Há coisas que são atemporais. Uma delas é a personagem Mônica, criada por Maurício de Sousa. E, ao completar seis décadas de existência, ela ganha uma exposição só dela – a Mônica 60 anos – Sempre Fui Forte! Vamos conferir os detalhes para você já colocar na agenda para a sua próxima viagem a São Paulo?
Aqui você encontra:
A Personagem
Mônica é uma personagem brasileira de histórias em quadrinhos criada em 1963 por Maurício de Sousa. No início ela era apenas coadjuvante nas tirinhas de jornais do Cebolinha. Mas em pouco tempo, se transformou no personagem principal – bem de acordo com sua personalidade! Em 1970 passou a ter sua própria revistinha. Aliás, ela foi a primeira personagem feminina das criações de Maurício de Sousa.
A inspiração de Maurício foi sua própria filha, que leva este mesmo nome. Enquanto brincava com suas irmãs, seu pai observava seu comportamento.
Um dia sua irmã mais vela, Mariângela, cortou os cabelos da pobre da Mônica. Claro que não podia dar certo! Os vários “caminhos-de-rato” deixados na cabeça da irmã foram a inspiração para a concepção do cabelo da personagem, em formato de gomos, lembrando bananas!
A Mônica, a de verdade, era gorduchinha, dentuça e de baixa estatura – todas características transferidas para a personagem, mas de forma exagerada, claro! Ela usava com frequência roupas na cor vermelha, o que também foi transferido para a personagem. Além disso, tinha um coelho de pelúcia de estimação! Que se transformou no Sansão da história!
Nos quadrinhos Mônica tem sete anos e vive no Bairro fictício do Limoeiro. Mora com Luísa Fernandes, sua mãe e dona de casa e com seu pai Sousa, funcionário de uma empresa de negócios – detalhe que sua aparência tem como base o próprio Maurício de Sousa!
Paciência não é exatamente o ponto forte da Mônica! Quando seus amigos fazem alguma coisa de que não gosta, rapidamente ela responde com sua força nada delicada! Como, por exemplo, quando seus colegas roubam seu coelho, o Sansão, e dão nós nas suas orelhinhas para irritar a “dona da rua”, como era chamada!
Mas, apesar de seu temperamento forte, Mônica tem amizade com a maior parte das crianças do bairro. Mas sua melhor amiga é a Magali – aquela que ama comer melancia! – uma menina de sorte por ser uma das poucas que não sofrem com o destempero da Mônica”.
As coisas começam a melhorar quando ela se torna adolescente em Turma da Mônica Jovem. Aí surge seu lado romântico e mais controlado! Apaixonando-se pelos meninos mais bonitos do bairro, de vez em quando ela ainda tem suas recaídas, precisamente quando as coisas não acontecem exatamente como havia planejado!
Ela e o Cebolinha viviam brigando quando crianças. Mas agora, na adolescência, nutrem uma paixão recíproca!
A Exposição
Em parceria com a Maurício de Sousa Produções, a Casa das Rosas oferece, durante o período de férias escolares, uma exposição inédita e muito especial que certamente atrairá a atenção das crianças, mas também será capaz de suscitar gostosas lembranças nos adultos!
Jacqueline Mouradian, que é a curadora da exposição Mônica 60 anos – Sempre Fui Forte, afirma:
Em 1963, o visionário Mauricio de Sousa deu vida à sua icônica personagem, inspirada em sua filha Mônica. Desde sua estreia, ela cativou corações com sua impressionante força física e marcante personalidade, conquistando um lugar de destaque que ultrapassou o mundo das histórias em quadrinhos. Nesta exposição singular, mergulharemos não apenas nas páginas dos quadrinhos, mas também nas diferentes facetas de seu percurso.
A exposição é distribuída por 12 salas, além de oferecer atrações em todos os espaços do museu. São apresentados momentos marcantes da personagem como, por exemplo, a primeira tira publicada no jornal Folha de São Paulo, além de fotos representativas e objetos históricos, não ficando de fora, obviamente, o coelho original da Mônica, o Sansão!
Pensamos em tudo com muito carinho para retribuir a dedicação dos que acompanharam a trajetória da personagem, que conta com anos de sucesso. Estamos muito animados para estarmos com vocês nessa exposição e temos a certeza de que os visitantes irão se encantar com essa imersão no universo MSP! Os fãs não perdem por esperar, afirma Mônica Sousa, que, além de ser a musa inspiradora da personagem, é também diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.
Mas não é só isso: a exposição oferece atividades interativas que foram planejadas especialmente para o público infantil, entre elas um espaço de leitura com os famosos quadrinhos da turminha e o Monicolorindo, oferecendo desenhos para colorir, além de uma oficina de artes.
É possível conhecer também os bastidores de todo o processo de criação das capas das histórias em quadrinhos.
Com orgulho Marcelo Tápia, diretor da Casa das Rosas diz que a instituição vive um momento importante ao oferecer a seu público a exposição sobre a mais famosa personagem de histórias em quadrinhos do país. Criada por Mauricio de Sousa há 60 anos, Mônica tem feito parte da vida de pessoas de diferentes gerações, conquistando um lugar marcante em nosso imaginário coletivo. Esta é uma oportunidade muito especial de crianças e adultos se aproximarem ao compartilhar, no Museu, uma experiência estimulante a ambos os universos.
O currículo da Mônica é respeitável! A baixinha brilhou no cenário editorial, tanto no Brasil como internacionalmente; no cinema; em diversos projetos especiais; em espetáculos e exposições, além de estrelar um Parque Temático! E não para por aí! Ela encabeçou campanhas educativas, publicitárias e institucionais. E pra arrematar, foi a primeira personagem das histórias em quadrinhos do mundo a ser embaixadora do Unicef, do Turismo e da Cultura do Brasil! A menina não é fraca não!
Sem dúvida alguma, vale muito a pena visitar esta exposição, aprender novas coisas, recordar outras e, acima de tudo, sentir muito orgulho por essa criação brasileira!
Local e Ingressos
A exposição acontece na Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 • Bela Vista • CEP 01311-902 • São Paulo • Brasil
Horário de Funcionamento: De 3ª a domingo, das 10h00 às 17h30, de 20 de dezembro de 2023 a 20 de fevereiro de 2024.
Entrada gratuita.
Mais Sobre São Paulo
Atrações e Passeios em São Paulo
Para conferir algumas atrações na Avenida Paulista, leia esse artigo.
Já se a sua praia são passeios, confira neste artigo seis passeios gratuitos em São Paulo.
Ainda temos mais! Se a tua curtição são os museus, veja nossa sugestão daqueles que você não pode deixar de visitar.
Por último, alguns passeios em São Paulo que custam menos de R$ 100.
Hospedagens em São Paulo
Aqui temos algumas sugestões de hotéis em São Paulo.
No entanto, se o teu objetivo é ficar na região da Avenida Paulista, confira este artigo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.