A partir de 10 de abril de 2025, o governo brasileiro voltará a exigir visto de cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, com base no princípio da reciprocidade, já que esses países exigem visto dos brasileiros. A decisão tem gerado críticas do setor de turismo, que aponta possível queda na entrada de visitantes e impacto econômico, apesar de o Ministério do Turismo afirmar que o visto pode ser obtido em menos de 24 horas.
A partir do dia 10 de abril de 2025, o governo brasileiro deverá voltar a exigir visto de turistas vindos de Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Diferentemente do que ocorreu no ano passado, não há intenção de prorrogação de isenção, alegando o princípio da reciprocidade. Os vistos a estrangeiros destes três países foram derrubados no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019, mas o governo Lula deve passar a exigir pelo fato de Estados Unidos, Canadá e Austrália exigirem os vistos dos cidadãos brasileiros.
Medida Gera Críticas ao Governo
De acordo com o Ministério do Turismo, o retorno da exigência está sendo discutido com o Ministério das Relações Exteriores e ainda não há um posicionamento definido. O Itamaraty alega que ainda não há uma decisão a respeito do tema e que a situação segue em análise.
Isso tudo porque a medida deveria ter entrado em vigor em 1º de outubro de 2023, mas o retorno da exigência dos vistos a estes países têm resultado em duras críticas ao governo, principalmente do segmento de turismo.
O principal motivo alegado por especialistas do setor é de que isso diminuirá a entrada de turistas estrangeiros no Brasil, resultando em perda de economia e empregos.
MTur Alega que Visto Pode ser Retirado em Menos de 24h
O MTur informou que, atualmente, esses vistos podem ser obtidos em menos de 24h. O pedido deve ser feito pela página da VSF Global, e feita em três passos simples: envio de documentos, pagamento da taxa de US$ 80,90 e download do visto digital.
No próprio site, inclusive, há a informação dizendo sobre a exigência do visto para cidadãos de Estados Unidos, Canadá e Austrália, já a partir do dia 10 de abril. Há ainda a orientação para que os visitantes façam o requerimento mesmo que sua chegada ao país esteja programada para acontecer até um dia antes da data oficial.
A VSF Global foi contratada pelo Consulado Geral do Brasil em Miami (EUA) em 31 de outubro de 2023, justamente para elaborar e operar a plataforma online que exigirá vistos dos três países em questão. Segundo o extrato de contrato publicado no Diário Oficial da União, a empresa receberá US$ 184.000,00 por ano, com vigência de cinco anos.
Vale ressaltar que a exigência de visto não vale para os cidadão do Japão, país que derrubou a exigência de vistos para brasileiros que façam viagens ao país em até 90 dias.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.