A American Express anunciou alterações na política de acesso aos Centurion Lounges para convidados a partir de 1 de fevereiro de 2023 (isso mesmo, com quase 2 anos de antecedência).
De acordo com os termos e condições do Amex Centurion Lounge, os portadores dos cartões Amex Platinum e Amex Business Platinum não poderão mais trazer dois convidados para os lounges gratuitamente. A exceção será feita para aqueles que gastarem mais de 75 mil dólares por ano.
Confiram os principais detalhes das alterações anunciadas:
- As alterações valerão a partir de 1º de fevereiro de 2023;
- Os portadores dos cartões Amex Platinum (titular ou adicional) continuarão a receber acesso ao lounge normalmente;
- Será cobrada uma taxa US$ 50 para cada convidado do portador;
- Os titulares do cartão Amex Platinum que gastarem a partir de US$ 75.000 por ano no cartão, continuarão a receber acesso gratuito ao lounge para dois convidados;
- Não há alterações na política de convidados para portadores do Centurion Card ou Corporate Platinum Card (que é diferente do Business Platinum Card);
- Não há alterações na política de convidados do Amex Platinum Card no que diz respeito às salas vip parceiras, inclusive Priority Pass, Escape Lounges, etc.
Atualmente, os portadores do cartão Amex Platinum podem trazer dois convidados para o Centurion Lounges sem custo adicional.
Mas afinal, a notícia é boa ou ruim?
É evidente que haverá uma desvalorização, uma vez que um benefício está sendo retirado. Penso que a tentativa da American Express com essas alterações é reduzir a lotação dos Centurion Lounges, que estavam constantemente superlotados antes da pandemia.
Já vimos a Amex implementar outras políticas no passado para tentar reduzir a lotação dos Centurion Lounges, porém nada parece ter feito muita diferença.
Portanto, se você viaja em família, com filhos menores ou costuma levar convidados aos Centurion Lounges, sem dúvida essa será uma péssima mudança.
Entretanto, se você costuma viajar e acessar sozinho os Centurion Lounges e acha que eles estão muito lotados, você pode gostar das mudanças apresentadas pela Amex.
Vale destacar que essas mudanças foram anunciadas para os cartões American Express emitidos nos Estados Unidos e ainda não sabemos como os cartões emitidos no Brasil serão afetados por elas, já que me parece improvável checarem a média de gastos em reais no momento do acesso aos lounges.
A propósito, não saberemos nem se em 1º de fevereiro de 2023 os cartões American Express ainda serão emitidos e administrados pelo Bradesco Cartões ou se haverão outros emissores por aqui, como é o caso do Santander.
Coloco então essa questão para análise e discussão por vocês.
O que acharam das novidades?
Vocês acham que essas regras serão aplicadas para os cartões American Express emitidos no Brasil?