O Brasil bateu 98,5% da meta de 6,9 milhões de turistas estrangeiros que era prevista para todo o ano de 2025. O marco foi celebrado em Belém, com a chegada de voo da TAP, que saiu de Lisboa.
Brasil Bate Novo Recorde de Turistas Estrangeiros
De janeiro até 14 de setembro, o Brasil recebeu 6.807.707 visitantes internacionais. Segundo o Ministério do Turismo, trata-se de um recorde histórico, resultado dos esforços para ampliar a conectividade aérea e fortalecer a promoção do Brasil como destino global.
O número representa 98,5% da meta prevista para todo o ano de 2025 pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) – de 6,9 milhões de turistas estrangeiros.
O marco foi celebrado em Belém, em 17 de setembro, com a chegada de um voo da empresa TAP, que saiu de Lisboa. A capital paraense vai receber, em novembro, a COP 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que vai reunir mais visitantes internacionais.
“Queremos ir além: a expectativa é chegar a 10 milhões de turistas internacionais até o fim do ano, consolidando o turismo como motor do desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e oportunidades a milhões de brasileiros”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava no local.
Além de Sabino, estavam no aeroporto de Belém autoridades estaduais e municipais e representantes do setor do turismo.
“Somos a companhia aérea europeia que mais conecta viajantes de 50 destinos na Europa ao Brasil. Seguimos totalmente empenhados em colaborar com as autoridades para atrair cada vez mais visitantes. Queremos que o mundo descubra as belezas naturais, a cultura vibrante, a gastronomia rica e, acima de tudo, o calor humano deste país extraordinário”, declarou Luís Rodrigues, CEO da TAP.
Turismo Brasileiro Em Crescimento
O Ministério do Turismo comemora outros dados positivos neste ano.
O total de passageiros em voos nacionais chegou a 8,7 milhões em agosto. Ainda segundo o governo federal, é o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica e o marco de 12 meses de crescimento contínuo no setor doméstico.
Na comparação com agosto de 2024, o fluxo nos voos internos aumentou 8,5%. Os números fazem parte do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), realizado desde janeiro de 2000.
Além disso, o turismo brasileiro cresceu 6,1% entre janeiro e julho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O bom resultado foi impulsionado, principalmente, pelos aumentos de receita em segmentos como transporte aéreo de passageiros, serviços de reservas relacionados a hospedagens, hotéis, serviços de bufê e restaurantes.
O IBGE informou que 14 das 17 unidades da federação registraram taxas positivas no período. Os destaques ficaram com Rio de Janeiro (12,7%), Rio Grande do Sul (10,8%) e Bahia (8,4%).
Levantamento mensal da FecomercioSP, elaborado a partir de informações do IBGE, indica que o setor faturou quase R$ 108 bilhões no primeiro semestre de 2025 – o maior valor já registrado na série histórica da entidade, que começou em 2012.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





