A partir de 2024, os brasileiros com permanência inferior a 90 dias precisarão obter uma autorização para entrar na Europa, o ETIAS. No ano passado publicamos 2 artigos sobre o tema, sendo um deles falando sobre a exigência desta autorização e outro sobre seu adiamento. Neste artigo daremos algumas informações gerais e complementares.
Aqui você encontra:
ETIAS e Seu Objetivo
Vamos começar dizendo o que não é o ETIAS: Ele não é um visto. Os brasileiros que viajarem a qualquer um dos países pertencentes ao Espaço Schengen continuam não precisando de visto de entrada. Na realidade o ETIAS nada mais é do que a sigla em inglês para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem. Este sistema pré-avaliará os requerentes antes mesmo de seu embarque. As informações fornecidas na inscrição do ETIAS passarão por uma análise criteriosa e serão comparadas às informações dos arquivos de segurança de bases de dados internacionais como a Europol, Interpol e o Sistema de Informação do Schengen.
Aqui você poderá obter mais detalhes sobre esta verificação.
Mas esta não é uma exigência apenas para brasileiros. Ela abrange os viajantes de países que possuem acordo de isenção de visto com o Espaço Schengen como, por exemplo, nossos vizinhos Argentina, Chile, Peru, México e Colômbia.
O objetivo da Unidade Europeia ao adotar este procedimento é o de proteger e reforçar suas fronteiras, assim como o de combater a imigração ilegal e, com isso, detectar ameaças ou riscos. A expectativa também é diminuir a fila na imigração.
Países que Solicitarão o ETIAS
São estes os países que passarão a exigir o ETIAS :
Países Pertencentes ao Espaço Schengen e União Europeia
|
|
|
Países não Membros da União Europeia
- Islândia
- Liechtenstein
- Noruega
- Suíça
Microestados no Espaço Schengen
- Mônaco
- San Marino
- Vaticano
País Não-Schengen da UE
- Bulgária
- Chipre
- Romênia
Exigência do ETIAS
A partir de 2024, porém ainda não foi informada a data exata. Assim que for informada, publicaremos em nosso site. Fique de olho!
Como Funciona o ETIAS
Não há necessidade de requerer um ETIAS para cada país que você for visitar. Basta apenas apresentá-lo no primeiro país pertencente ao Espaço Schengen. Sua validade é de três anos ou até a data do vencimento do seu passaporte – o que ocorrer primeiro. Dentro deste período você poderá utilizá-lo para múltiplas estadas de curta duração.
Quem Deve Solicitar o ETIAS
Todos os viajantes que preencherem os seguintes requisitos, deverão solicitar o ETIAS:
- Ter como nacionalidade um país isento de visto fora da UE
- Visitar a Europa por um período inferior a 90 dias por vez dentro de um prazo de 180 dias
- Viajar a turismo, a negócios e outros propósitos que não exijam visto
Como Solicitar o ETIAS
O ETIAS poderá ser solicitado on-line através de um formulário de fácil preenchimento.
Você deverá fornecer informações pessoais básicas como nome completo, data de nascimento, etc., além dos dados de seu passaporte e contatos. Não haverá necessidade de coleta de dados biométricos/impressões digitais.
Uma informação importante é que você poderá solicitar o ETIAS mesmo sem ter uma data específica para viajar para a Europa.
Recusa do ETIAS
Sim, há esta possibilidade. Contudo, mais de 95% das requisições são aprovadas quase que imediatamente.
No caso de recusa, documentos adicionais poderão ser requisitados ao solicitante que terá 96 horas para apresentá-los. Depois disso, as autoridades terão 4 semanas para dar uma posição. Se caso for novamente rejeitado, o solicitante terá o direito de apelar.
Custo do ETIAS
O requerente do ETIAS com viagem para a Europa pagará 7,00 €. Esse pagamento poderá ser feito através de cartão de crédito ou débito.
Informações mais detalhadas sobre a requisição do ETIAS podem ser encontradas neste site.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.