Há boas razões para evitar visitar Roma em 2025, principalmente devido ao aumento drástico do turismo com a celebração do Jubileu, o que resultará em grandes multidões e aumento de preços. Embora seja uma oportunidade única de vivenciar um evento cultural, o “overtourism” pode tornar a experiência menos agradável para quem prefere menos aglomeração.
Na sua rotina habitual, a cidade de Roma é um dos destinos que mais recebe turistas no mundo todo. Este ano em especial, este movimento vai aumentar e muito. Entenda a razão.
Jubileu da Igreja Católica em Roma

Tema do Jubileu 2025 – Créditos: Canção Nova
O menor país do mundo, o Vaticano, comemora neste ano uma das datas mais importantes da Igreja Católica: o Jubileu, que é celebrado a cada 25 anos e é também conhecido como Ano Santo e considerado o ano do perdão.
Segundo o Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Rodolfo Luís Weber, a inspiração para celebrar jubileus tem origem ainda nos tempos bíblicos: a cada 50 anos deveria acontecer uma celebração para recordar o sonho cultivado durante o Êxodo, isto é, ter uma terra e construir uma sociedade com igualdade social, justiça econômica, fraternidade e de paz.
Enfim, deveria ser um ano propício para provocar mudanças restabelecendo o bem comum, a justa convivência das pessoas e a comunhão com Deus. Enfim, deveria ser um ano propício para provocar mudanças restabelecendo o bem comum, a justa convivência das pessoas e a comunhão com Deus.
A tradição de celebrar o Jubileu teve início no ano de 1300, por uma iniciativa da própria espiritualidade popular. Assim, esta tradição tem sido mantida por 725 anos. Na noite de Natal de 2024, o Papa Francisco, em cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, deu início ao Jubileu Ordinário de 2025, que irá até 6 de janeiro de 2026.
Número de Visitantes
No Pontos pra Voar temos publicado diversos artigos abordando o tema overtourism. Mas o que Roma enfrentará com o Jubileu neste ano é o overtourism elevado à quinta potência! Em 2024 13 milhões de turistas passaram pela Itália. Neste ano, este número deve subir para 35 milhões, é o que informa o escritório de turismo local.
Como quase tudo na vida tem seu lado ruim e seu lado bom, independente de sua religião, esta é uma excelente oportunidade para viver um evento com uma relevância cultural enorme e que acontece somente a cada quarto de século. Além disso, há determinados marcos religiosos e igrejas que são abertos apenas na ocasião do Jubileu.
Outro fator, é que a cidade de Roma tem se preparado muito para esta celebração nos últimos meses. O resultado é que os visitantes encontrarão uma Roma mais limpa, pelo menos é a expectativa, e preparada para receber os turistas
Outra coisa que pode animá-lo a ir à Roma este ano é que uma programação especial de eventos e concertos está prevista para acontecer durante todo 2025. Até mesmo a maratona de Roma, em março, sofrerá alterações em virtude deste evento.
Agora, se você já planejou sua visita à cidade e tiver coragem para enfrentar multidões, segue outra informação especial: no período da Páscoa (domingo, 20 de abril) a cidade promete estar ainda mais cheia! Não bastasse ser um feriado muito importante para os católicos, neste ano do Jubileu acontecerá também a canonização de um novo santo, o beato Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de abril. Isso sem falar no verão e no período de férias escolares.
Programa-se e Evite Surpresas
No caso dos passeios e atividades, o ideal é definir o roteiro e garantir as reservas assim que as datas da viagem estiverem confirmadas. A antecedência será essencial para evitar imprevistos e conseguir melhores preços. No dia do passeio em si, o melhor é ir logo que a atração abre ou perto de seu fechamento.
Quanto aos restaurantes, o ideal é que as reservas também sejam feitas antecipadamente.
Outro ponto a ser considerado é quanto aos custos: Roma já não é exatamente uma cidade barata. Neste período do Jubileu, a tendência é haver uma elevação nos preços. Além disso, certamente haverá aumento das taxas de turismo que, atualmente, variam entre 5 e 12 euros por dia, dependendo do tipo de acomodação.
Por fim, se 2025 é definitivamente o ano que você quer visitar a Itália, considere outras cidades ou regiões além de Roma. A Itália é um país que possui atrações de sul a norte! Talvez você possa incluir cidades como Milão, Florença, as cidades pequenas da Toscana ou a Costa Amalfitana. Sem falar na região dos Alpes italianos, as Dolomitas, que é uma excelente opção para quem deseja ter um contato maior com a natureza e praticar esportes de neve.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.