O LATAM Pass implementou hoje as novas regras no seu programa de pontos, anunciadas em julho de 2021, e infelizmente, elas são péssimas para os clientes fiéis da empresa.
As mudanças, como sempre, foram anunciadas como sendo positivas, entretanto pela nossa análise, os clientes do LATAM Pass têm muito mais a perder do que a ganhar com as novas regras!
Confiram o que disse a LATAM:
Dando continuidade aos avanços do seu processo de transformação digital, o LATAM Pass, programa de fidelidade do Grupo LATAM, anuncia que, a partir de hoje (17), contará com uma nova plataforma para o resgate de passagens aéreas para facilitar a compra com pontos, conforme comunicado aos clientes em 23 de julho de 2021. A nova experiência permitirá aos clientes do programa solicitar digitalmente vários serviços, como alterar ou pedir reembolsos de passagens diretamente pelo site latam.com, sem a necessidade de ligar para o call center.
Agora, com o resgate digital do LATAM Pass, o membro do programa poderá também selecionar o assento e demais produtos da viagem (bagagens, seguros, hotéis, entre outros serviços) no próprio fluxo de compra. “Estamos investindo em novos processos de acesso aos nossos serviços para que o cliente LATAM Pass tenha uma experiência fluida, simples, acessível e eficiente”, afirma Martin Holdschmidt, diretor geral do LATAM Pass no Brasil.
A nova experiência digital do LATAM Pass também vai garantir aos clientes escolherem a melhor tarifa que se adapte às suas necessidades de viagem (Light, Plus ou Top). Ao optar pelas tarifas Plus ou Top, o cliente poderá usar os cupons de upgrade.
Para manter todos previamente informados das novidades, o LATAM Pass comunicará as novidades de forma transparente a todos os clientes do programa ao longo desta semana. Além disso, o LATAM Pass informa que, a partir de 17 de março, irá adotar para passagens resgatadas com pontos os mesmos benefícios oferecidos pelos perfis de tarifa Light, Plus e Top das passagens adquiridas com dinheiro.
Por isso, a partir de 17/03, clientes das categorias Black e Black Signature não terão mais 10% de desconto nos resgates de passagens. Além disso, clientes das categorias Platinum, Black e Black Signature não estarão mais isentos de multa ao alterar ou solicitar o reembolso do seu bilhete resgatado, conforme comunicado aos clientes em julho de 2021.
Confiram as Mudanças no LATAM Pass
Vamos conferir essas mudanças, que retiraram benefícios valiosos dos clientes fiéis da empresa:
Canais de Atendimento para Solicitar Alteração ou Reembolso
Até ontem, os clientes que precisavam alterar ou cancelar uma passagem emitida com pontos, só podiam realizar por meio do call center, que como todos nós sabemos, é uma missão quase impossível, especialmente para quem não possui status no programa.
Com a mudança de hoje, os clientes poderão fazer essas solicitações pelo site. Essa talvez seja a única mudança positiva, se vier a funcionar de fato.
Resgate de Voos com Companhias Parceiras
A emissão de passagens com pontos, usando as tabelas fixas para as empresas parceiras, continua sendo feita exclusivamente pelo call center, ao contrário do que informaram previamente, portanto nesse ponto nada mudou.
Porém, caso a emissão seja feita pelo site, a tarifa será comercial (quando trocam seus pontos por dinheiro), o que representa uma quantidade infinitamente maior de pontos, para a realização desses resgates de forma online.
Seleção de Assento e Outros Serviços Durante a Reserva
Agora os clientes poderão marcar assentos e comprar outros serviços no momento da reserva do bilhete, sem a necessidade de acessar o “Minhas Viagens” após concluir a compra.
Classes Tarifárias em Voos com Pontos
Essa é a pior mudança para os clientes do programa. Passaram a valer para as passagens emitidas com pontos, as mesmas classes tarifárias dos bilhetes pagos, ou seja, Promo, Light, Plus e Top.
A principal perda nessa mudança diz respeito à bagagem despachada, que estava incluída em todas as emissões internacionais com pontos. Com a alteração, para ter direito a bagagem despachada incluída no bilhete, os clientes terão que emitir seus bilhetes nas classes tarifárias Plus ou Top, que são bem mais caras.
Cupons de Upgrade
Os cupons para upgrade de cabine também foram afetados pela mudança, já que agora para usá-los, os clientes terão que fazer suas reservas nas classes tarifárias Plus e Top.
Vale destacar também a mudança na quantidade de cupons adquiridos por cada cliente, que ocorrerá em 1º de abril de 2023, conforme publicamos aqui.
Em resumo, o programa substituirá o formato de “Cupons de Upgrade” e adotará o modelo “Trechos de cortesia para upgrade dentro e fora da América do Sul”.
O LATAM Pass informou ainda que, a partir do dia 1º de abril de 2023, clientes das categorias Black e Black Signature não terão mais upgrades ilimitados para fora da América do Sul.
Além disso, clientes Gold Plus deixarão de ter acesso ao upgrade para fora da América do Sul.
Portanto, essa mudanças são péssimas!
Fim do Desconto de 10% em Resgates para Clientes Platinum, Black e Black Signature
Mais uma péssima mudança que eliminou esse desconto para os clientes mais fiéis da empresa.
Multa para Alteração de Passagens
Com essa mudança, os clientes Platinum, Black e Black Signature, deixam de ser isentos de multa para cancelar ou alterar suas passagens, passando a valer as regras do bilhete emitido, isenção que fica restrita, a partir de agora, à classe tarifária Top (a mais cara).
Tome Nota
As mudanças implementadas pelo LATAM Pass são péssimas!
No fim das contas, os clientes fiéis, principalmente os Black e Black Signature, não têm nada a comemorar com as novidades de hoje. Na realidade, acreditamos que com essas mudanças, muitos irão rever o seu relacionamento com a LATAM.
O que vocês acharam das novas regras do LATAM Pass?
Para Saber Mais
Clique aqui para conferir outras publicações sobre o LATAM Pass em nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.