Já é de algum tempo que brasileiros e alguns players do mercado de turismo têm interesse que companhias aéreas estrangeiras operem voos aqui no Brasil. Os próprios órgãos do governo reconhecem a necessidade dessa movimentação, e por isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), anunciou nesta semana o lançamento da Fly2Brazil.
Trata-se de uma plataforma para divulgar informações e simplificações de regras para melhor atrair essas possíveis companhias. A ideia do projeto é incentivar o aumento dessa concorrência no setor aéreo brasileiro, bem como aumentar o número de conexões do Brasil com o exterior e claro, democratizar o acesso da população ao transporte aéreo, em médio prazo.
Motivos para as Aéreas Operarem no Brasil
Segundo a ANAC, são muitos os pontos que devem motivar as companhias a operarem voos no Brasil como parte do pacote Fly2Brazil, dentre eles:
- O grande potencial turístico do país e suas paisagens deslumbrantes;
- A baixa interferência governamental no transporte aéreo;
- O número ainda baixo da população que possui fácil acesso às passagens;
- E a autorização mais simples e rápida criada pelo órgão no ano passado.
No site já constam:
- Orientações sobre a atuação de voos não regulares (voos de fretamento) e voos regulares, com frequências estabelecidas;
- Orientações relativas à atuação com código compartilhado, operação na qual uma empresa autoriza outra a utilizar seu código de identificação, permitindo que passageiros comprem bilhetes com a empresa parceira para voos operados pela outra
Em setembro de 2022 o setor passou por uma reformulação, como a isenção da Autorização Prévia de Funcionamento, reduzindo o prazo de 270 para 30 dias para que a companhia possa iniciar novos voos no Brasil.
O que você acha das medidas que a ANAC vem tomando para tornar o setor mais acirrado na concorrência?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.