A GOL Linhas Aéreas anunciou mudanças significativas no serviço de bordo para voos domésticos, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2025. A principal e mais controversa alteração será em voos curtos, com menos de 1 hora de duração, nos quais apenas água, sem gelo, e sob demanda serão oferecidos.
Mudanças em Voos de Curta Duração
A partir de 2025, passageiros em voos domésticos com menos de uma hora de duração receberão apenas água sob demanda. O modelo reflete um movimento crescente de simplificação no setor aéreo, que busca equilibrar custos e oferecer uma experiência eficiente.
Mas a GOL não está sozinha no enxugamento do serviço de bordo! Em setembro do ano passado, a Azul anunciou uma mudança semelhante, limitando o serviço de bordo em voos com menos de 45 minutos de duração. Nestes voos, apenas água vem sendo oferecida.
No caso da GOL, em voos com duração de até 1 hora, exceto na Ponte Aérea Rio – São Paulo, o mesmo procedimento será adotado. Além disso, a medida elimina o uso de carrinhos (trolleys) para o serviço de bordo. Ou seja, o serviço será apenas sob demanda. Segundo informações, nestes voos haverá snacks e outros itens a bordo, porém disponíveis apenas em casos de emergência, como primeiros socorros. Por exemplo, itens como gelo e sachês de açúcar serão embarcados para situações específicas, mas não para consumo regular dos passageiros.
A comunicação da mudança será feita pelas tripulações, que orientarão os passageiros a consultar os canais de atendimento ao cliente para dúvidas ou reclamações.
A alteração parece ser uma estratégia da companhia para otimizar custos e ajustar o serviço às características das rotas nacionais. A decisão busca alinhar o serviço às demandas operacionais, otimizando o tempo e reduzindo custos e desperdícios.
Serviço em Voos Longos e na Ponte Aérea Rio – São Paulo
Nos voos superiores a 1 hora e na Ponte Aérea Rio – São Paulo, a GOL manterá o serviço de bordo com snacks, água, café e refrigerantes. No entanto, haverá uma diferenciação por horário (turno) do voo. Confira abaixo:
- Manhã: snacks doces, como biscoitos.
- Tarde e noite: snacks salgados, como chips e biscoitos aperitivos.
Além disso, sucos serão servidos apenas enquanto houver estoque nas bases de voos domésticos, o que deve ser descontinuado gradualmente. Isso representa uma redução também de custos operacionais, limitando as opções de bebidas servidas a bordo.
Impacto para os Passageiros
A estratégia de redução do serviço em voos curtos claramente visa diminuir custos operacionais. Embora, as companhias afirmem a eficiência no serviço como uma questão, dificilmente nos leva a crer que este seja um fator decisivo. Por outro lado, as mudanças levantam questões sobre a experiência do cliente.
Para passageiros que possuem a expectativa de um lanche durante o voo, a mudança pode ser percebida como negativa. Além disso, em voos em horários específicos que comprometem refeições, como café da manhã, almoço ou jantar, a mudança também gera um impacto importante. Agora imagine você ter de acordar às 4h da manhã, se preparar para um voo às 6h, sem tempo para um café da manhã, tendo que aguardar chegar no destino, sem ter nenhum tipo de serviço de bordo. É bom que o voo não atrase! Ou que você consiga chegar a tempo de acessar alguma sala VIP.
Tendências Futuras para o Serviço de Bordo
A decisão da GOL reflete uma tendência global de redução nos serviços oferecidos em voos de curta duração. Empresas aéreas buscam formas de equilibrar custos operacionais com a satisfação do cliente, frequentemente reduzindo a oferta em rotas curtas para concentrar esforços em voos mais longos ou internacionais.
Embora seja uma medida estratégica, o desafio é manter a qualidade da experiência do cliente. O equilíbrio entre economia e conveniência segue como fundamental para fidelizar clientes em um mercado desafiador como o da aviação civil.
Com informações do Jornal Floripa.e Imprensa GOL
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.