O aeromóvel de Guarulhos, que ligará a estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional, será inaugurado em agosto de 2025, segundo confirmou o Ministério de Portos e Aeroportos. O sistema, gratuito e movido a ar comprimido, substituirá os atuais ônibus, oferecendo mais conforto e eficiência no trajeto de 2,7 km entre os terminais, realizado em apenas seis minutos.
Essa é a nova previsão para a entrega do meio de transporte confirmada pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Com a chegada do primeiro trem em março de 2024, a inauguração do aeromóvel já passou por inúmeras mudanças de prazos, a última delas em dezembro do ano passado.
Segundo informado pela agência responsável por portos e aeroportos no Brasil, o atraso foi causado por dificuldades na execução da obra, na implementação da tecnologia e também em questões internas do consórcio que cuidará do projeto. O percurso de 2.700 metros que liga os três terminais substituirá os ônibus que fazem o trajeto atualmente e será executado em seis minutos, mesmo tempo do intervalo em cada saída de novo trem. O acesso é totalmente gratuito.
Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos
O aeromóvel constitui-se de um sistema automatizado de transporte, com uma tecnologia que faz uso de veículos movidos a ar, operados sobre trilhos elevados. Para movimentar o aeromóvel é utilizado ar comprimido. Este ar é empurrado através de dutos, com a ajuda de um ventilador ou um compressor localizado em cada estação. Este processo resulta num diferencial de pressão, o que faz com que os veículos se movimentem.
Este sistema é muito vantajoso especialmente por dois fatores: ele não necessita de motores a bordo, além de tornar o veículo mais leve e eficiente.
O aeromóvel facilitará muito a vida dos passageiros que se utilizam da CPTM para chegar até o Aeroporto de Guarulhos, que não precisarão arrastar sua bagagem desde o vagão até o andar inferior de onde saem os ônibus que os transportam até os terminais, visto que o embarque será feito no nível da plataforma. Além disso, eles oferecerão comodidades como ar-condicionado e maior espaço interno.
A capacidade do novo sistema é de dois mil passageiros por hora em cada um dos sentidos.
A promessa de uma ligação entre o Aeroporto de Guarulhos e a capital é antiga, sendo feita em 2000 pelo governo estadual, que prometeu entregar a Linha 13 – Jade no ano de 2005. Essa promessa foi adiada para 2010 e depois para a Copa de 2014, mas foi entregue apenas em 2018 a um custo total de R$ 4 bilhões.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





