Pollica, na região da Campania, foi eleita a cidade com o mar mais lindo da Itália pelo prêmio Cinque Vele 2024, que avalia critérios como biodiversidade, qualidade da água e sustentabilidade. Além de suas praias premiadas, Pollica se destaca por sua rica história, com o Castello dei Principi Capano e o Convento Francescano di Santa Maria Delle Grazie, além da gastronomia mediterrânea autêntica em locais como o Rosso di Sera.
Não é à toa que a Itália é um dos destinos mais procurados em todo o mundo. Afinal de contas, atrativos é o que não faltam pra esse destino! Sem falar nas exuberantes paisagens que o país oferece. Conheça neste artigo a cidade que foi premiada com o mar mais lindo de toda a Itália.
Aqui você encontra:
Premiação
No ano passado, o Touring Club italiano, juntamente com a ONG Legambiente, divulgaram os ganhadores do Cinque Vele. Este prêmio classifica as praias mais belas da Itália.
O Cinque Vele leva em conta diversos fatores como, por exemplo, características ambientais. Entre elas estão:
- O uso do solo
- A biodiversidade
- A situação de degradação da paisagem
- O estado das áreas costeiras
- A água e tratamento do esgoto e resíduos
- Iniciativas de sustentabilidade, entre outras.
Além disso, existem outros critérios de avaliação, como:
- Atividades turísticas
- Mobilidade
- Estrutura social e sanitária
- Qualidade da hospitalidade, etc.
No ano passado o prêmio apresentou uma novidade: os municípios ganhadores são amigos das tartarugas marinhas, ou seja, estão comprometidos a estabelecer medidas que tornem suas águas mais acolhedoras para a desova das tartaruguinhas.
Os Vencedores
No ano de 2024 33 municípios foram premiados, sendo que 21 deles ficam localizados na costa italiana e 12, em seus lagos.
Os cinco primeiros ganhadores foram:
- 1º lugar – Pollica, na privíncia de Salento, na região da Campania
- 2º lugar – Nardò, localizado na Puglia
- 3º lugar – Baunei, que fica na costa leste da Sardenha
- 4º lugar – Domus de Maria, localizado na parte sul do país
- 5º lugar – Castiglione dela Pescaia, na região da linda Toscana
Pollica – A Cidade Com Mar Mais Lindo da Itália

Cidade com mar mais lindo da Itália | Cidade de Pollica, na Itália | Crédito: Portal italia
Pollica é uma comuna italiana, que fica na região da Campania, província de Salerno. A cidade faz fronteira com Casal Velino, Sessa Cilento, San Mauro Cilento e Stella Cilento. Pollica fica a 287 km de Roma, 757 km de Milão e 624 de Veneza.
Possui cerca de 2.393 habitantes, em sua área total que abrange 27,72 km². Foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, sendo parte integrante do Parque Nacional Cilento e Vallo di Diano.
A área em que o município está localizado, Monte Stella, é caracterizada por um grupo de aldeias medievais que possui uma marcante individualidade histórica, geográfica e antropológica, denominado Cilento Antiguo.
Além disso, suas áreas cristalinas já foram por diversas vezes premiadas com a Bandeira Azul.
O que Fazer em Pollica
Castello dei Principi Capano

Cidade com mar mais lindo da Itália | Castello dei Principi Capano | Crédito: Castello Capano
O Castelo dos Príncipes Capano, em Pollica, foi construído em 1290 por Guido d’Alment. Posteriormente foi adquirido pela família Capano, assim como todo o feudo da localidade.
Em 1610 o castelo passou por uma renovação ordenada por Vincenzo Capano, que foi o 15º príncipe de Pollica. O que vemos hoje não difere muito do resultado das obras realizadas naquela época. Apenas uma ou reforma ou outra foi realizada, sem alterações significativas em sua estrutura arquitetônica.
Além de ter sido uma construção de defesa da vila, o castelo também foi uma elegante residência provincial. Como característica de sua função de defesa, vemos paredes imponentes e janelas estreitas. Já como residência, vemos quartos amplos, um elegante portal, além de sua imponente torre, que retratava o grande prestígio da poderosa família Capano.
O Castello dei Principi Capano foi reconhecido como Local de interesse público no ano de 1941 e em 1997 foi adquirido pelo município, tornando-se Património da Pollica e do Pollichesi.
O Castelo e a Gastronomia
Atualmente o castelo tem ainda outra função: a de ser sede de duas instituições ligadas à Gastronomia:
Campus Paideia
Projeto lançado em maio de 2021 pelo Future Food Institute, com o objetivo de desenvolver e ensinar novas estratégias de desenvolvimento sustentável e ecologia integral com a colaboração de instituições locais.
Centro de Estudos da Dieta Mediterrânea “Angelo Vassallo”
Inaugurado em 2010, este centro é a continuidade do trabalho realizado pelos pesquisadores americanos Margaret e Ancel Keys, que decidiram se mudar para a região de Pollica a fim de estudar os benefícios na mente e no corpo dos hábitos alimentares locais.
O objetivo do centro é educar e informar as pessoas sobre a importância do estilo de vida mediterrâneo para cuidar do bem-estar do indivíduo e de seus espaços. O Centro tem o nome do ex-prefeito de Pollica Angelo Vassallo, cujo empenho e trabalho contribuíram para a revalorização da cidade e foi o principal promotor da iniciativa que levou a Dieta Mediterrânea a ser reconhecida como patrimônio imaterial da UNESCO em 2010.
A importância que a comuna de Pollica detém no que diz respeito à promoção e divulgação dos valores mediterrânicos é tamanha que foi escolhida para coordenar a comunidade da Dieta Mediterrânea no ano de 2022.
Convento Francescano di Santa Maria Delle Grazie

Cidade com mar mais lindo da Itália | Convento Francescano di Santa Maria delle Grazie | Créditos: Comune Pollica
Este convento foi fundado em 1611, pela vontade do próprio povo e patrocinado pelo Príncipe Vincenzo Capano, tendo uma localização bastante privilegiada e muito bonita.
Seu interior é rico em detalhes, com um corredor em abóbada de berço ligando os diversos cômodos do edifício. Já seu refeitório recebe um lindo afresco artesanal. Sua igreja possui uma torre em seu lado direito.
A capela do edifício foi construída no século XVIII e o destaque fica por conta dos estuques brancos – uma obra do mestre Pietro Sernicola di Pollica.
A nave da igreja possui quatro altares em cada uma das paredes laterais, inseridos em arcos grandes que são adornados com estuques com ricos detalhes. Entre os altares ficam abrigadas as armas dos príncipes da família Capano.
As pinturas do teto nas laterais da entrada são de Nicola Malinconico, da escola de Luca Giordano e foram feitas entre 1673 e 1721.
Já o teto principal, em caixotões de madeira foi, obra de Giuseppe Marrocco da Celso e abriga uma tela que representa a Assunção.
Nas celebrações de 2 de julho, a estátua de Madona, que recebe especial destaque no altar, é retirada e transportada em procissão solene.
Rosso di Sera

Cidade com mar mais lindo da Itália | Deliciosa pizza do Rosso di Sera | Créditos: Pollica Host Food
Locais onde comer nunca foi um problema na Itália! E não poderia se diferente em Pollica!
Este é uma excelente opção para provar a incrível culinária mediterrânea, com ingredientes essenciais para se ter uma vida saudável e saborosa também, por que não?
A Rosso di Sera Este é um local sem grandes luxos, mas com ambiente familiar e aconchegante, onde é possível conhecer a história de suas tradições e sabores autênticos em cada um de seus pratos.
A fermentação da massa das pizzas, por exemplo, leva cerca de 24 horas, o que concede uma leveza e um sabor único a esta tradicional delícia italiana! Além desta iguaria, é possível provar outros pratos típicos da região, como a beringela à parmegiana e anchovas fritas.
Todos os ingredientes utilizados são de primeira qualidade e de origem garantida – o que concede aos pratos oferecidos um sabor único e inesquecível!
Como Chegar a Pollica
Uma das opções para se chegar a Pollica e apreciar o mar mais lindo da Itália, é através do Aeroporto Internacional de Nápolis. São 155 quilômetros de distância, que podem ser percorridos de carro em pouco mais de 2 horas.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.