Visitar a Europa significa ter um verdadeiro mergulho na história da civilização, seja por meio das diferentes culturas, por suas construções arquitetônicas seculares e claro, os museus.
Apesar de alguns preços serem um pouco salgados, afinal o euro está bastante valorizado frente ao real, fato é que estar na Europa é quase como dizer que é preciso fazer uma parada obrigatória nos museus históricos. O lado bom é que é possível visitar vários deles de forma gratuita.
Em alguns é possível entrar sem pagar nada todos os dias da semana, em outros somente em dias e em horários específicos. Por isso, sempre é importante que você planeje muito bem a sua viagem.
Afinal, como não ver Picasso, Monet ou Michelangelo de tão perto?
Veja abaixo 10 museus imperdíveis e gratuitos na Europa.
Aqui você encontra:
Museus Imperdíveis na Europa
Berlin Wall Memorial – Berlim
Pra quem gosta de ver a história de perto, este memorial é uma parada imperdível. Isso porque o memorial é composto por partes do muro que um dia dividiu a capital alemã e o centro de visitantes exibe filmes e livros que contam a sua história, a estação fantasma do S-Bahn de Nordbahnhof e relata contos de horror, heroísmo e esperança na Bernauer Strasse.
A entrada é gratuita, todos os dias.
British Museum – Londres
Londres está cheia de atrações gratuitas famosas, mas este museu deve ser um dos mais completos do roteiro. Com antiguidades do mundo inteiro, este é um local dedicado à história da humanidade, são mais de 8 milhões de objetos em seu acervo permanente, que inclui até mesmo os frisos do Partenon de Atenas.
A entrada também é gratuita durante todos os dias.
Natural History Museum – Londres
O Museu de História Natural abriga a mais importante coleção do mundo do gênero. São 162 painéis ilustrados, 80 milhões de espécimes que vão de micro-organismos a ossos de dinossauros, mamutes e baleias, além de minérios e mais de 3 mil espécies de fauna e flora.
O museu é gratuito, mas recebe algumas exposições de tempos em tempos que são pagas. Por isso, fique sempre de olho na programação.
Musée d’Art Moderne de la Ville – Paris
O Museu de Arte Moderna de Paris possui uma coleção invejável com mais de nove mil obras que ilustram todos os principais moviemtnos artísticos do século XX. Lá é possível encontrar obras de Picasso, Matisse, Braque, Modigliani e Léger, que garantem pelo menos uma tarde de passeios.
O museu é gratuito, todos os dias.
Centre Pompidou – Paris
O Centro Pompidou chama atenção pela sua estrutura industrial aparente e tem uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do continente europeu. São mais de 75 mil obras de artistas renomados como Picasso e Frida Khalo.
A entrada gratuita é somente no primeiro domingo de cada mês e é recomendável pegar seu ingresso antecipado pelo site.
Museu do Louvre – Paris
Impossível não falar de museus e não visitar o Museu do Louvre, um dos mais famosos do mundo. Quase 35.000 objetos da pré-história ao século XXI são exibidos em uma área de 60.600 metros quadrados. Com mais de 9,7 milhões de visitantes por ano, o Louvre é o maior e mais popular museu do planeta.
A entrada gratuita acontece na primeira sexta-feira do mês, a partir das 18h – Exceto nos meses de Julho e Agosto – e durante o feriado nacional francês comemorado em 14 de julho
Museu Berardo – Lisboa
O Museu Berardo é um tanto diferente e aposta em coleções e exposições temporárias ao longo do ano, que falem sobre arte moderna e contemporânea. Assim, é possível que você foque em artistas e movimentos e contextos artísticos que sejam mais do seu interesse.
O museu é gratuito.
Museo del Prado – Madri
O Museu do Prado já serviu como Gabinete de Ciências Naturais na época de Carlos III, e atualmente conta com cerca de 7.600 pinturas, mais de 1.000 esculturas, e mais de 8 mil desenhos, além dos objetos decorativos e documentos históricos.
A entrada é gratuita de segunda a sábado, entre 18h e 20h, domingos e feriados das 17h às 19h, no aniversário do museu comemorado em 19 de novembro ou no Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio.
Museo Storico della Liberazione – Roma
Este museu é uma herança da Segunda Guerra Mundial. Foi ocupado pelas forças alemãs que o usaram como quartel general e base para assassinar e aprisionar grande parte de pessoas capturadas pelo exército. Ainda hoje possui as celas nos quais os presos eram encarcerados como quartos dedicados às suas memórias.
A entrada é gratuita.
Musei Vaticani – Roma
A uma curta distância da famosa Fontana di Trevi, está o Museu do Vaticano, um espaço que reúne coleções acumuladas ao longo do tempo pelos Papas, além de obras de arte, arqueologia, etnologia. É conhecido por ser um dos edifícios históricos e artisticamente significativos dos Palácios Apostólicos.
A entrada para o museu é gratuita no último domingo de cada mês, entre 9h e 12h30.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.