Chegou a nova era da internet no Brasil. A internet 5G começou a operar esta semana em Brasília, primeira cidade autorizada pela Anatel a usar a frequência. Como foram os primeiros dias? E o que muda nas nossas viagens? Vem comigo!
Aqui você encontra:
Internet de Quinta Geração
A quinta geração de internet móvel traz uma revolução: a expectativa é de velocidade ultrarrápida, conexões mais estáveis e avanços incríveis na tecnologia. Um filme baixado hoje em 30 minutos, por exemplo, levaria 21 segundos no 5G.
A frequência 5G também reduz o tempo de resposta com os servidores de internet, o que deve acabar com o delay em ligações de vídeo. Você fala e a pessoa do outro lado vê em poucos segundos, de forma mais clara e rápida. A experiência nos video games também será bem diferente.
Com o 5G instalado e funcionando plenamente, poderemos ver usos como carros autônomos, que dirigem sozinhos, e cirurgias remotas em telemedicina com tempo de resposta confiável e mais segurança.
O celular e os relógios conectados, por exemplo, também devem funcionar melhor. O processamento deixa de ser no chip e passa a ser na nuvem, o que torna tudo mais rápido e estável.
Para nossas viagens, teremos maior velocidade no uso do GPS por exemplo, além de informação mais rápida em tempo real.
Internet 5G na sua Cidade
O 5G começou em Brasília porque é uma capital pequena e precisou de infraestrutura menor. A cobertura deve chegar a 80% da cidade.
A próxima etapa, segundo a Anatel, é a instalação em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Mas a data ainda não foi definida.
A instalação completa em todo o país vai levar algum tempo. O cronograma oficial do edital previa que neste mês de julho o 5G já estaria disponível em todas as capitais. Mas por questões técnicas a Anatel estendeu o prazo para 29 de setembro.
O cronograma atual é que até julho de 2025 a frequência 5G chegue a todas as cidades com mais de 500 mil habitantes. E até julho de 2029 às cidades com mais de 30 mil habitantes.
Nos municípios com até 30 mil habitantes, a Anatel determinou a instalação de até cinco estações rádio base, conforme o tamanho da população, a partir de 2026. O prazo final também é 2029.
Vou Ter que Trocar de Celular?
Sim, seu celular deve ser compatível com a tecnologia 5G. Se já for compatível, não é necessário trocar o chip.
Mas não se apresse. O 4G e o 3G continuarão existindo por um longo tempo
Diferentes Sinais 5G
Agora começou a funcionar a chamada versão “pura” da tecnologia. A 5G SA (Standalone) usa apenas a frequência 5G e infraestrutura dedicada somente a ela. Com isso, oferece internet ultrarrápida para downloads multimídias, jogos e usos em tecnologias industriais.
Ainda existe um “meio termo”, a 5G NSA (Non Standalone), que usa frequência de 5G mas núcleo de rede ainda 4G. A internet também é rápida, mas o tempo de resposta ainda é mais longo. Ela é boa para downloads rápidos mas não para uso industrial.
A Estreia do 5G
Na verdade, foi diferente para cada usuário e região da cidade. Aqui em Brasília meu celular já indicava internet 5G há algum tempo. Depois da ativação oficial, esta semana, senti que a velocidade melhorou bastante.
Essa também foi a experiência de muitos outros usuários em diferentes bairros. Mas com uma ressalva: muitas vezes o sinal 5G ainda oscila bastante e em alguns casos a velocidade ainda é baixa.
A cobertura também não atinge a cidade toda. A promessa é cobrir 80%, mas algumas áreas até do Plano Piloto ainda não tem sinal 5G. Tem operadoras cobrindo 50% ou só 40% da região.
Cada uma das 3 operadoras autorizadas a usar o 5G aqui em Brasília (Claro, Vivo e Tim) instalou 100 estações pela cidade.
A Claro e a Vivo não estão cobrando a mais pelo uso do 5G. Mas a Tim tem um pacote extra de R$20 pra quem quiser experimentar a 5G “pura”.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.