Após diversos episódios em que turistas relatam ter encontrado câmeras escondidas em propriedades de aluguéis de temporada, a plataforma Airbnb finalmente se posicionou. Em comunicado, foi anunciada uma nova regra que proíbe câmeras de segurança ou qualquer dispositivo de gravação nos ambientes internos das propriedades.
De acordo com o comunicado:
Não permitimos que os anfitriões tenham câmeras de segurança ou dispositivos de gravação que monitoram espaços internos, mesmo que esses dispositivos estejam desligados. As câmeras ocultas sempre foram proibidas e continuarão sendo. Os anfitriões têm permissão para ter câmeras de segurança em áreas externas, monitores de ruído e dispositivos inteligentes, desde que cumpram as diretrizes a seguir e as leis aplicáveis.
É um tanto quanto óbvio que esse tipo de prática, por parte dos anfitriões, deva ser proibido, porém nem sempre as câmeras são visíveis e não há nenhum tipo de fiscalização que evite isso, até porque seria algo impossível. Porém, mesmo com a nova regra, é importante que o hóspede esteja atento a possíveis câmeras escondidas. A regra passa a valer a partir de 30 de abril de 2024.
Confira abaixo os detalhes da nova medida:
- Câmeras de segurança e dispositivos de gravação são qualquer dispositivo que grave ou transmita vídeo, imagens ou áudio, como um babá eletrônica, campainha inteligente ou outra câmera.
- As câmeras de segurança ocultas são estritamente proibidas.
- Os anfitriões não têm permissão para ter câmeras de segurança e dispositivos de gravação que monitoram áreas internas da acomodação, como corredores, quartos, banheiros, salas de estar ou casas de hóspedes, mesmo que esses aparelhos permaneçam desligados.
- Os anfitriões podem ter câmeras de segurança e dispositivos de gravação externos, desde que sua localização seja divulgada (por exemplo: “Tem uma câmera no jardim da frente”, “Tem uma câmera no quintal” ou “Tem uma câmera na piscina”)
- Os anfitriões não podem colocar câmeras de segurança e dispositivos de gravação em áreas externas onde os usuários têm uma expectativa maior de privacidade, como em um box de chuveiro fora da acomodação ou em uma sauna.
- Os anfitriões não são obrigados a divulgar câmeras de segurança e dispositivos de gravação que não estão sob seu controle, como câmeras de segurança no saguão do prédio, mas devem informar aos hóspedes sobre a presença dessas câmeras.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.