Beabá dos Pontos: A transferência de pontos entre programas de fidelidade

2
Beabá dos Pontos: A transferência de pontos entre programas de fidelidade
Banner-Livelo.png

Em mais um post sobre o Beabá dos Pontos vamos discutir um conceito básico, porém extremamente importante para quem está ingressando no mundo dos pontos e milhas, que é a transferência de pontos entre programas de fidelidade.

Transferência de Pontos entre Programas de Fidelidade

A transferência de pontos entre programas é o momento em que você, como diz o próprio nome, transfere os seus pontos de um programa para outro.

Em tese é possível transferir os pontos a qualquer momento, porém o ideal é fazê-lo apenas quando há alguma promoção de transferência bonificada. Como temos visto ao longo dos últimos tempos, os bônus máximos têm frequentemente ficado acima de 100%.

Ou seja, quando você manda 1.000 pontos de um programa para outro com um bônus de 100%, você fica com 2.000 pontos (ou milhas) no programa que recebeu os seus pontos.

A transferência de pontos é sempre gratuita e você deve ter conta no programa não aéreo para onde você está enviando os seus pontos.

É fundamental sempre conferir o regulamento da promoção antes de realizar a transferência dos pontos, pois em quase todos os casos é necessário se inscrever na campanha antes de mandar os seus pontos.

Além disso, em certas ocasiões há um limite máximo de pontos que podem ser enviados durante a promoção. Qualquer valor que exceda esse limite corre o risco de ter bônus zero.

Por último, sempre que você se registrar numa campanha não deixe de fazer um print da tela com a confirmação da sua inscrição. Isso podeevitar dores de cabeça no caso de que o bônus não entre como esperado.

Para Quais Programas Posso Transferir Pontos

Via de regra, e com algumas exceções, você pode transferir pontos de um programa não aéreo para um programa aéreo. Ou seja, você pode mandar pontos da Livelo para Smiles, TudoAzul, LATAM Pass e TAP Miles&Go.

Não é possível transferir pontos de um programa aéreo para outro, assim como não é possível transferir pontos de um programa aéreo para um não aéreo. A exceção aqui fica para a possibilidade de mandar pontos de um programa aéreo para os programas de hotéis. Por exemplo, enviar pontos do TudoAzul para o Accor ALL.

Os programas aéreos mais populares entre a comunidade de milheiros no Brasil inclui:

Smiles (GOL)
LATAM Pass (LATAM)
TudoAzul (Azul)
TAP Miles&Go (TAP)

Já os programas não aéreos mais comuns são:

Livelo (Bradesco, Banco do Brasil)
iupp (Itaú)
Esfera (Santander)
Dotz
Stix
Accor ALL (programa da rede de hotéis Accor)

Vale destacar que quase todos as instituições financeiras que emitem cartões de crédito têm algum tipo de programa de pontos e estes podem, normalmente, serem enviados para os programas aéreos.

Alguns poucos bancos, ao invés de pontos, oferecem cashback aos seus clientes. Se o seu interesse é acumular pontos, fique atento às regras do programa de fidelidade do seu banco antes de solicitar algum cartão de crédito.

Fator de Conversão para Envio de Pontos

Como dito acima, você deve enviar os seus pontos apenas quanto há alguma promoção de transferência bonificada, pois além de maximizar o acúmulo dos seus pontos, isto também reduz significativamente o valor final do milheiro dos pontos.

Em termos dos programas aéreos nacionais, o envio de pontos padrão fica na razão de 1:1. Isto é, um ponto enviado é igual a um ponto recebido no programa aéreo. Hoje, a exceção a esta regra está por conta do envio de pontos do programa Pão de Açúcar Mais para a Smiles e LATAM Pass, onde cada ponto enviado valerá entre 0,77 e 0,88 no programa de destino.

Já quando falamos do envio de pontos para os programas internacionais a conversão normalmente está contra nós e, por isso, não vale a pena. Por exemplo, na Livelo é possível enviar pontos para o Iberia Plus (Iberia) e Executive Club (British Airways), mas na razão de 2:1. Ou seja, a cada 2 pontos enviados, você fica com 1 ponto no programa de destino.

Validade dos Pontos

Tanto nos programas aéreos quanto não aéreos, normalmente os pontos expiram depois de um certo tempo, de acordo com as regras de cada um.

Se você tem pontos que estão para vencer no seu programa de cartão de crédito, no momento que você os transfere, a validade destes pontos é renovada e passa a valer de acordo com as regras do programa para onde você os enviou ou alinhados aos termos e condições da promoção.

Quando Fazer a Transferência de Pontos entre Programas de Fidelidade

Como dito no início do artigo, o envio de pontos de um programa para outro deve ser feita apenas quanto há alguma promoção de transferência bonificada. Mas há um outro detalhe a ser considerado que é tão importante quanto.

Jamais transfira pontos por transferir! Devido à inflação de pontos que observamos no Brasil, o ideal é tirar proveito de alguma campanha apenas quando você já sabe onde e como irá usar os seus pontos.

Compra de Pontos

Os programas de fidelidade tanto aéreos quanto não aéreos costumam vender pontos. Hoje, o valor comum é de R$70 o milheiro e muita gente tende a comprá-los para aumentar o montante de pontos a serem transferidos.

No entanto, jamais compre pontos com valor cheio. Apenas o faça quando houver alguma campanha de incentivo com descontos generosos. Por exemplo, de tempos em tempos a Livelo e o Esfera oferecem 50% de desconto na compra de pontos.

Já a Smiles, LATAM Pass e TudoAzul, em datas especiais, chegam a oferecer até 80% de desconto.

Tome Nota

A transferência de pontos entre programas de fidelidade é parte obrigatória da estratégia de qualquer milheiro no Brasil, portanto é fundamental enter o seu funcionamento e sempre ficar de olho nas promoções que ocorrem frequentemente.

E por último, jamais transfira pontos por transferir. Use a transferência a seu favor, para maximizar o seus pontos!

Para Saber Mais

Neste link você pode ler outros artigos na coluna Beabá dos Pontos.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.