O caso das brasileiras presas na Alemanha acusadas injustamente de tráfico de drogas provocou uma celeuma nas comunidades de viajantes. E não é pra menos. A pergunta recorrente agora é: Como podemos proteger nossa bagagem das quadrilhas que rondam os aeroportos?
Aqui você encontra:
Caso das Brasileiras
A personal Katyna Baía e a veterinária Jeanne Paollini foram soltas e reencontraram as famílias nesta terça-feira 11 de abril, depois de 38 dias presas em Frankfurt, na Alemanha. Elas foram detidas por policiais no aeroporto de Frankfurt, quando faziam conexão para Berlim.
A polícia alemã encontrou no bagageiro do avião duas malas com 20kg de cocaína cada uma, etiquetadas com os nomes delas.
“Elas foram detidas no aeroporto separadamente, algemadas pelos pés e mãos, escoltadas por vários policiais e a única palavra que entendiam era cocaína”, contou ao jornal Estado de São Paulo a irmã de Kátyna Baía. Segundo Lorena, elas tentaram argumentar que aquelas não eram suas malas, pois tinham cores e pesos diferentes, mas os policiais só repetiam a palavra “cocaína”.
As duas tiveram as mãos raspadas para coleta de DNA e a bagagem de mão foi retida. Elas foram levadas para celas separadas, passaram frio e desconforto, e depois foram transferidas para o presídio feminino de Frankfurt, onde conviveram com mulheres condenadas por vários crimes.
Vitimas de uma Quadrilha Brasileira
A investigação da Polícia Federal do Brasil descobriu que as etiquetas das bagagens foram trocadas por uma quadrilha internacional de traficantes. Os homens pegaram as malas na esteira, debaixo das câmeras de segurança do aeroporto, e levaram para dentro de carros de bagagem.
Na semana passada, 7 pessoas foram presas dentro do aeroporto em São Paulo por fazerem parte dessa quadrilha.
Na última quinta-feira, dia 6, o Ministério da Justiça brasileiro encaminhou à Justiça da Alemanha o inquérito policial e os vídeos da troca de etiquetas, que segundo a polícia inocentavam as duas goianas. Foi uma longa negociação para que as provas fossem aceitas e a investigação considerada oficialmente entre os dois países.
Nesta terça-feira, dia em que elas foram liberadas, a Embaixada do Brasil em Berlim afirmou oficialmente:
“As cidadãs brasileiras foram liberadas nesta tarde e conduzidas ao consulado geral em Frankfurt, onde se encontrarão com familiares que chegaram hoje do Brasil”.
Posicionamento do Itamaraty
Em nota oficial, o Itamaraty informou:
“O Ministério das Relações Exteriores recebeu com satisfação a informação de que as cidadãs brasileiras Jeanne Cristina Paolini Pinho e Kátyna Baía de Oliveira, que estavam presas desde 6/3/23 em Frankfurt, na Alemanha, foram liberadas hoje.
Ao longo do último mês, o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt realizou visitas consulares, em diferentes ocasiões, às nacionais no presídio, além de ter conduzido gestões junto às autoridades carcerárias e judiciárias locais para acompanhar o trâmite legal. Intermediou, ainda, contatos com familiares e advogados das brasileiras. Representante daquela repartição consular recebeu hoje, no aeroporto de Frankfurt, familiares das brasileiras e os acompanhou ao presídio para o momento da soltura.
Ao longo do processo, o Itamaraty manteve coordenação estreita com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que conduziu o envio dos elementos de prova solicitados pela Justiça alemã por meio dos instrumentos de cooperação jurídica internacional.”
Como Ficam os Viajantes
Como podemos nos proteger de situações assim, de quadrilhas que agem em aeroportos super vigiados como o de Guarulhos?
Algumas medidas básicas de segurança já podem ser adotadas na sua próxima viagem.
Anote as dicas de um policial especialista em segurança aeroportuária:
- Filme e/ou fotografe suas malas na hora em que elas forem despachadas no check-in. Mostre características, cor e principalmente o peso delas.
- É muito importante vincular a bagagem que você filmou ou fotografou à data e ao voo em que você está. Para fazer isso filme as etiquetas e o seu cartão de embarque. Não se esqueça disso!
- Envie as fotos e filmes para um amigo ou parente, para o caso de você ficar sem internet ou comunicação.
- Embale as malas com plástico filme sempre que possível – sem a etiqueta para fora, claro!
- Use o air tag, rastreador portátil que fica dentro da mala e você pode acompanhar a localização dela pelo celular. Existem várias marcas no mercado hoje e você pode saber mais sobre elas aqui.
- Sempre guarde a etiqueta da mala.
- Nunca coloque seu endereço na etiqueta. Ele pode ser usado pelas quadrilhas.
Nossas Malas São Vulneráveis – Saiba se Proteger
Não só a questão da troca de etiquetas e de malas é importante. Traficantes podem inserir drogas na sua própria mala se ela estiver vulnerável. Existem ainda muitos episódios de furtos em aeroportos, lugares onde circulam muitas pessoas de procedências diferentes.
Como podemos nos proteger então?
- Tenha malas e cadeados de boa qualidade. É muito fácil pros bandidos abrirem os fechos. É fundamental que você não feche o cadeado de forma que o zíper fique para correr. Assim é muito fácil abrir a mala e fechar de novo. Como fazer então?
- Trave o zíper com lacres unindo o cadeado aos puxadores da mala, ou à qualquer outro ponto que impeça o movimento do zíper.
- Feche uma das pontas do cadeado no puxador do bolso da frente da mala. Dessa forma o zíper também não poderá se movimentar.
- Ou use uma mala que tenha fecho com segredo e não seja necessário usar cadeado.
Outras Dicas Importantes de Segurança
O mesmo policial alertou que o número de furtos está muito alto nos aeroportos, tanto no raio-x como nas salas de embarque e até em salas VIP. Preste bastante atenção:
- Tome cuidado ao passar no raio-x. Preste atenção nos seus pertences e ponha o máximo que puder itens pequenos como relógios e carteiras dentro de bolsas ou mochilas. Atenção especial com smartwatches, os casos de roubos em raio-x são muito frequentes.
- Nunca se distraia a ponto de não olhar sua bagagem de mão ou bolsa. Nem nas salas VIP. Os bandidos agem em segundos e qualquer pequeno descuido pode facilitar a ação deles.
- Nada de deixar a mala e ir checar o portão de embarque do seu voo ou buscar uma bebida ou comida. Sempre leve seus pertences junto de você.
Todas essas são medidas simples e fáceis de serem adotadas. Mas podem nos livrar de uma grande dor de cabeça.
E você, que precauções toma com sua bagagem despachada? Conte nos comentários.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.