Lufthansa planeja assumir o controle majoritário da ITA Airways

7
A ITA Airways está novamente oferecendo status match com vários programas de milhas

No último fim de semana vários jornais europeus anunciaram uma possível negociação entre a ITA Airways, sucessora da Alitalia, e a Lufthansa. De acordo com os jornais, a empresa alemã estaria interessada em comprar 40% da ITA.

Ainda segundo os jornais, a negociação estava avançada e o anúncio da compra poderia ocorrer ainda esta semana. Até então ambas as partes não haviam assumido publicamente a negociação, porém hoje a ITA Airways se posicionou sobre o assunto com a seguinte nota:

Roma, 24 de janeiro de 2022 – A Empresa anuncia que recebeu hoje uma Manifestação de Interesse do MSC Group e a Lufthansa para adquirir o controle majoritário da ITA Airways. O Grupo MSC acordou com o Grupo Lufthansa a sua participação na parceria em termos a serem definidos durante a Due Diligence.

 

Tanto o Grupo MSC como a Lufthansa manifestaram o desejo de que o Governo italiano mantenha uma participação minoritária na ITA Airways. Além disso, o MSC Group e a Lufthansa solicitaram 90 dias de exclusividade para trabalhar nesta Manifestação de Interesse.

 

A ITA Airways está satisfeita com o trabalho realizado nos últimos meses para oferecer as melhores perspectivas à empresa e começa a ter os resultados esperados, criando uma empresa viável para parceiros de reputação internacional tanto no transporte de passageiros como de carga. O Conselho de Administração examinará os detalhes da Manifestação de Interesse em uma próxima reunião.

Chama a atenção o fato de que, em realidade e o que faz mais sentido, a Lufthansa quer ter o controle majoritário da ITA Airways.

O Grupo Lufthansa sempre teve interesse em aumentar o seu market share na Itália. Inclusive, há alguns anos atrás chegou a criar a Lufthansa Itália, com base em Milão. Obviamente, o iniciativa não foi à frente, sendo a empresa encerrada alguns meses depois.

Star Alliance vs. Sky Team

Se o negócio se concretizar, a ITA Airways dará adeus à Sky Team e entrará para a Star Alliance, o que uns veem com bons olhos, enquanto outros tantos acham que isso se traduzirá em mais concentração de mercado e aumento de preços.

Para Saber Mais

Para ler outras notícias sobre empresas aéreas, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.