A partir do dia 22 de agosto, a plataforma de aluguéis de temporada Airbnb irá aumentar a taxa de cancelamento dos anfitriões que cancelarem uma reserva sem motivo. Isso beneficiará bastante os hóspedes.
Quando o Airbnb surgiu, ele pareceu ser um alento para aqueles que buscavam tarifas melhores e mais espaço que apenas um quarto. Porém o que parecia ser a solução, passou a ser o pesadelo de muitos viajantes por conta de cancelamentos de última hora por parte dos anfitriões.
A prática de cancelamentos sem justificativa se tornou bastante frequente dentro da plataforma, resultando num impacto negativo para o serviço. Por conta disso, o Airbnb analisou sua política e resolveu aplicar uma taxa maior para cancelamentos que poderiam ser evitados, principalmente os de última hora.
Novas Taxas
Haverá uma taxa de cancelamento mínima de US$ 50 e uma taxa de cancelamento máxima de US$ 1.000. A taxa é baseada no valor da reserva e quando a reserva for cancelada:
- Se a reserva for cancelada 48 horas ou menos antes do check-in, ou após o check-in, a taxa é de 50% do valor da reserva para as noites não hospedadas.
- Se a reserva for cancelada mais de 48 horas e 30 dias ou menos, antes do check-in, a taxa é de 25% do valor da reserva.
- Se a reserva for cancelada mais de 30 dias antes do check-in, a taxa é de 10% do valor da reserva.
Além das taxas, o anfitrião pode sofrer outras penalidade, como ser impedido de aceitar outras reservas na propriedade nas mesmas datas canceladas, ter seu anúncio removido ou até mesmo ter sua conta suspensa.
Exceções
Algumas situações podem isentar o anfitrião das taxas, como a necessidade de um reparo no imóvel, desde que seja comprovada; se ele comprovar que os hóspedes pretendem fazer alguma festa no imóvel ou então se por algum motivo a propriedade não for capaz de abrigar os hóspedes que fizeram a reserva.
Essa mudança parece ser uma ótima saída para dar segurança aos viajantes e dar mais credibilidade à plataforma, que até então recebe a maior parte de reclamações por esse motivo. Para o bom anfitrião, a nova regra não terá impacto nenhum, pois ela só atinge anfitriões mal intencionados que utilizam a plataforma como forma de captação de clientes e acabam fechando a reserva por fora, por exemplo.
E você, costuma utilizar o Airbnb em suas viagens? Já teve algum problema com sua reserva? Me conte aqui nos comentários!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade