Devido a inúmeras greves, os passageiros com viagens marcadas para a Europa nas próximas semanas, principalmente aqueles com deslocamentos aéreos dentro do velho continente, têm grande chance de enfrentarem algum tipo cancelamento de última hora, ou mesmo contratempos como atrasos, malas e ou conexões perdidas.
Conforme dissemos em artigo recentemente publicado aqui, o verão não é nada promissor para aqueles com passagens aéreas marcadas para a Europa. Tendo como referência o post publicado pelo The Points Guy, elencamos, a seguir, as principais ações anunciadas até o momento, com o potencial de afetar um grande número de viajantes:
Scandinavian Airlines – 29 de Junho
Os pilotos da companhia escandinava SAS, baseados na Dinamarca, Noruega e Suécia, anunciaram paralisação de suas atividades no próximo dia 29 de junho, caso não se chegue a um acordo. Em antecipação ao problema, a própria SAS já deu início ao cancelamento de vários voos marcados para esta data.
Ryanair – 30 de Junho a 2 de Julho
Os funcionários da empresa low-cost Ryanair, baseados na Espanha, anunciaram paralisação de suas atividades nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. Os funcionários argumentam que a companhia irlandesa não respeita as leis trabalhistas locais, como o pagamento de salário para a categoria, assim como reivindicam melhores condições de trabalho.
Os aeroportos supostamente afetados serão:
Alicante
Barcelona
Girona
Ibiza
Madrid
Málaga
Palma de Mallorca
Santiago de Compostela
Sevilha
Aeroporto Gatwick de Londres – 01 a 31 de Julho
O aeroporto de Gatwick, localizado ao sul da capital inglesa, anunciou limitações no número de voos programados para os meses de julho e agosto próximos, de modo a se evitar filas quilométricas (literalmente!) e cancelamentos de última hora.
Estima-se que 1 a cada 10 voos anteriormente programados tenham sido atingidos pelo corte imposto pelo administrador do aeroporto. Neste caso, uma das companhias mais afetadas, senão a mais, é a inglesa EasyJet, que tem este aeroporto como um dos seus principais hubs.
Lufthansa – 01 a 31 de Julho
A empresa alemã Lufthansa anunciou a supressão de cerca de 1.000 voos programados para operar nos finais de semana do mês de julho – equivalentes a 5% da respectiva malha aérea.
A justificativa dada foi a falta de mão-de-obra pela qual passa a indústria da aviação neste pós pandemia, como serviço de terra (ground handling), serviço de controle de tráfego aéreo e mesmo funcionários da própria companhia aérea.
EasyJet – 01 a 31 de Julho
Os funcionários da empresa low-cost EasyJet, baseados na Espanha, mas precisamente nos Aeroportos de Barcelona, Málaga e Palma de Mallorca, anunciaram paralisação para os dias 1-3 de julho, 15-17 de julho e 29-31 de julho.
Os funcionários reivindicam um aumento de 40%, de modo a equiparar seus salários com os de seus colegas de empresa baseados na França e na Alemanha.
British Airways – Final de Junho e Início de Agosto
Os funcionários de terra da tradicional empresa inglesa British Airways, baseados no aeroporto de Heathrow em Londres, anunciaram uma paralisação de suas atividades no final de julho e início de agosto, reivindicando o restabelecimento de 10% no pagamento, valor que foi cortado durante a pandemia.
A paralisação anunciada tem o potencial de causar ainda mais transtornos para os passageiros da companhia inglesa, justamente levando em consideração o início das férias escolares no Reino Unido.
Tome Nota
Lamentavelmente, a lista de ações como greves e cancelamentos de voos na Europa para essa temporada de verão não termina por aí. Mais ações que podem causar ainda mais aborrecimentos aos passageiros são esperados, seja por parte de companhia aérea, por parte do aeroporto, e até mesmo greve de controladores de tráfego aéreo (França).
Como mencionado em outro artigo, se forem viajar pela Europa neste verão, apertem os cintos, pois a temporada promete muitas emoções!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre aeroportos que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.