As mudanças estão dando certo e o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, continua com aumento significativo no número de passageiros. A previsão é que o terminal chegue ao número de 14,2 milhões de passageiros passando por suas instalações, um aumento de 80% em comparação com o último ano.
Outro número bastante significativo é o recorde histórico de turistas internacionais, alcançado um total de 4,6 milhões de pessoas. O “renascimento” do Galeão passa por um aumento de catorze para vinte e seis no total de cidades nacionais com rotas saindo dali, além de uma nova rota para Dallas (Estados Unidos) e aumento nas viagens para Miami e Nova York (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina).
“Essas coisas não melhoram num estalar de dedos. Vão melhorando gradativamente. Tem pouco tempo, por exemplo, o início da coordenação dos aeroportos (a transferência dos voos do Santos Dumont para o Galeão começou nove meses atrás). Mas já tivemos um significativo aumento (29%) das cargas (nacionais) chegando ao Tom Jobim”, declarou Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.
Eventos na Cidade Ajudam no Crescimento
Outro fator que conta a favor do RIOgaleão são os eventos que acontecerão na cidade, como o Rock in Rio e os encontros (além da cúpula central) do G20, segundo o Visit Rio Convention Bureau.
“Para melhorar a experiência do visitante, e para que ele tenha vontade de voltar, segurança e transporte são temas cruciais, com impacto direto sobre o setor”, declarou Carlos Werneck, presidente do Visit Rio.
Planos para o Aeroporto do Galeão
Entre os planos de curto prazo para o Galeão estão as negociações com companhias aéreas para que o Rio de Janeiro seja utilizado como stopover, assim como a Emirates faz atualmente em seus voos para Buenos Aires.
Alexandre Monteiro, presidente do RIOgaleão, também comentou sobre a possibilidade do equipamento ser uma espécie de hub doméstico, tal como feito pela Azul em razão do show da Madonna meses atrás.
Já em relação aos investimentos, os gastos da concessionária devem ficar entre 80 e 90 milhões de reais esse ano, alcançando até 140 milhões de reais no próximo ano. Através de parceiros o ano que vem também deve marcar a construção de mais um hotel próximo ao Galeão, com um total de 200 quartos e um custo de R$100 milhões.
Outro pedido constante é o aumento no número de salas vip, feito pela Flybondi, um das quatro companhias low-cost que operam no aeroporto. Por último, o executivo comentou que existe a possibilidade de passarem a receber voos da Turkish a partir do ano que vem.
Com informações do O Globo
Tome Nota
O RIOgaleão continua a sua retomada de destaque no cenário aeroportuário nacional. Como usuário frequente do espaço, posso afirmar que ainda faltam muitos acertos, especialmente quanto à sensação de insegurança para chegar ao local, mas as mudanças devem continuar a acontecer.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.