Eu sou bem suspeita pra falar de Dubai. Adoro a cidade e já disse várias vezes que é a nova Nova York. Dubai se transforma o tempo todo. Sempre tem uma atração diferente, novos restaurantes e espetáculos.
Da primeira vez fiquei 12 dias e faltou muita coisa pra fazer e conhecer. Agora voltei, mas com um detalhe: sozinha.
Muitas pessoas me perguntaram se não era perigoso uma mulher viajar. Não é, e vou contar aqui pra vocês como foi minha experiência e também compartilhar algumas dicas do que fazer em Dubai.
Aqui você encontra:
A Chegada em Dubai
Sempre uso o GetTransfer https://gettransfer.com/pt para reservar os transfers na chegada aos aeroportos. É seguro e prático.
Em Dubai não foi diferente, ainda mais chegando sozinha e de madrugada. A fila pra passar na imigração estava gigantesca e demorou quase uma hora, mas o motorista esperou e deu tudo certo.
Ainda no aeroporto troquei 200 dólares por dihans, também por segurança e praticidade. É fácil fazer o câmbio no andar térreo do shopping Dubai Mall, mas eu poderia precisar de dinheiro trocado antes de chegar lá. Sempre bom prevenir.
Só não foi boa a conversa do motorista até o hotel. Eu ia combinar com ele outros transfers pra regiões da cidade onde queria ir, mas desisti na hora
Além de dizer coisas como que precisava de uma namorada e que eu devia ser solteira porque estava viajando sozinha, depois de me deixar no hotel mandou mensagem dizendo que eu precisava de uma massagem. Foi devidamente bloqueado.
Perdeu uma cliente porque não soube se comportar. Ao contrário de outros países árabes, os homens em Dubai não são agressivos e o assédio não é tão desrespeitoso. Mas acontece e é preciso ter sempre atenção.
Como Escolher o Hotel
Acredito que Dubai tem 3 boas áreas de hospedagem: a belíssima Marina, os hotéis enormes tipo resort na região da Palm Jumeirah e o centro, downtown.
Como estava sozinha, estrategicamente escolhi ficar na área mais central, na menor distância possível do Dubai Mall. O shopping tem tudo que eu poderia precisar, além de restaurantes e várias atrações.
Na verdade é um dos lugares de que mais gosto em Dubai. Podem me julgar… adoro ficar admirando o espetáculo das fontes, com uma música diferente a cada meia hora e a projeção no Burj Khalifa.
Hoje esse lugar me dá a mesma sensação da Times Square anos atrás… um lugar onde pessoas do mundo inteiro se reúnem e passam, onde a gente escuta dezena de idiomas diferentes, bem do jeito que eu gosto.
Outra vantagem de ficar pertinho do Dubai Mall é estar ao lado também do Time Out Market Dubai, com dezena de opções de restaurantes ótimos e de preço super em conta. Além de ter um bar da Heineken, um dos poucos lugares onde o chopp é barato na cidade.
Por tudo isso fiquei no Swissotel Al Murooj Dubai, um hotel 5 estrelas praticamente ao lado do Dubai Mall, todo pago com pontos All Accor.
Ainda por precaução perguntei ao segurança se podia ir e voltar sozinha caminhando à noite e ele me garantiu que era bem seguro. E foi mesmo.
Os pPrós e os Contras de Viajar Sozinha
É ótimo a gente poder fazer o que quiser na hora que quiser, não é?
Eu pessoalmente curto demais botar uma música no fone e sair caminhando por Dubai. Fiz isso todos os dias por muitos km e várias horas, admirando a cidade. Acho delicioso.
Por outro lado, Dubai não é uma cidade exatamente barata se você quiser ir a um restaurante melhor ou pegar transporte para um lugar mais distante.
É barata pra fast food e praças de alimentação dos shoppings, além de andar de metrô. Mas se você quiser ir além disso, viajando sozinha vai gastar mais sem ter outra pessoa pra dividir.
Uma boa solução é ficar em hostel, onde é super fácil conhecer outras pessoas e fazer programações conjuntas. Mas não é muito meu estilo de hospedagem, então já fui sabendo que gastaria um pouco a mais por isso.
Como se Vestir em Dubai
Apesar de ser uma cidade de um país árabe, Dubai é um lugar predominantemente turístico. Não é necessário usar roupas compridas ou cobrir a cabeça e os ombros. As mulheres árabes fazem isso por religião e costume. Não é obrigatório para turistas.
Você pode usar vestidos e shorts na rua, e biquínis nas praias, até porque faz bastante calor Mas lógico que existe o bom senso. Em nenhuma viagem, ainda mais sozinha, é bom usar roupas muito curtas, transparentes, coladas e decotadas. Em Dubai também não.
Dicas do que Fazer em Dubai
As opções são praticamente infinitas, de verdade. Como eu já conhecia a cidade, voltei aos lugares de que mais gosto e escolhi alguns aonde não tinha ido ainda.
Mas vou fazer uma listinha pra vocês com dicas do que acho imperdível em Dubai.
Região de Dubai Marina e The Beach
Uma das minhas áreas preferidas na cidade. Adoro caminhar pelo calçadão e admirar a arquitetura, que me lembra muito os prédios de Chicago. Há várias opções de restaurantes por ali.
Da Marina é possível caminhar até o calçadão da praia JBR, o chamado The Walk, também cheio de opções de restaurantes e lanches rápidos como o Shake Shack e o Cheescake Factory. É uma área bem bonita e agradável.
No fim da praia fica uma ponte de pedestres que vai até a ilha Bluewaters, onde está a roda gigante, temporariamente parada.
A ilha tem uma decoração bem bonita de luminárias coloridas e também algumas opções de restaurantes e lojas de souvenirs.
Região de Palm Jumeirah
Entre o fim da Marina e o começo da famosa palmeira artificial fica a área de paraquedismo do Skydive Dubai. Não é muito a minha praia, mas todo mundo que faz adora. Então fica a dica.
Também nessa região ficam o beach club Zero Gravity e o Dinner in the Sky, aquele em que você almoça ou jantar pendurado num guindaste lá nas alturas.
A Palm Jumeirah é um ponto bem nobre da cidade, onde ficam alguns dos hotéis mais caros e famosos de Dubai. Um deles é o famoso e gigantesco Atlantis. Dá pra ir lá só conhecer o hotel e o belíssimo aquário.
Se quiser se hospedar nessa região com preços menores, vá durante o verão de Dubai, entre junho e agosto. A temperatura chega a 50 graus, é baixíssima temporada e os preços caem. Se você suporta bem o calor pode ser uma opção.
Também na Palm fica uma das minhas atrações preferidas de Dubai, o The View at the Palm. É um observatório no terraço do shopping Nakheel Mall, com uma vista absolutamente espetacular da Palm Jumeirah toda. Se tiver que escolher só uma coisa pra fazer em Dubai, vá ao The View na hora do pôr-do-sol. Você vai me agradecer pra sempre.
No mesmo prédio fica uma das atrações mais badaladas do momento de Dubai: a piscina Aura Skypool, com borda infinita e vista deslumbrante de toda a Palm Jumeirah. É a mais alta piscina de 360o e borda infinita do mundo. Vale a pena pagar e passar um tempo lá. Mas reserve antes, os lugares acabam muito rápido.
No fim da Palm Jumeirah fica o shopping a céu aberto The Pointe, ainda com poucas lojas. Vale a pena ir lá pra ter uma vista linda do Atlantis e pra comer no restaurante libanês tradicional e barato Al Safadi. O show das fontes é bem badalado mas não achei nada demais.
Por fim, ainda na palmeira fica uma região linda de calçadão que poucos turistas conhecem: West Beach. O lugar é lindo, com fontes iluminadas no chão e uma vista espetacular da praia e da roda gigante. Recomendo o restaurante Koko Bay, belíssimo. Mas faça reserva antes.
Região de Downtown
Também é lotada de opções além das que já falei: Dubai Mall, fonte de Dubai e Time Out Market. No Dubai Mall dá pra subir ao topo do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo. Mas eu sempre acho muito cheio e prefiro subir no The View. Se você puder, vá aos dois pra conhecer.
O Dubai Mall também tem o gigantesco aquário que ocupa vários andares, com diversas opções de visitação e inclusive de mergulho. Bom pra crianças. Tem ainda alguns espetáculos, vale a pena pesquisar quando você for.
Em frente ao Dubai Mall fica a estátua chamada Wings of Mexico. São asas belíssimas que rendem uma foto incrível. E pertinho fica a Dubai Opera, com vários espetáculos também.
Um dos lugares mais badalados da região é o prédio do hotel Address Sky View. É lá que fica o mega fotografado balanço e o restaurante Cé La Vi, de frente para o Burj Khalifa. Vá na hora do almoço e aproveite o menu executivo, que é bem em conta. Ao lado do balanço fica a famosa piscina de borda infinita do hotel, também com uma vista sensacional do Burj. Pode pedir pra tirar uma foto de lá.
No mesmo prédio fica a mais nova atração de Dubai: o Sky Views Observatory, onde você escorrega por uma plataforma de vidro por fora do edifício, a 200 metros de altura. Parece assustador, mas é bem tranquilo. Fui duas vezes!
Gosto bastante do Saya Cafe, um café/restaurante todo rosa e com uma decoração linda. Ele fica no City Walk, um shopping pequeno a céu aberto perto do centro. É bem rápido de chegar de táxi.
Região de Dubai Antiga
É uma área muito bonita que geralmente os guias incluem nos tours pela cidade. A região de Al Fahidi Historial mostra como Dubai era no início, uma vila simples de pescadores. A decoração é linda e você pode entrar numa casa tradicional, hoje uma espécie de museu, e provar um café árabe legítimo feito com especiarias, além das tâmaras.
Na região de Dubai Antiga fica um dos restaurantes tradicionais mais conhecidos e fartos da cidade: Arabian Tea House. Não deixe de ir lá.
Em frente a Dubai Antiga fica Al Seef, uma área nova ambientada como nos tempos antigos. É lá que está o Starbucks famoso com paredes de adobe, como se fosse uma casa tradicional da cidade.
Região dos Souks
De Dubai Antiga a gente pega um barco que faz a travessia rápida e curta do rio (creek) até a região dos souks, os mercados de desconto dos países árabes. São bem tradicionais e existem em todo país árabe.
Em Dubai há o souk de especiarias, bom pra comprar toda variedade de tempero.
O Old Souk, bom pra comprar pashiminas e luminárias coloridas. SEMPRE negocie os preços. Eles primeiro vão te oferecer tudo por 10 vezes o valor. Depois baixam até descontos que você nem vai acreditar. Mas insista e diga que vai embora.
Por fim tem o souk de ouro, o Gold Souk, se você estiver interessada em comprar joias. Tem até roupas inteiras de ouro. Mas não são baratas.
Na verdade não acho os souks baratos. Prefiro comprar as pashminas (lenços) e luminárias no Madinat Jumeirah, um souk moderno estilizado como se fosse antigo, muito lindo, perto da praia Jumeirah. Lá também há vários restaurantes.
Ao lado do Madinat Jumeirah fica um dos resorts mais lindos de Dubai, o Jumeirah Al Naseem, e a vista rende ótimas fotos.
Bem ao lado também fica o Burj Al Arab, o famoso hotel 6 estrelas em forma de vela. Pra entrar lá e conhecer o belíssimo hotel a melhor forma é reservar o Skyview Bar, um dos bares do Burj. Mas prepare o bolso, porque não é nada barato.
Região do Creek Harbour
Uma das minhas áreas preferidas, com o pôr-do-sol mais lado que já vi nos países árabes. O Dubai Creek Harbour é um bairro novo, com um calçadão super bonito onde o sol se põe num cenário belíssimo da cidade.
É lá que está sendo construída a Dubai Creek Tower, edifício que tomará o lugar do Burj Khalifa como o mais alto do mundo, com 1,3km de altura.
Região do Miracle Garden
Onde fica o belíssimo e maior jardim natural do mundo, com várias áreas construídas com flores e o famoso avião da Emirates também todo florido.
Pertinho de lá fica o Global Village, uma área gigante ao ar livre com galpões abertos de vários países de todos os continentes. Lá você encontra culinária e produtos típicos desses países, além de alguns shows de dança. É um lugar bem popular e super agradável.
Na mesma região fica o parque IMG Worlds of Adventure, um dos inúmeros parques de diversão temáticos de Dubai.
Região do Museu do Futuro e Dubai Frame
Não ficam exatamente no centro, mas perto dele.
O Museu do Futuro, inaugurado no fim de 2021, dispensa comentários. Dubai Frame é a maior moldura do mundo, lá de cima dá pra ver as áreas antiga e moderna da cidade. E ainda andar numa passarela de vidro no alto da moldura.
Como Fazer Seu Roteiro
Sugiro dividir a cidade por regiões, como eu fiz agora, e visitar uma por dia. São distantes umas das outras e merecem várias horas do dia.
Também recomendo muito fazer um city tour de um dia inteiro com um guia brasileiro local. Existem vários. Eles vão poupar seu tempo e seu deslocamento e ainda vão te dar todas as explicações sobre essa cidade fascinante.
Dicas Finais de Dubai
- SEMPRE reserve com antecedência os lugares pra onde quer ir. Ou já saia do Brasil com um guia contratado e as reservas feitas. Eu queria muito conhecer o Museu do Futuro, mas não reservei e só tinha ingresso pra dois meses depois. Vou ter que voltar a Dubai mais uma vez por causa disso. Não que seja um problema isso né…
- Na maioria das vezes o taxi em Dubai é mais barato que o Uber. Peça pelo taxímetro.
- O metro é muito bom mas não vai a todos os lugares. Às vezes a gente perde tanto tempo chegando às estações que vale mais a pena pagar o táxi.
- A bebida alcóolica é bem cara na cidade. Se você não abre mão, procure os happy hours com promoções.
- Sempre reserva com antecedência também os restaurantes. E pesquise. Na maioria das vezes os menus executivos da hora do almoço são muito mais baratos e incluem entrada e sobremesa.
- Programe-se, você vai querer fazer compras. Dubai tem hoje todas as lojas famosas dos outros países, tanto dos EUA como da Europa. Tem promoções e bons preços. Além de lojas de eletrônicos e outros produtos. Também tem filiais dos restaurantes e redes de alimentos mais famosos do mundo. Como eu digo, Dubai é a nova Nova York.
- Prove tâmaras, recheadas com pistache, damasco, ou puras. São divinas e o alimento mais apreciado para os árabes. Prove também o forte café local. É uma delícia.
- Você vai se ambientar em poucos dias. Dubai é uma cidade globalizada onde os turistas são muito bem tratados.
Espero que tenham gostado desse pequeno guia de Dubai.
Não é um guia completo. São apenas as minhas sugestões baseadas no que mais gosto de fazer na cidade.
Se estiver faltando alguma coisa importante e você quiser complementar ou tirar alguma dúvida, fique à vontade para escrever nos comentários.
Saiba Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.