Recentemente a prefeitura de Bonito, no Mato Grosso do Sul anunciou que passará a cobrar uma Taxa de Conservação Ambiental, ou simplesmente uma taxa de turismo, como forma de garantir a preservação dos recursos naturais. Inicialmente a taxa passaria a ser cobrada a partir 12 de dezembro. No entanto, questões de falhas no software, o valor passará a ser cobrado somente em 2023.
A taxa de turismo, estipulada em R$ 7 por dia, será cobrada dos turistas apenas os dias em que eles estiverem realizando alguma atividade em atrativos turísticos de Bonito. Caso o visitante opte por passar o dia no hotel ou passeando pela cidade, não há incorrência de taxa, que será cobrada juntamente com os passeios através da geração de um QRcode e poderá ser paga via PIX.
A cobrança, de acordo com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito (Sectur) tem como objetivo arrecadar fundos para ações de proteção e preservação do meio ambiente, em especial dos rios.
“O município precisa investir muito em meio ambiente para que seja possível garantir a longevidade do destino turístico. E isso significa investimentos em restauração de seus córregos urbanos, conservação de solo para proteger os Rios Cênicos e seus afluentes, além de fortalecer a qualidade do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e rurais.
São muitos desafios e que envolvem desde a ampliação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), até a mudança de legislação e implantação de grandes projetos estruturantes. Por isso os recursos da Taxa são indispensáveis para o destino turístico”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Ana Cristina Trevelin.
A Taxa de Conservação Ambiental foi aprovada em dezembro de 2021 na Câmara de Vereadores de Bonito, e somente agora está prestes a ser colocada em prática.
Bonito é o terceiro destino nacional que passa a cobrar a taxa de turismo, que já é cobrada há muito anos em Fernando de Noronha e mais recentemente em Jericoacoara. Será que teremos outros destinos nacionais seguindo na mesma direção?
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.