A American Express aparentemente tomou uma decisão radical e em breve começará a implementar novas regras de acesso em suas salas VIPs, as Centurion Lounges. Parece inclusive que os associados não poderão mais acessar as salas ao desembarcar de voos a partir de 22 de março de 2019. Veja abaixo o que o LoyaltyLobby publicou sobre isso e o impacto nos portadores do cartão de crédito Amex Platinum.
Histórico
Os lounges Centurion são bastante populares e por causa disso sofrem de superlotação durante os horários de pico em muitos aeroportos e a Amex está tentando resolver esse problema. Em vários aeroportos nos Estados Unidos já existem restrições quanto ao acesso nos lounges nos horários de pico. Em São Francisco, por exemplo, o acesso é permitido apenas três horas antes do voo. Las Vegas não aceita passageiros que desembarcaram de um voo e em Seattle a entrada é negada se a sala estiver superlotada.
Realidade
O problema é que nenhuma dessas restrições está destacada no website da American Express, onde estão descritos os benefícios do cartão para os membros do cartão Platinum e Centurion. O Cartão Platinum vem com uma taxa anual de US$550, o que não é nada barato, e mudar as regras do jogo e barrar a entrada de alguém que tem o cartão vai com certeza irritar muita gente.
Aparentemente os portadores de cartões Centurion estarão isentos das novas regras. Porém, como não existem muitos deles por aí, o impacto deve ser mínimo.
Mudanças
Embora vários blogs de viagens já estejam falando das mudanças, incluindo o Travelingformiles, a American Express ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. De qualquer forma, parece que as novas regras serão:
- Passageiros em conexão sem cartão de embarque para o próximo voo terão a entrada negada.
- O acesso é concedido para voos dentro das próximas três horas com base no horário de partida programado.
- Crianças menores de 2 anos de idade receberão acesso gratuito e não contarão no limite de até dois convidados.
Conclusão
Acho que antes de mais nada a American Express deveria se pronunciar sobre o assunto o mais rápido possível e acabar com a especulação. Deixar os boatos rodando por aí não me parece muito profissional.
Imagino que a pior parte dessas mudanças é exatamente o que o LoyaltyLobby indicou no texto acima. Imagina a reação de quem pagou US$550 de anuidade no cartão esperando ter acesso aos longes e agora se depara com todas essas restrições.
Salas VIPs como essa da American Express são bastante populares nos Estados Unidos principalmente porque passageiros de voos domésticos muitas vezes não têm acesso aos lounges das empresas aéreas. Por isso, muitas pessoas optam por ter o Amex Platinum e agora vem a Amex e tenta controlar a entrada das pessoas nas salas VIPs. Se eu estivesse nessa situação iria com certeza reclamar.