O Brasil e a Nigéria estão próximos de fechar um acordo que permitirá voos diretos entre os dois países. Atualmente, o Brasil tem voos diretos para apenas quatro países africanos: África do Sul, Angola, Etiópia e, em breve, Marrocos. A nova conexão promete expandir as opções de viagem para o continente.
Em uma publicação recente em suas redes sociais, o ministro da Aviação da Nigéria, Festus Keyamo, destacou seu encontro com o embaixador brasileiro Carlos Garcete. Segundo ele, a reunião teve como foco o avanço das tratativas para o acordo bilateral de serviços aéreos, que abrirá caminho para esses voos diretos.
“Esta reunião estratégica decorre dos interesses mútuos compartilhados pelo Presidente Bola Ahmed Tinubu e o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante uma reunião em Adis Abeba em fevereiro de 2024, onde ambos os líderes concordaram em reativar o acordo Bilateral de Serviços Aéreos, reconhecendo os laços culturais e econômicos entre a Nigéria e o Brasil”, afirmou o ministro nigeriano.
Expansão da Conectividade Brasil e África
A nova rota, caso se confirme, representará um avanço significativo nas relações bilaterais entre Brasil e Nigéria. Isso possibilitará a ampliação das opções de viagem para passageiros e incentivará o intercâmbio cultural e econômico entre os dois países.
Além disso, a conexão direta também deve fomentar o turismo e o comércio. Com mais acessibilidade, as viagens de negócios podem ganhar mais impulso, assim como o turismo de lazer entre Brasil e Nigéria. O aumento na oferta de rotas diretas tende a beneficiar os viajantes, oferecendo mais opções e reduzindo custos.
Perspectivas para Avanços no Acordo
Com o acordo em andamento, espera-se que as companhias aéreas dos dois países estudem a viabilidade e estruturação das rotas. Além dos benefícios econômicos, o voo direto contribuirá para a aproximação entre as populações e a consolidação de laços históricos e culturais entre brasileiros e nigerianos.
Essa parceria mostra o compromisso de ambos os países em fortalecer suas relações, enquanto se preparam para o futuro. A expectativa é que a rota esteja operacional em breve, assim que o acordo bilateral for finalizado.
Neste sentido, o movimento de maior aproximação com continente africano faz parte de uma estratégia mais ampla de reativação e ampliação de rotas internacionais pelo Brasil, buscando aumentar a conectividade do país com mercados estratégicos.
Com informações do portal Aeroin.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.