A LATAM Airlines anunciou nova fase de expansão entre Brasil e Argentina com três novas rotas internacionais, incluindo voos diretos de São Paulo a Córdoba e Rosário, além de Florianópolis a Buenos Aires, e reforço nas frequências domésticas e internacionais. A estratégia consolida Florianópolis como potencial hub internacional regional e acompanha o crescimento da demanda no setor aéreo sul-americano.
A LATAM Airlines anunciou uma nova fase de expansão na malha aérea entre Brasil e Argentina, com o lançamento de três novas rotas internacionais e o aumento da oferta em voos domésticos e internacionais a partir de Florianópolis. A estratégia reforça a posição da companhia como uma das principais operadoras na ligação entre os dois países e acompanha o crescimento do setor aéreo no estado de Santa Catarina.
Novas Rotas
A principal novidade é a criação de três novas rotas que passam a conectar diretamente cidades brasileiras a destinos argentinos. A partir de 26 de outubro deste ano, a LATAM inaugura o voo diário entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e Córdoba (COR). Já no dia 30 de dezembro, terá início a rota entre Guarulhos e Rosário (ROS), com quatro frequências semanais.
A partir de 1º de janeiro de 2026, será a vez de Florianópolis (FLN) ganhar um voo direto para Buenos Aires (EZE), com operações diárias. Todos esses voos serão realizados com aeronaves Airbus A320 e A321, configuradas para transportar entre 174 e 216 passageiros, incluindo a classe Premium Economy, oferecendo mais conforto e opções aos viajantes.
Além disso, a LATAM confirmou a extensão da rota entre o Rio de Janeiro (GIG) e Buenos Aires até março de 2026. Essa linha, que encerraria operações em agosto de 2025, continuará com cinco voos semanais na baixa temporada e até 12 voos por semana durante o verão.
Florianópolis: Potencial Hub Internacional
O anúncio da nova rota Florianópolis – Buenos Aires coloca o aeroporto da capital catarinense como um hub aéreo relevante na região Sul. Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, o Estado já alcançou o terceiro maior movimento aéreo do Brasil e projeta transportar 1,2 milhão de passageiros em 2025, um crescimento impressionante de 700% em apenas três anos.
“A nova ligação direta com Buenos Aires fortalece ainda mais nossa malha aérea internacional e contribui para o crescimento do turismo e dos negócios em Santa Catarina”, destacou Martins.
Além da conexão com a Argentina, há também uma possibilidade de Florianópolis estabelecer uma conexão direta com o Marrocos. Recentemente, o embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi, revelou que o país africano pretende instalar operações de voos diretos da Royal Air Maroc a partir da capital catarinense.
Ampliação Doméstica em Floripa
Paralelamente à expansão internacional, a LATAM também anunciou o aumento da frequência de voos entre Florianópolis e Brasília. A partir de agosto, a rota passará a contar com 14 frequências semanais, o dobro da oferta atual. Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, essa ampliação tem como foco “facilitar o acesso, aumentar a conectividade regional e impulsionar o turismo bilateral entre Brasil e Argentina”.
Além da capital federal, os aeroportos de Belo Horizonte (CNF), Rio de Janeiro (GIG), Vitória (VIX) e Goiânia (GYN) também terão aumento nas frequências de voos, ampliando ainda mais as opções para os viajantes que partem ou chegam a Santa Catarina.
Argentina em Alta
O fortalecimento das conexões aéreas entre Brasil e Argentina não se limita à LATAM. Desde abril, a GOL Linhas Aéreas opera um novo voo direto semanal entre Recife (REC) e Córdoba (COR), com aeronaves Boeing 737-800 configuradas para 176 passageiros. Para Buenos Aires, a GOL passou a operar voos diários a partir de Brasília (BSB).
A chegada de mais opções demonstra a crescente demanda por rotas que conectem os dois mercados turísticos e comerciais vizinhos.
Impacto no Turismo e nas Relações Bilaterais
Com essas novas operações, a LATAM não apenas amplia sua malha aérea, mas também contribui para o fortalecimento dos laços comerciais, culturais e turísticos entre Brasil e Argentina. Os voos diários e frequências ampliadas oferecem mais conveniência aos viajantes, além de fomentar o fluxo de turistas argentinos para destinos cada vez mais populares no Brasil, como Florianópolis.
A nova fase de expansão da LATAM reforça a posição da companhia como protagonista na integração aérea da América do Sul, num momento em que o setor de aviação da região dá claros sinais de recuperação e crescimento.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias no nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





