O grupo Air France-KLM oficializou seu interesse de comprar parte da TAP Air Portugal, companhia aérea de bandeira portuguesa. A informação foi divulgada pela Bloomberg, destacando que o grupo está pronto para apresentar sua proposta no processo de privatização da TAP.
A possível compra da TAP coloca a Air France-KLM em uma disputa estratégica com outros grupos do setor aéreo, como Lufthansa e International Airlines Group (IAG), ambos também interessados na companhia portuguesa. Ao que parece a corrida pela aquisição de parte da TAP volta a ser pauta entre os players da aviação comercial européia.
Por que a TAP é Valiosa para o Mercado
A TAP Air Portugal é um ativo valioso para qualquer grupo aéreo que deseje fortalecer sua posição no mercado transatlântico, especialmente nas conexões entre Europa e América do Sul. Em comunicado, o CEO da Air France-KLM, Ben Smith, reforçou o interesse na companhia. Segundo o CEO, a Air France-KLM irá apresentar sua candidatura como parte do processo de privatização da TAP.
Para o CEO, a companhia portuguesa representa, no cenário global, um importante hub aéreo consolidado em Lisboa. A TAP destaca-se por suas conexões estratégicas entre o sul da Europa e a América do Sul, especialmente com o Brasil. Caso seja adquirida pela Air France-KLM, a companhia poderá se tornar um ativo estratégico para o grupo.
Além disso, a empresa também opera rotas para a América do Norte, África e outros destinos europeus, tornando-se uma peça-chave nas rotas intercontinentais para além da América do Sul.
A novela sobre a privatização da TAP não é novidade. O governo português avalia vender pelo menos 49% da TAP, permitindo que investidores privados tenham uma participação significativa na empresa. O mês de março para ser definidor para o avanço deste processo.
Caso o negócio seja concretizado, a Air France-KLM pretende manter a marca, a frota e a identidade visual da TAP. Além disso, segundo informações o grupo pretende investir em melhorias na conectividade dentro de Portugal. O projeto inclui expansão de rotas para cidades secundárias.
Atualmente, a TAP Air Portugal opera uma frota de 81 aeronaves, composta por 30 Airbus A320, 26 Airbus A321, 22 Airbus A330 e 3 Airbus A319, com média de idade de 12,1 anos, segundo dados da ch-aviation.
TAP – Quem Vai Levar?
Apesar do forte interesse da Air France-KLM, a TAP também despertou a atenção de outros grandes players do setor aéreo. O Grupo Lufthansa, uma das maiores companhias aéreas da Europa, já demonstrou interesse na empresa portuguesa. No entanto, na época o grupo cogitava adquirir apenas 19,9% da TAP, evitando um processo mais complexo de aprovação regulatória pela União Europeia.
Outro competidor é o International Airlines Group (IAG), dono da British Airways, Iberia, Vueling e Aer Lingus. O grupo já comunicou oficialmente ao governo português seu desejo de adquirir uma participação majoritária na TAP, dependendo das condições impostas para a privatização.
Durante um evento com jornalistas em Dublin, o diretor do IAG, Jonathan Sullivan, comentou sobre a possível aquisição:
“Com o tempo, gostaríamos de ter um caminho para alcançar uma posição majoritária, pois isso permitiria que a empresa crescesse sem depender do investimento de outros acionistas.”
O IAG já tentou anteriormente comprar a Air Europa, companhia espanhola que também opera rotas estratégicas entre Europa e América do Sul. No entanto, a aquisição enfrentou entraves regulatórios e não avançou.
O Futuro da TAP e da Aviação na Europa
A possível privatização da TAP coloca a companhia aérea em uma posição estratégica para fortalecer grupos aéreos internacionais, especialmente na disputa por mercados transatlânticos.
Caso a Air France-KLM consiga comprar parte da TAP,o grupo pode ganhar um hub importante em Lisboa, fortalecendo ainda mais sua presença global. Entretanto, a concorrência com Lufthansa e IAG pode levar a uma negociação intensa, com o governo português buscando garantir o melhor acordo para a empresa portuguesa e para o país.
No cenário, temos os três grandes grupos dominantes na Europa flertando (em uma verdadeira novela mexicana) com a TAP. Os rumores se estendem há pelo menos dois anos, sem grandes definições. Segundo previsões, a definição sobre o futuro da TAP deve ocorrer nos próximos meses. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





