A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o aumento de sua taxa turística, que deve dobrar a partir de 1º de setembro. O novo valor cobrado passa de 2 para 4 euros por noite e por pessoa nos hotéis de Lisboa. Estão isentos da cobrança crianças de até 13 anos e estudantes, além de visitantes em tratamento médico.
A medida inclui também a atualização da taxa turística de chegada por via marítima, dos cruzeiros, que ainda será divulgada. A decisão de aumentar a taxa turística vem como uma resposta ao crescimento do turismo em Lisboa, que tem registado números recorde nos últimos anos.
O aumento da chamada Taxa Municipal Turística de Dormida (TMTD), pode render mais de 80 milhões de euros por ano à cidade. O valor deve ser investido na limpeza da cidade, em eventos culturais, e na criação e manutenção de espaços..
O gabinete de Carlos Moeda, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, esclareceu que as verbas arrecadadas com a Taxa Municipal Turística se destinam a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos residentes de Lisboa.
Lisboa recebe por ano mais de 8 milhões de turistas. O setor contribuiu com mais de 500 milhões de euros para a economia nacional nos primeiros dois meses do ano.
A previsão do setor de turismo é que 2024 seja um ano de recordes, assim como foi 2023.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.