O monotrilho que ligará a Linha 13-Jade (Aeroporto-Guarulhos – Engenheiro Goulart) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos, finalmente começará a ser construído.
De acordo com a Agência Brasil, a construção foi anunciada para ser iniciada em 90 dias. O anúncio foi feito pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante palestra para empresários na sede Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O “people mover” terá 2,6 km de extensão, com capacidade de transportar 2.000 passageiros por hora pelas quatro estações entre os três terminais de passageiros e a estação de trens da CPTM.
O monotrilho transformou-se numa solução paliativa após a GRU Airport impedir a implantação do projeto original da Linha 13-Jade, que previa que a estação “Aeroporto Guarulhos” ficasse em frente ao estacionamento do Terminal 2, de onde seria possível caminhar até o terminal.
A estação “Aeroporto Guarulhos” atualmente fica do outro lado da rodovia Hélio Smidt, a mais de 2 km de distância dos terminais, e quem desembarca dos trens precisa pegar um ônibus para chegar até eles.
O projeto de ligação dependia de uma negociação entre a concessionária do Aeroporto (GRU Airport, controlada pela Invepar) e o governo federal, dono do contrato, articulação que foi priorizada pelo Governador João Doria por meio do Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
“Com mais essa ação poderemos aumentar expressivamente o volume dos passageiros que há mais de dois anos precisam realizar este trajeto por meio de ônibus e agora vão contar com um transporte ágil e eficiente. Uma obra que não custará nada ao estado de São Paulo e que irá atender a quem vive em São Paulo e a todos que utilizam o maior aeroporto da América Latina”, disse Baldy.
Segundo Baldy, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou um aditivo esta semana, que confirma a responsabilidade da concessionária GRU Airport, que administra o terminal, para a construção do monotrilho leve.
A obra deverá custar em torno de R$ 175 milhões, quantia que será abatida do valor da outorga que é paga ao Governo Federal (cerca de R$ 1 bilhão por ano).
Há rumores sobre dois concorrentes favoritos para a execução da obra: a Doppelmayr, fabricante austríaca especializada em teleféricos de turismo, e o consórcio brasileiro AeroGRU, formado pelas empresas Aeromóvel, HTB, FBS e TSEA.
No projeto proposto, que ainda pode ser revisado pela GRU Airport, o passageiro que chegar à estação Aeroporto da CPTM atravessará uma passarela já existente e embarcará no monotrilho leve. O veículo terá três paradas, uma em cada um dos terminais do aeroporto.
Segundo o mapa apresentado pelos governos federal e estadual, a estação do Terminal 1 deverá ficar na área onde hoje ocorre o embarque e desembarque de veículos. No Terminal 2, a parada deverá ser entre as alas A e B. Já no terminal 3, a estação deverá ficar próxima ao prédio do estacionamento do aeroporto.
Previsão de Entrega
O governador de São Paulo, João Doria, chegou a prometer que as obras do monotrilho começariam em setembro de 2019 e que ficariam prontas em apenas 18 meses, ou seja, o sistema estaria disponível aos passageiros no início de 2021.
Agora, finalmente, tivemos a confirmação do início da execução da obra nos próximos 90 dias. O projeto do people mover atrasou devido a aspectos burocráticos em Brasília. Foi preciso contar com a anuência do TCU (Tribunal de Contas da União) e também com a revisão da ANAC e da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Tome Nota
A notícia do monotrilho é muito bem-vinda!
Foi frustrante ver a construção da linha da CPTM até o Aeroporto de Guarulhos e posteriormente descobrir que ela pararia a 2 km dos terminais, obrigando os passageiros a pegarem um ônibus após desembarcarem do trem, o que com malas se torna uma tarefa desgastante.
Gostaram da novidade?
Para Saber Mais
Acompanhem outras notícias publicadas no Pontos Pra Voar, clicando aqui.
Grupos de WhatsApp
Além de todo o conteúdo gratuito que oferecemos em nosso site e no Instagram, também temos grupos de WhatsApp pagos onde você tem espaço para esclarecer dúvidas e aprender com nossos editores, que são especializados no assunto.
Promoções e Cashback – Como não publicamos todas as promoções e cashback em nosso site, temos um grupo dedicado totalmente ao assunto onde compartilhamos e discutimos todas as campanhas que aparecem.
Emissões com Milhas – Aqui cobrimos as emissões de passagens com milhas focados nos programas Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Iberia Plus (Iberia), AAdvantage (American Airlines), Miles&Go (TAP), Executive Clube (British Airways), Life Miles (Avianca) e Miles&More (Grupo Lufthansa). Falamos também de como planejar e fazer emissões de passagens de volta ao mundo.
Programas de Fidelização – Este grupo aborda os programas de fidelidade brasileiros e incluem Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Accor ALL, Livelo, iupp, Esfera e Stix. Aqui você tira dúvidas e aprende como maximizar o acúmulo de pontos e uso dos benefícios destes programas. Note que este grupo não fala sobre emissões de passagens.
Todos os nossos grupos contam com um mentor, nossos editores, e regularmente fazemos lives para tirar dúvidas ou discutir assuntos de interesse comum.
Clicando aqui você acessa a página dos nossos grupos no Chatpay e escolhe quais quer participar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.