Sabe aquela carteira de habilitação internacional, obrigatória para podermos dirigir no exterior? Com o novo modelo da CNH ela não será mais necessária.
Aqui você encontra:
Nova Carteira de Habilitação
A nova carteira nacional de habilitação tem um código de identificação internacional para facilitar o uso no exterior — pode ser lido em português, inglês e espanhol – e atende os requisitos internacionais de identificação definidos pela Convenção de Viena. O documento já está sendo emitido pelos Detrans de todo o país.
Ela elimina a necessidade da PID (Permissão Internacional para Dirigir), que muitas vezes demora pra sair e chegava a custar até R$500 se fosse emitida no Acre, por exemplo. Informamos o valor cobrado por cada estado neste post. A PID nada mais era que uma tradução da carteira de habilitação em vários idiomas, válida por 3 anos ou até a validade da CNH, o que viesse primeiro.
O novo formato da Carteira Nacional de Habilitação foi aprovado em dezembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e atende a todos os requisitos internacionais. Usa o código Machine Readable Zone (MRZ), ou Zona Legível por Máquina — o mesmo utilizado em passaportes.
A nova CNH também possui uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, o que permitirá a identificação do motorista quando estiver dirigindo fora do Brasil. O novo documento pode ser expedido em formato físico e/ou digital, disponível no aplicativo gratuito CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Preciso Fazer Outra CNH Agora?
Não. Segundo a resolução do Contran, não há necessidade de troca imediata para o novo padrão. O novo padrão é obrigatório para condutores que renovarem a CNH ou tirarem a segunda via ou primeira habilitação a partir de agora.
Quem tem documento válido mas quiser ter o documento no novo modelo, poderá solicitar a segunda via mediante pagamento das taxas de serviço.
A nova carteira de motorista, assim como a anterior, deve ser renovada:
- A cada 10 anos para motoristas com menos de 50 anos;
- A cada 5 anos para cidadãos de 50 a 69 anos;
- A cada 3 anos para condutores com 70 anos ou mais.
Mais Segurança
O novo formato da CNH tem itens gráficos criados para dificultar sua falsificação, como acontece com as notas de dinheiro.
O documento é impresso com uma tinta fluorescente, que brilha no escuro, e alguns itens são visíveis apenas com luz ultravioleta, além de ter um holograma na parte inferior.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias publicadas no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.