O Ministério da Saúde informou ontem, 22 de dezembro, que o sistema do ConecteSUS voltou a funcionar, 13 dias depois de sair do ar por causa de um ataque de hackers. Mas destacou que a emissão do Certificado de Vacinação de Covid-19 pode ter instabilidade nas primeiras horas, por causa do volume de acessos.
Vários leitores do Pontos pra Voar já conseguiram acesso a seus certificados de vacinação.
Eu tentei várias vezes, consegui entrar na página onde aparecem as vacinas, mas não consigo chegar ao certificado. O app fica rodando e o certificado não aparece.
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os dados estarão disponíveis no sistema “a qualquer momento”.
Além do comprovante de vacinação em si, o ataque hacker do último dia 10 de dezembro comprometeu o sistema e-Sus Notifica, que armazena dados sobre infectados e mortos pelo novo coronavírus. Segundo o ministro, as notificações estão normalizadas desde terça-feira.
Comprovante Obrigatório para Entrada no País
Lembro que a apresentação do comprovante de vacinação é obrigatória para entrada no Brasil, segundo determinação do Supremo Tribunal Federal e de portaria publicada pelo governo.
Para embarque de volta ao país é necessário apresentar:
- Teste de Covid-19 antígeno (feito até 24 horas antes do embarque) ou PCR (até 72 horas antes). Em casos de conexão ou escala vale o embarque no primeiro trecho.
- Comprovante por email do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante, no site da Anvisa, até 24h antes do embarque.
- Comprovante de vacinação impresso ou digital. Os imunizantes devem ser aprovados pela Anvisa ou pela OMS e a última dose ter sido tomada pelo menos 14 dias antes do embarque.
Todas as informações sobre as exigências atuais estão neste post aqui.