A Anac estuda criar regras objetivas para a suspensão temporária de passageiros indisciplinados, buscando equilibrar o direito de ir e vir com a segurança coletiva nos voos. A medida pretende coibir comportamentos que colocam operações em risco, causam prejuízos e afetam todos a bordo, sempre garantindo direito à defesa e evitando arbitrariedades.
O equilíbrio entre direito e segurança
Para essa iniciativa, a agência enfrenta um desafio. Há uma linha tênue entre o direito de ir e vir e a segurança coletiva nos voos, e ela merece atenção. A Anac estuda criar regras claras para suspender temporariamente passageiros indisciplinados. Contudo, de acordo com o órgão, as medidas tomadas serão justas, para evitar qualquer arbitrariedade.
O objetivo é definir quais comportamentos podem levar ao banimento, sempre respeitando o direito do passageiro à defesa e evitando interpretações subjetivas da tripulação.
Indisciplina a bordo pode causar prejuízos a todos
Com a missão da Anac de suspender passageiros que causam tumulto nos voos, agora casos como o de Brasília, por exemplo, ganham mais atenção. Acerca deste ocorrido, recentemente foi divulgado nos veículos de comunicação que um voo precisou retornar da pista por conta do comportamento de um passageiro, que se recusou a colocar o celular no modo avião.
Infelizmente, esse é apenas um de vários casos que acontecem durante os voos, prejudicando não apenas a si mesmo, mas todos a bordo. Além das dores de cabeça, ainda existe o risco técnico, com efeitos em cadeia, como gasto extra de combustível e perda de conexões.
A nova regra quer desestimular esse tipo de comportamento, deixando claro que a aeronave possui regras de convivência obrigatórias. Com punições mais rígidas, a Anac espera reduzir incidentes e garantir que a segurança seja prioridade em todos os voos. Por enquanto, resta aguardarmos futuras informações sobre a medida.
🔗 Leia mais: Algumas Coisas que não se Deve Fazer em um Avião
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




