Que muita coisa mudou pós pandemia já estamos cansados de saber. No que diz respeito ao turismo, estamos tendo que nos virar para conseguir viajar em função do aumento dos preços e necessidade de se alugar carro em viagens passou a ser questionado por muita gente.
Aqui você encontra:
Ainda Vale a Pena Alugar Carro em Viagens?
Tudo ficou mais caro: passagem, hospedagem, atrações, compras, aluguel de carros. Então para manter a viagem, vamos ajustando onde é necessário para que a viagem em si aconteça, mesmo que não seja exatamente como planejamos inicialmente.
Com isso, uma dúvida tem surgido! Vale a pena alugar carro? Antes de mais nada, deixo claro que o ponto deste artigo é se ainda vale a pena alugar carros em cidades que normalmente se alugaria, como Orlando, Miami, Los Angeles, etc.
O preço dos aluguéis dos automóveis tiveram um aumento absurdo nos últimos tempos e os viajantes estão procurando alternativas para driblar esse custo que implicará bastante no orçamento final da viagem.
Antes de pensar em se o aluguel vale a pena, é necessário analisar alguns pontos:
Custos Adicionais
Além do valor do aluguel, é necessário contabilizar outros custos decorrentes de quem está de carro, como seguro, gasolina e estacionamento. Este último pode encarecer mais ainda a viagem, pois muitos hotéis cobram diária do estacionamento.
Também, em viagens como Orlando, em que as visitas aos parques são quase diárias, é necessário incluir algo em torno a 28 dólares por dia. Um valor que pode pesar bastante no orçamento total.
Usar Transporte Público
Algumas cidades onde o carro ainda é uma opção, contam com um sistema de transporte completo. As cidades da Califórnia são um exemplo disso. Em 2013, quando viajei sozinha para Los Angeles, utilizei apenas ônibus para me locomover. Apesar de ter visitado apenas os principais pontos, consegui me virar bem.
O transporte público pode ser uma boa alternativa para escapar dos preços altos com aluguel de carro, porém é necessário saber se o destino oferece um bom sistema de transporte, além de considerar a abrangência e também o tempo de deslocamento de um ponto a outro.
Uber e Demais Aplicativos
Os aplicativos de corrida caíram definitivamente no gosto popular. Muitos viajantes estão abrindo mão do carro para utilizar aplicativos. Essa opção tem seus benefícios, mas também possui suas limitações.
Utilizar uber e outros aplicativos tem muitas vantagens, como não ter que pagar estacionamento de hotel ou ter o conforto de descer na frente das atrações sem precisar se preocupar com lugar para estacionar, além do valor, que pode sair bem mais em conta.
Já os pontos contra são bem significativos. Utilizando o exemplo de Orlando, usar um aplicativo para ir a um parque pode ser uma saída para escapar não só do aluguel, mas também do valor do estacionamento, porém o problema será na hora de ir embora, em que é um horário de alta demanda, pois tomo mundo sai ao mesmo tempo de lá.
Então além de pegar tarifa dinâmica, pode acontecer de haver longas esperas até encontrar um carro e essa espera após um dia de parque pode ser terrível.
Outro ponto é a questão da flexibilidade. De carro, sempre que colocamos um destino final, acabamos passando por alguns lugares que queremos parar e estando de carro, paramos sem problemas. Já com aplicativo é diferente, pois a cada parada ficaremos contabilizando uma nova corrida e muitas vezes isso pode assustar e nos fazer desistir dessas paradinhas.
Turo
O aplicativo Turo, para quem não conhece, é o Airbnb dos carros. Já falamos dele aqui. Essa tem sido a alternativa nas minhas viagens. O valor final do aluguel do veículo fica bem abaixo dos valores praticados nas locadoras.
Outra vantagem é a grande variedade de veículos. No aplicativo há ofertas das mais variedades de marcas e modelos. O ideal é sempre escolher veículos mais novos e com boas avaliações.
No entanto, o aplicativo tem suas desvantagens: a primeira é que normalmente o dono do veículo cobra uma taxa extra para entregar o carro no local desejado. Por exemplo, se você quiser ter o carro no aeroporto, o motorista leva o carro até você mas precisa cobrar o valor para retornar sem o carro. Essa taxa de entrega e devolução fica em torno de 100 dólares nos Estados Unidos.
Outro ponto é que pelo Turo, não há possibilidade de pegar o carro em uma cidade e devolver em outra. Essa prática é bastante utilizada por quem desce a costa da Califórnia que pega o carro em San Francisco e devolve em Los Angeles, ou na Flórida numa chegada por Orlando e partida por Miami. Então, para esse tipo de viagem, o aluguel via Turo não seria uma boa opção.
Alugar Carro Somente Numa Parte da Viagem
Essa pode ser uma alternativa bem interessante e que pode render uma boa economia. Com um roteiro bem planejado, é possível se organizar para ficar com o carro apenas em uma parte da viagem, para ir a atrações mais distantes ou em dias de compras.
Já fiz isso em muitas viagens e sempre consegui adequar o roteiro de forma que eu conseguisse ficar sem carro por um período e depois de alguns dias estar com carro.
Tome Nota
Apesar de ser uma dúvida ente grande parte dos viajantes, cada caso deve ser analisado de forma individual. Para viagens de casal, realmente o aluguel pesa bastante, no entanto em viagens de famílias grandes ou grupos, o aluguel acaba sendo mais vantajoso do que outras opções.
E você, em suas viagens prefere alugar carro ou se vira com uber e transporte público?
Para Saber Mais
Para ler mais publicações sobre assuntos variados em nosso site, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.