A Alemanha adotou restrições mais rígidas com o objetivo de conter o avanço da variante ômicron da Covid-19. Desde o dia 26 de dezembro todo viajante a partir dos 6 anos de idade deve apresentar comprovante de vacinação para entrar no país. E novas medidas internas também estão em vigor.
A última dose de imunização deve ter sido há pelo menos 14 dias. Para a entrada deve ser apresentado comprovante de vacinação digital ou em papel, em alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol.
Como parte das restrições para tentar conver o avanço da variante ômicron, a Alemanha incluiu Espanha, Portugal, EUA, Finlândia, Mônaco e Chipre na lista de países considerados de alto risco para Covid-19. Passageiros vindos desses países devem fazer uma quarentena de 10 dias que pode ser reduzida com a apresentação de um teste negativo 5 dias depois da entrada na Alemanha.
Menores de 6 anos podem sair da quarentena sem apresentar o teste.
Brasileiros continuam com entrada liberada comprovante de vacinação, mas a Coronavac ainda não é aceita no país.
Passageiros em trânsito também devem apresentar certificado de vacinação.
Exceções às Restrições de Entrada
As pessoas abaixo podem entrar na Alemanha mesmo sem vacinação completa. Mas devem apresentar comprovante de que se recuperaram da doença, ou teste negativo feito até 48h antes do embarque:
- cidadãos alemães e seus familiares do chamado “núcleo familiar ” (cônjuge, filhos menores não casados, pais de filhos menores)
- cidadãos da UE e cidadãos do Liechtenstein, Suíça, Noruega e Islândia e seus familiares do chamado “núcleo familiar” (cônjuge, filhos menores não casados, pais de filhos menores)
- nacionais de países terceiros com um direito de residência de longa duração em um Estado da UE ou de Schengen e membros da sua família do chamado “núcleo familiar”
- pessoas que têm um motivo importante para viajar, em específico:
- com uma razão imprescindível para a entrada (veja: “What constitutes an urgent need for entry”)
- determinados viajantes de negócios, visitantes ou expositores de feiras, participantes de congresso (veja: “Which skilled or highly qualified foreign workers are permitted to enter Germany from countries outside of the European Union?”)
- parceiros não casados em determinados casos (veja “Under what circumstances are unmarried partners permitted to enter Germany for short-term visits from third countries which are not on the safe list, and what special provisions apply?”)
Medidas Internas para Conter a Covid-19
As restrições para conter a nova onda de transmissões de covid-19, planejadas para após o Natal, já começaram a valer em alguns estados alemães nesta segunda-feira 27 de dezembro:
- Encontros em grupo, tanto em espaços internos quanto externos, passam a ser limitados a um máximo de 10 pessoas vacinadas ou recuperadas da doença.
- Academias de ginástica, piscinas públicas, casas noturnas e cinemas estão fechados, com restaurantes e bares funcionando em horários limitados.
- Se uma pessoa não vacinada participar de um encontro, as restrições são mais rígidas, e membros de uma família só podem se reunir com até duas pessoas de outra casa.
- Clubes e casas noturnas permanecem fechados e eventos culturais e esportivos devem ocorrer sem público.
- O uso de máscaras continua obrigatório no transporte público em no comércio.
- A entrada em locais públicos está limitada a vacinados ou recuperados.
- Fogos de artifício durante a virada do ano estão proibidos pelo segundo ano, para evitar sobrecarga no sistema de saúde em caso de acidentes.
As medidas podem variar de acordo com os estados, que tem decisões finais sobre questões sanitárias.
Restrições Geram Protestos no País
A Alemanha aposta nas restrições para reduzir a transmissão da variante ômicron, enquanto corre com a imunização de reforço. Até agora mais de 70% da população tomou a segunda dose e apenas 36% teve a terceira.
O objetivo é imunizar 80% dos moradores até o fim de janeiro. A nova variante já foi detectada nos 16 estados alemães e segundo especialistas pode gerar até 700 mil novos casos em um dia.
Mas as medidas provocaram protestos violentos contra a polícia em alguns pontos país e novas manifestações estão programadas para os próximos dias.
O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, afirmou pelo Twitter que a proporção de casos da variante ômicron deve aumentar muito nos próximos dias:
“Por favor, evitem transmissões durante as festas. Mesmo os vacinados devem ser testados.”‘
Números da Covid-19 na Alemanha
A incidência de covid-19 na Alemanha caiu para 215,6 novos contágios a cada 100 mil habitantes em sete dias, de acordo com dados oficiais do Instituto Robert Koch (RKI). Menos do que no fim-de-semana (242,9), na semana passada (321,8) e no mês passado (419,7).
O número de casos ativos é de cerca de 697,700. Foram reportados 21.080 novos casos em 24 horas e 372 mortes.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.