Conheça as tarifas prêmio do programa AAdvantage da American Airlines e saiba como economizar nas emissões

22
A possível eliminação da tabela fixa de emissão de passagens no programa AAdvantage: Quais cenários esperar

Neste post, falaremos sobre os tipos de tarifas prêmio do programa AAdvantage da American Airlines disponíveis quando você irá realizar uma emissão. Afinal, quem tem (ou pretende ter) milhas neste programa, deve, necessariamente, conhecê-las antes de resgatar o seu bilhete.

Neste artigo você encontra:

Introdução

Cada vez mais nós, editores do Pontos pra Voar, temos destacado a importância de diversificar o seu acúmulo no mundo das milhas.

Um dos programas que destacamos (e que eu utilizo) para este fim é o programa AAdvantage da American Airlines.

Particularmente, indico o programa tanto por pertencer a uma aliança (Oneworld) diversa da Star Alliance, como em razão de possuir uma interessante tabela fixa de regiões para resgates com os seus parceiros, apesar da habitual (com exceções) dificuldade de gerar/obter as suas milhas.

Pois bem, para que você possa usar adequadamente este programa, é fundamental conhecer os tipos de tarifas prêmios do programa AAdvantage.

Neste sentido, o próprio site do programa mostra os três tipos existentes:

Tarifas Prêmio do AAdvantage da American Airlines

Conheça as Tarifas prêmio do programa AAdvantage
Tipos de tarifas prêmio do programa AAdvantage

Como visto, considerando as tarifas prêmio do programa AAdvantage, temos a tarifa MileSAAver, a AAnytime e a “Web Special” (ou Prêmio Especial da Web), e sobre elas que iremos falar a seguir.

Tarifa MileSAAver

Esta é a famosa tarifa saver, que tanto se fala ao explicar a disponibilidade compartilhada entre as parceiras da aliança.

Trata-se do mesmo tipo de tarifa saver que sugerimos pesquisar a disponibilidade de tarifas award no site da United antes de pesquisar no site ou ligar na TAP para realizar a sua emissão no programa Miles&Go com as parceiras da aliança Star Alliance.

Portanto, uma vez existente esta tarifa (classe “Z” para assentos em primeira classe, classe “U” para assentos em executiva, classe “X” para assentos em premium economy e classe “T” para os assentos em classe econômica), você poderá resgatar o seu bilhete para voar na American Airlines tanto com as milhas AAdvantage, como com as milhas das parceiras da aliança Oneworld.

Logo, se você, por exemplo, possui avios nos programas Iberia Plus ou Executive Club (da Iberia e da British), também será possível resgatar esse bilhete diretamente pelos programas das cias parceiras.

Além disso, como o próprio programa da American Airlines informa, esta tarifa inicia em 7.500 mil milhas por trecho, é flexível, porém limitada, apesar de não possuir restrições de datas.

Portanto, o programa é claro ao esclarecer que apenas poucos assentos da aeronave são destinados para essa tarifa. E, efetivamente, na prática, são bem limitadas as ofertas neste tipo de bilhete.

Inclusive, antes da pandemia, era comum a prática da empresa de disponibilizar esses assentos apenas em voos com conexões, não os liberando em voos diretos.

Finalmente, em regiões e datas específicas, esses prêmios são oferecidos por tarifas reduzidas (MileSAAver baixa temporada).

Tarifa AAnytime

Trata-se de uma tarifa sem restrição de datas e de assentos (todos os assentos da aeronave estão disponíveis para este tipo de tarifa, porém, conforme a demanda, obviamente, a tarifação vai aumentando).

Inicia em 20 mil milhas por trecho, e é estruturada em níveis (por exemplo: níveis 1 e 2), que variam de acordo com a data e a região.

É uma tarifa flexível que reflete, porém, a adoção da tabela dinâmica pelo programa AAdvantage para voos próprios (ao menos, por ora, o programa mantém uma tabela fixa para resgates com as parceiras). Ou seja, a depender da época e demanda a quantidade de milhas exigidas pode ser exorbitante.

Prêmios Especiais da Web (ou Web Special)

Como o próprio nome fala, esta tarifa está disponível apenas online (no site e aplicativo do programa), não podendo sequer ser resgatada no call center do programa.

Criada no fim do ano  2018 e inicialmente aplicada somente para resgates na tarifa da classe econômica (“main cabin”), essa tarifa também passou, posteriormente, a ser aplicada nas classes executiva e primeira classe.

Inicia em 5 mil milhas por trecho, e, normalmente, quando disponível, cobra uma quantidade menor de milhas do que as outras duas acima examinadas.

Todavia, se trata de uma tarifa dinâmica, e, por isso, também pode exigir uma quantidade maior de milhas.

Ela não se aplica para voos nas companhias parceiras, mas apenas em voos puros da American Airlines. Justamente por isso que você não conseguirá “casar” essa emissão com os voos dentro do Brasil com a parceira Gol, mesmo havendo disponibilidade confirmada previamente no call center. Portanto, tenha muita atenção a este importante detalhe, como já alertamos neste post.

Por se tratar de uma tarifa especial, não permite alterações, mas apenas o cancelamento do bilhete mediante o pagamento das taxas porventura aplicáveis (as hipóteses de isenção, antes da pandemia, eram restritas aos clientes Executive Platinum do programa, porém, atualmente, foram estendidas para todos).

Exemplos de resgates com tarifas Web Special (oferta Web) a partir de um voo de Guarulhos para Nova Iorque:

Conheça as Tarifas prêmio do programa AAdvantage
Exemplo de voo com a própria AA de Guarulhos para Nova Iorque
Classe Econômica (“Main Cabin”)
Conheça as Tarifas prêmio do programa AAdvantage
Tarifa Web Special na classe econômica
Classe Premium Economy
Conheça as Tarifas prêmio do programa AAdvantage
Tarifa Web Special na classe premium economy
Classe Executiva
Conheça as Tarifas prêmio do programa AAdvantage
Tarifa Web Special na classe executiva
Primeira Classe
Tarifa Web Special na primeira classe

Vejam que nos exemplos acima a tarifa Web Special (ou Oferta Web) é disponibilizada em faixas inferiores às cobradas em cada classe disponibilizada, sendo que, em alguns casos, a diferença é substancial.

Tome Nota

Como falamos neste post, para entender o programa da American Airlines é imprescindível conhecer os tipos de tarifas (bilhetes prêmio) do programa AAdvantage na hora de resgatar o seu bilhete e realizar a emissão.

Neste sentido, mencionamos e explicamos as tarifas prêmio MileSAAver, AAnytime e Web Special, inclusive dando exemplos, para melhor entendimento do programa AAdvantage.

Alertamos, ainda, das particularidades e cuidados que você deve ter ao emitir um bilhete da tarifa Web Special.

E você, leitor, já conhecia as três tarifas adotadas pelo programa AAdvantage? Em caso positivo, em suas pesquisas, tem encontrado disponibilidade na tarifa Saver? Ainda, nas suas pesquisas a tarifa Web Special tem aparecido com frequência? Compartilhe abaixo, nos comentários, a sua opinião.

Para Saber Mais

Veja mais sobre o programa AAdvantage da American Airlines, clicando aqui.

Grupos de WhatsApp

Além de todo o conteúdo gratuito que oferecemos em nosso site e no Instagram, também temos grupos de WhatsApp pagos onde você tem espaço para esclarecer dúvidas e aprender com nossos editores, que são especializados no assunto.

Promoções e Cashback – Como não publicamos todas as promoções e cashback em nosso site, temos um grupo dedicado totalmente ao assunto onde compartilhamos e discutimos todas as campanhas que aparecem.

Cartões Nacionais – Neste grupo abordamos tópicos como: por onde começar (meu primeiro cartão), como passar para o próximo cartão, como conseguir um cartão premium (Visa Infinite, Mastercard Black, Elo Diners Club e American Express The Platinum Card) e como isentar anuidade. Além disso, damos dicas de quais os melhores cartões para pontuação e acesso gratuito às salas VIPs no Brasil e no mundo.

Cartões Internacionais – Este grupo é focado exclusivamente em cartões de crédito internacionais. Lá tiramos dúvidas que vão do passo a passo de como abrir uma conta corrente internacional, construir o histórico de crédito até a solicitação do cartão em si. Falamos ainda das promoções de aquisição de cartões, isto é, quais cartões oferecem os maiores bônus e também os benefícios associados a eles.

Emissões com Milhas – Aqui cobrimos as emissões de passagens com milhas focados nos programas Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Iberia Plus (Iberia), AAdvantage (American Airlines), Miles&Go (TAP), Executive Clube (British Airways), Life Miles (Avianca) e Miles&More (Grupo Lufthansa). Falamos também de como planejar e fazer emissões de passagens de volta ao mundo.

Programas de Fidelização – Este grupo aborda os programas de fidelidade brasileiros e incluem Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Accor ALL, Livelo, iupp, Esfera e Stix. Aqui você tira dúvidas e aprende como maximizar o acúmulo de pontos e uso dos benefícios destes programas. Note que este grupo não fala sobre emissões de passagens.

Todos os nossos grupos contam com um mentor, nossos editores, e regularmente fazemos lives para tirar dúvidas ou discutir assuntos de interesse comum.

Clicando aqui você acessa a página dos nossos grupos no Chatpay e escolhe quais quer participar.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.