O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, registrou crescimento na movimentação de voos internacionais no primeiro semestre de 2025. Após meses de retomada gradual, o terminal viu sua malha aérea internacional quase triplicar, saltando de 10 para 27 partidas semanais entre janeiro e junho – um aumento de 170%.
Novas Rotas Internacionais
O início de 2025 foi devagar, com uma malha reduzida de apenas três voos diretos ao exterior: Cidade do Panamá (Copa Airlines), Lima e Santiago (LATAM). A partir de março, observou-se um avanço com relação ao retorno de rotas, como a que conecta Porto Alegre ao Aeroporto Aeroparque (AEP), em Buenos Aires, operada pela Aerolíneas Argentinas.
Já abril marcou o retorno da TAP Air Portugal com a reestreia de uma das rotas mais aguardadas. Os voos para Lisboa retornaram com três frequências semanais (aos domingos, quartas e quintas-feiras). A rota torna-se uma das principais opções de entrada de gaúchos na Europa.
Em maio, a GOL Linhas Aéreas também passou a operar voos diretos para Buenos Aires, com três partidas semanais. A Copa ampliou sua operação, oferecendo voos diários para o Panamá. Com isso, o número total de voos internacionais semanais partindo de Porto Alegre chegou a 23 ao final de maio.
Já em junho, duas novas companhias se somaram à malha internacional. A Azul Linhas Aéreas estreou uma rota sazonal para Bariloche, na Patagônia argentina – operando até 24 de agosto. Além disso, a Sky Airline iniciou seus voos sazonais para Santiago, no Chile, com previsão de operação até 14 de setembro. Com esses acréscimos o total de voos internacionais no Aeroporto de Porto Alegre passou a ser de 27 partidas por semana.
Recuperação e Projeção de Crescimento Contínuo
O crescimento da malha internacional reflete a recuperação econômica e estrutural do Rio Grande do Sul, após os impactos climáticos de 2024. Segundo Pedro Navega, gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil, o aumento da conectividade é fruto de muito esforço coletivo e de negociações extensas e incansáveis com as empresas aéreas, destacando a parceria sólida com companhias e com a Setur-RS (Secretaria Estadual de Turismo).
“Esse incremento acelerado confirma o que já era claro: a gigantesca capacidade do Rio Grande do Sul de não apenas se reerguer, mas de se consolidar como uma das maiores economias do Brasil e de vital importância para a aviação do país.” enfatizou Pedro.
Expectativas Para o Segundo Semestre
Nos próximos meses, a previsão é ainda mais promissora. Neste mês, a expectativa é que o aeroporto alcance 33 partidas internacionais semanais. Em setembro, a LATAM deve inaugurar seus voos para Buenos Aires, consolidando a cidade como um dos principais destinos internacionais operados a partir de Porto Alegre. Pedro Navega destacou a importância e retomada do Aeroporto:
“Não à toa retomamos rotas como Panamá com Copa, Lisboa com TAP, Argentina com Aerolíneas, Chile com Sky, mas também ampliamos a oferta com Gol para Argentina, Azul para Bariloche e LATAM, que não só retomou Lima e Santiago, mas vai também inaugurar uma rota para Buenos Aires e ampliar consideravelmente sua malha doméstica em Porto Alegre.”
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.



