundo a Polícia Federal, os novos itens de segurança incluem tecnologias de impressão e marca d’água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chipeletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificações.
No documento antigo, apenas o número da página varia com iluminação especial. Agora todas tem fundos invisíveis fluorescentes que só podem ser vistos com luz UV.
A página de identificação do portador também mudou. Foram acrescentadas uma imagem fantasma da pessoa em preto e uma foto formada pelos dados biométricos. Além da foto colorida entregue na hora de fazer o documento.
Todas as informações são protegidas por um moderno laminado de segurança.
Como é a Nova Capa
Na capa, a novidade é a estilização da bandeira do Brasil em relevo seco timbrado e a volta do brasão da República no centro. Saem as estrelas do Cruzeiro do Sul.
Cartão de Visitas do Brasil
Esse é o primeiro passaporte temático do país. Retrata as riquezas e a cultura do Brasil em suas páginas, com elementos da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. As páginas internas terão 13 ilustrações em marcas d’água, além de mais cores.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a intenção é que o documento seja um cartão de visitas do Brasil.
“O novo passaporte de viagem chega com a proposta de se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local”, destacou a Policia Federal, em nota.
Custo de Emissão
Não houve alteração no custo, a emissão continua no valor de R$ 257,25.
O valor aumenta se a emissão for rápida, em casos de urgência: R$ 334,42. Ou ainda se a pessoa não apresentar o documento vencido.
A última grande atualização do passaporte brasileiro foi em 2015, quando ele passou a ter chip e ser chamado de “passaporte eletrônico”.
Como Emitir
O serviço de emissão e renovação de passaportes está funcionando normalmente em todo o país. O prazo para entrega do documento, após o atendimento, é de 6 a 10 dias úteis.
As informações sobre a etapas e documentos necessários para a solicitação do passaporte podem ser consultadas na página da PF na internet.
No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024.
Obrigatoriedade do Modelo Novo
Não, a troca só deve ser feita quando o passaporte antigo vencer.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.