Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2

0
Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2
Banner-Livelo.png

No artigo anterior eu expliquei os dois modelos mais comuns usados pelas empresas aéreas para calcular quantos pontos ou milhas os seus clientes irão acumular em seus voos.

Já neste artigo do Beabá dos Pontos eu mostro como funciona o acúmulo de pontos nos três principais programas nacionais, isto é, Smiles, LATAM Pass e TudoAzul.

Note no entanto que, de tempos em tempos, os programas mudam as regras e a melhor fonte de informação será a página do próprio programa.

 

Smiles

O acúmulo de milhas na Smiles, em voos GOL é baseado no valor do bilhete, conforme as tabelas abaixo. Além disso, há distinção entre voos nacionais e internacionais e no que diz respeito às empresas parceiras internacionais o acúmulo é baseado nas classes tarifárias.

Para calcular a quantidade de milhas a serem acumuladas é preciso descontar todas as taxas.

Voos Nacionais GOL

Para os bilhetes nacionais, para voos GOL, o acúmulo funciona da seguinte maneira:

Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2

Voos Internacionais GOL

Já nos voos internacionais a GOL não leva em conta o valor do bilhete, mas a distância voada. Veja:

Empresas Parceiras

No que diz respeito às empresas parceiras, é preciso consultar a tabela para cada uma delas, pois o acúmulo é baseado sempre na distância voada e na classe tarifária do bilhete. Veja um exemplo para a Air France:

Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2

Aceleradores de Milhas

Tanto para os voos nacionais ou internacionais na GOL quanto nas empresas parceiras, a Smiles oferece mais milhas para os clientes, dependendo do status no programa. Veja:

  • Clientes Diamante – 100% mais milhas
  • Clientes Ouro – 50% mais milhas
  • Clientes Prata – 25% mais milhas

Por último, os clientes Diamante e Ouro acumulam no mínimo 1.000 ou 500 milhas, respectivamente, em voos nacionais.


LATAM Pass

O acúmulo de pontos no LATAM Pass segue um padrão parecido com o da Smiles e leva em consideração o valor do bilhete e o status dos clientes nos programa para definir quantos pontos serão acumulados por voo.

Assim como na Smiles, para calcular a quantidade de pontos a serem acumulados é preciso descontar todas as taxas.

Voos Nacionais LATAM

O acúmulo de pontos em voos domésticos LATAM segue a tabela abaixo, levando em consideração o valor, em reais, do bilhete:

Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2

Voos Internacionais LATAM na América do Sul

Assim como para os voos nacionais, a tabela dos voos internacionais na América do Sul leva em conta o valor em reais dos bilhetes e segue a tabela abaixo:

Voos Internacionais LATAM

Por último, para os voos nacionais (fora da América do Sul) a quantidade de pontos a serem acumulados leva em conta o valor da passagem em dólar.

Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2

Empresas Parceiras

No acúmulo de pontos nas empresas parceiras, o LATAM Pass segue o mesmo modelo da Smiles e concede pontos baseado na distância voada e na classe tarifária. Veja o exemplo abaixo para o acúmulo de pontos em voos da British Airways:

TudoAzul

O TudoAzul segue exatamente o mesmo modelo do LATAM Pass e concede pontos baseado no valor dos bilhetes e no status do cliente no programa. Veja a tabela abaixo para voos nacionais e internacionais operados pela Azul.

Voos nacionais e internacionais Azul

Tanto para os voos nacionais, quanto os internacionais, o acúmulo de pontos é por real gasto descontando-se todas as taxas.

Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2

Empresas Parceiras

Seguindo o exemplo da Smiles e LATAM Pass, no TudoAzul o acúmulo de milhas nas empresas parceiras leva em consideração a distância voada e a classe tarifária. Veja um exemplo do acúmulo de pontos na United.

Beabá dos Pontos: Como acumular milhas em voos – Parte 2

Note que o TudoAzul oferece pontos extras dependendo do status no programa, de acordo com a tabela abaixo:

Na prática, isso funciona da seguinte maneira: 800 milhas voadas na compra de uma passagem na classe tarifária D (200%), o cliente receberá 1.600 pontos + 50% por ser TudoAzul Safira: 400 pontos

800 x 2,0 = 1.600 pontos + 800 x 0,5= 400 pontos = Total 2.000 pontos

Tome Nota

Como eu disse no início, os programas de milhagens costumam alterar as regras para se acumular pontos ou milhas em voos de tempos em tempos. Portanto, é sempre bom verificar diretamente na página web do programa para saber exatamente quantos pontos você irá acumular numa determinada viagem.

Como parte do acúmulo de pontos, há também o acúmulo de pontos qualificáveis, mas que não discutimos neste artigo. Isso será tema de um próximo post.

Para finalizar, as regras para se acumular pontos ou milhas em voos nos três programas nacionais são bem parecidas e olhando exclusivamente por este ângulo, tanto faz qual programa se use.

Para Saber Mais

Clicando neste link você pode ler mais artigos sobre a nossa série Beabá dos Pontos.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.