A União Europeia adiou mais uma vez o lançamento do ETIAS, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Agora a exigência só deve entrar em vigor em 2024.
O ETIAS é uma autorização de viagem que será necessária para todos os brasileiros entrarem na Europa a turismo ou a negócios. Vai valer para estadias curtas de até 90 dias e poderá ser usado em múltiplas viagens durante seu prazo de validade, de 3 anos.
Esta é a quarta vez que a entrada em vigor do ETIAS é adiada. Inicialmente previsto para maio deste ano, o início foi prorrogado para o final de 2022, depois para maio de 2023 e em seguida para novembro de 2023. Não houve aviso prévio ou justificativas para tais mudanças.
Agora, a União Europeia atualizou o site do ETIAS, afirmando que ele só entrará em vigor em 2024. Nenhuma razão oficial foi dada para o atraso mais uma vez.
Como Deve Funcionar o ETIAS
O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) é uma isenção de visto para viajantes que pretendam entrar no Espaço Schengen da Europa.
O sistema de autorização eletrônica verificado juntamente com os documentos de viagem pelos guardas de fronteira quando os viajantes entrarem na UE.
Será cobrada uma taxa única de € 7 para emissão do ETIAS. O documento será válido por 3 anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro, e permitirá a entrada em qualquer um dos 30 países quantas vezes você desejar para estadias de curto prazo (90 dias em qualquer período de 180 dias).
Mais de 1,4 bilhão de viajantes de mais de 60 países do mundo, incluindo brasileiros, americanos, britânicos, entre outros, terão que obter o ETIAS antes de sua viagem aos países da UE. Atualmente, esses viajantes podem viajar para a UE sem visto, pois seus países têm um acordo de isenção de visto em vigor com a UE.
Não será necessário marcar uma consulta numa embaixada da UE ou fornecer dados biométricos. O ETIAS poderá ser emitido online por este site ou por este outro site.
Outras informações você encontra nesse post, onde fizemos um guia completo sobre o ETIAS.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.