LATAM Pass anuncia mudança nas regras para upgrade de cabine em 2023

9
LATAM Pass anuncia mudança nas regras para upgrade de cabine em 2023

O LATAM Pass, programa de fidelidade do grupo LATAM, anunciou uma importante mudança nas regras para a concessão de upgrade de cabine nos voos da empresa, a partir do dia 1º de abril de 2023.

Criado em setembro de 2019, após a unificação dos programas LATAM Fidelidade e Multiplus, o LATAM Pass reúne somente no Brasil 22,5 milhões de clientes.

Com a mudança, o programa substituirá o formato de “Cupons de Upgrade” e adotará o modelo “Trechos de cortesia para upgrade dentro e fora da América do Sul”.

Por um lado, a mudança simplifica o processo, já que para solicitar o benefício de upgrade de cabine, o cliente não precisará calcular quantos cupons serão necessários para realizar cada viagem e nem escolher entre postular upgrade para voos domésticos ou internacionais.

Por outro lado, a mudança não nos parece boa para os clientes mais fiéis da empresa.

O programa anunciou também que, de acordo com a categoria elite do cliente, este terá à disposição vários trechos de cortesia para solicitar upgrade em voos dentro da América do Sul, incluindo trechos domésticos.

Entretanto, o uso de trechos dentro da América do Sul não afeta os trechos fora do continente. Atualmente, dependendo da categoria elite do cliente, é estabelecida uma quantidade de cupons para uso do upgrade, de acordo com o destino.

Com as novas regras, o cliente precisará somente de um trecho de cortesia para solicitar upgrade em cada viagem. Ou seja, um voo do Brasil para Miami, por exemplo, será necessário 1 trecho de cortesia para fora da América do Sul para upgrade de cabine. Hoje, são necessários 3 cupons.

Já em rotas domésticas, será necessário 1 trecho cortesia para dentro da América do Sul para um voo de São Paulo para Manaus, por exemplo, enquanto hoje em dia o cliente precisa de 1 cupom.

Confiram o que disse o LATAM Pass:

“Estamos aperfeiçoando constantemente os nossos processos para oferecer a melhor experiência ao nosso cliente, inclusive ampliando os benefícios para a postulação em viagens domésticas. Com a implementação das novas regras, o cliente terá uma experiência muito simples, rápida, transparente e fácil de usar”, afirma Martin Holdschmidt, diretor do LATAM Pass no Brasil.

Com a nova mecânica, o cliente poderá consultar os assentos disponíveis na cabine business, sua posição na lista e a categoria, data e horário dos demais inscritos.

Dessa forma, ficará sabendo com antecedência a probabilidade de ganhar o upgrade. A prioridade da inscrição continuará dependendo da categoria elite do cliente e do momento de inscrição de cada integrante.

Para pleitear o upgrade para viajar em uma cabine superior, ou seja, Premium Economy ou Premium Business dos voos LATAM, o cliente deverá seguir o procedimento no site, da mesma forma como é feito hoje, ou seja, 48 horas antes do voo.

O LATAM Pass informou ainda que, a partir do dia 1º de abril de 2023, clientes das categorias Black e Black Signature não terão mais upgrades ilimitados para fora da América do Sul.

Além disso, clientes Gold Plus deixarão de ter acesso a upgrade para fora da América do Sul.

Confiram abaixo as mudanças nas regras de upgrade do programa LATAM Pass para 2023:

  • Categoria Gold: os clientes atualmente possuem 2 cupons, a partir da mudança terão 4 trechos dentro da América do Sul
  • Categoria Gold Plus: os clientes atualmente possuem 4 cupons, a partir da mudança terão 6 trechos dentro da América do Sul
  • Categoria Platinum: os clientes atualmente possuem 6 cupons, a partir da mudança terão 8 trechos dentro da América do Sul e 2 trechos para fora da América do Sul
  • Categoria Black: os clientes atualmente possuem cupons ilimitados, a partir da mudança terão trechos ilimitados dentro da América do Sul e 8 trechos para fora da América do Sul
  • Categoria Black Signature: os clientes atualmente possuem cupons ilimitados, a partir da mudança terão trechos ilimitados dentro da América do Sul e 10 trechos para fora da América do Sul

Tome Nota

Após as mudanças do LATAM Pass em meados de 2021, especialmente o fim dos 10% de desconto e isenção de taxa de alteração/cancelamento dos bilhetes emitidos com pontos para clientes Platinum, Black e Black Signature, novamente a LATAM divulga uma má notícia para os clientes mais fiéis do programa.

A partir de agora, os clientes das categorias mais altas do programa (Black e Black Signature), não terão mais upgrades ilimitados em voos para o exterior. Já os clientes Gold e Gold Plus não terão mais a possibilidade de upgrades para fora da América do Sul.

Portanto, as novas mudanças limitarão os benefícios mais valorizados pelos clientes mais fiéis do programa!

Por outro lado, com a diminuição dos upgrades ilimitados dos clientes elite das categorias mais altas do programa, a mudança deve facilitar a concessão de upgrade para os demais clientes, que praticamente não tinham chance, ao concorrer com os clientes Black e Black Signature.

O que vocês acharam dessa mudança nas regras para upgrade de cabine do LATAM Pass?

Para Saber Mais

Acompanhem todos os nossos posts sobre o Latam Pass, clicando aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.