Depois de um bom tempo sem publicar reviews de voos, finalmente voltei a viajar e neste artigo eu compartilho como foi a minha experiência na classe executiva do B747-8 da Lufthansa num voo entre São Paulo e Frankfurt.
Vamos lá conferir os detalhes!
Aqui você encontra:
Check-in
Eu fiz o check-in online, 24 horas antes da partida, e no aeroporto eu tive apenas que despachar as minhas malas e ter os documentos relativos a covid-19 conferidos.
Como meu destino final era Lisboa, eu apresentei:
- Certificado de vacinação (ConectSUS)
- Teste negativo de antígeno, que pode ser feito diretamente no aeroporto.
Já que eu cheguei cedo no aeroporto, não havia fila e eu fui atendido imediatamente. Em questão de minutos a funcionária conferiu os documentos, imprimiu meu cartão de embarque e me liberou.
Detalhes do Voo
- Rota: São Paulo – Frankfurt
- Aeronave: B747-8
- Poltrona: 88k
- Horário de Partida: 18:30h
- Horário de Chegada: 11:05h
- Duração do Voo: 11:35h
Embarque
O embarque, que começou no horário correto, foi feito por grupos com filas claramente indicadas para primeira classe, executiva e econômica.
Vale notar que no grupo 1 estavam os passageiros da primeira classe e aqueles com status elite no Miles & More ou na Star Alliance. Como eu não tenho status em nenhum dos dois programas, o meu cartão de embarque mostrava grupo 2, mas isso não fez nenhuma diferença, pois os grupos 1 e 2 são embarcados ao mesmo tempo.
Chama a atenção, pelo menos em minhas viagens, como a Lufthansa consegue fazer o embarque por grupos funcionar muito bem.
Classe Executiva do B747-8 da Lufthansa
Layout da Cabine do B747-8
A classe executiva do B747-8 da Lufthansa tem 80 assentos flat bed (viram cama) divididos entre a cabine principal e o upper deck (parte superior). Para os que gostam de aviação, eu recomendo viajar no upper deck.
O upper deck, por ser menor e com 32 assentos, passa a sensação de ser mais aconchegantes que a cabine principal. Além disso, oferece mais espaço para se guardar os objetos pessoais (falo mais sobre isso abaixo).
Já a cabine principal tem 48 assentos na configuração 2-2-2. Aliás, na minha opinião este é o principal inconveniente da classe executiva da Lufthansa para quem viaja sozinho e gosta de se sentar na janela, pois irá sempre incomodar o passageiro do lado quando precisar sair do assento.
Os Assentos
Como eu disse acima, os assentos na executiva do B747-8 da Lufthansa são na configuração 2-2-2 na cabine principal e 2-2 no upper deck.
Quando eu cheguei no meu assento, que era a poltrona 88k na parte superior, travesseiro, manta, água e o kit de amenidades já estavam lá.
Os controles do assento ficam no apoio de braço e de fácil acesso. Já na parte frontal inferior do assento ficam as tomadas elétricas.
Abaixo do apoio de braço fica o controle remoto da tela de entretenimento e também a mesinha retrátil. Do lado do compartimento onde está o controle remoto tem uma entrada USB que, se você não souber que está ali, você nunca a encontrará!
Além das mantas e travesseiros, a Lufthansa oferece também um protetor para o assento (mattress pad), cujo objetivo é deixá-lo um pouco mais confortável na hora de dormir. Estes também já estavam no assento no momento em que eu embarquei.
Abaixo do apoio de pés há um espaço para se guardar os sapatos, ou qualquer outro objetivo pessoal, durante a noite.
Do lado de cada assento há uma pequena luz de leitura para ser usada durante a noite.
Uma das grandes vantagens de se viajar no upper deck, em termos de espaço para se guardar objetos pessoas são os espaços do lado dos assentos.
De um modo geral os assentos são confortáveis e atendem muito bem as necessidades dos passageiros em voos intercontinentais.
Kit de Amenidades
O kit de amenidades é um bolsinha com um design diferente, que lembra couro, e contém os produtos de sempre:
Tapa olhos
Meias
Protetores auriculares
Escova de dentes
Pasta
Hidratante para as mãos
Protetor labial
A Lufthansa oferece também uma camiseta (de pijama), mas esta eu declinei. O tamanho era GG – um pouco maior que eu!
Serviço de Bordo
O serviço de bordo, como é de se esperar nos voos da Lufthansa, foi bem eficiente. Confira abaixo como foram as refeições.
Bebidas
Diferentemente de outros voos que eu fiz com a Lufthansa, não foi servido o drink de boas-vindas antes da decolagem.
O atendimento começou logo após o sinal de apertar cintos foi apagado, com a tripulação distribuindo uma bebida, amendoins/castanhas e o cardápio.
O sortimento de bebidas estava bem completo. Além dos destilados, refrigerantes e cervejas de sempre, os passageiros tinham à disposição três vinhos brancos, três tintos e champanhe.
No que diz respeito às refeições, haviam três opções de entrada e três de prato principal. Para o café da manhã os passageiros podiam escolher entre duas opções.
Jantar
Para a entrada eu optei pela salada de camarão que estava bem saborosa.
Para o jantar eu continuei com a champanhe como bebida e optei pela carne. Embora bem temperado, o bife estava um pouco seco.
Vale destacar que a entrada e o prato principal foram servidos juntos e, normalmente, são oferecidos um após o outro.
Café da Manhã
No café da manhã eu escolhi a omelete, que veio com a temperatura certa. E algumas opções de pães também foram oferecidas.
Entretenimento na Classe Executiva do B747-8 da Lufthansa
O fone de ouvido fica no assento, no mesmo compartimento onde está o controle remoto. Junto com o kit de amenidades vem as capinhas para se colocar nos fones.
A tela é de bom tamanho e reage bem aos comandos de toque, caso o passageiro não queria utilizar o controle remoto.
No que tange a seleção audio-visual, há uma boa variedade de filmes, músicas e programas de TV, dentre outros. Não é o que há de melhor em entretenimento de bordo, mas tampouco deixa a desejar.
Como Reservar
Além de comprar os bilhetes diretamente com a Lufthansa, também é possível fazer a emissão de suas passagens através do TAP Miles&Go, já que as duas empresas pertencem a Star Alliance. Nesta viagem de São Paulo, com destino final a Lisboa, foram necessárias 115 mil milhas (baseado na tabela fixa do TAP Miles&Go) e R$425,92 em taxas e impostos.
Para efeito de comparação, o mesmo trecho em classe econômica ainda utilizando a tabela fixa do TAP Miles&Go sairia por 70 mil milhas, sendo que as taxas permaneceriam as mesmas.
TopMilhas
A minha passagem foi emitida pela TopMilhas, que é uma parceira de longa data do Pontos pra Voar.
Como a TopMilhas possui um buscador que engloba quase todas as companhias aéreas do mundo, eu os recomendo como primeiro ponto de pesquisa para verificar disponibilidade, cotação e emissão de passagens.
Na TopMilhas você seguramente encontrará os melhores preços e um dos melhores atendimentos do mercado, que pode ser comprovado pelo feedback positivo dos clientes que já usaram os seus serviços.
Por último, não deixe de seguir a TopMilhas no Instagram e também visitar o seu website, clicando aqui.
Tome Nota
A Lufthansa pode não ter a mesma qualidade que as empresas aéreas asiáticas ou do Oriente Médio. No entanto, o serviço oferecido é justo e atende muito bem às necessidades dos seus passageiros.
Outro ponto positivo que me agrada na Lufthansa é a consistência dos seus serviços, onde as tripulações são sempre muito profissionais.
Em relação a este voo em específico, como eu disse acima, notei algumas alterações em relação ao padrão da empresa, mas acredito que tenha a ver com a pandemia. Aqui me refiro à ausência do drink de boas-vindas, das toalhas umedecidas e da pequena alteração no jantar onde entrada e prato principal foram servidos juntos.
E vocês, que já viajaram com a Lufthansa, o que acham da empresa?
Para ler o review da continuação do meu voo de Frankfurt para Lisboa, clique aqui.
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.