Turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de vistos, pois a isenção recíproca foi um entendimento entre os dois países para os portadores de passaporte comum em viagens de até 90 dias.
A isenção terá validade inicial de três anos e entra em vigor a partir de 30 de setembro de 2023.
Japão Fez Primeiro Anúncio
A decisão foi anunciada pelo Primeiro-Ministro japonês Fumio Kishida, durante a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão em maio passado.
O país decidiu conceder isenção de visto de visita a brasileiros, o que permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses. A política migratória brasileira é baseada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os Estados.
Segundo o governo brasileiro, a isenção deve contribuir para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.
Custo do Visto Hoje
Atualmente, o visto japonês para uma entrada no país tem o custo de R$111 e deve ser pago em espécie. O documento é válido por 90 dias.
Visto para Australianos, Canadenses e Americanos
Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro o Brasil também concedeu isenção de visto a cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Mas, o atual governo Lula indicou que poderia reverter a medida caso não houvesse reciprocidade aos brasileiros.
Sem medidas semelhantes da Austrália, Canadá e EUA, o Brasil voltará a exigir vistos de turistas desses três países a partir de 1º de outubro. A exigência foi oficializada em maio no Diário Oficial.
Saiba Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.