Você conhece ou já ouviu falar sobre o movimento Slow Travel? Vem comigo neste artigo conhecer os detalhes sobre esse estilo de viagem que nasceu na Itália no final dos anos 80.
Aqui você encontra:
Conceito
O slow travel, nascido na Itália no final dos anos 80 é, antes de mais nada, um estilo de viagem, semelhante aos movimentos de slow food ou slow fashion. O objetivo é levar as pessoas a pensar: será que faz mesmo sentido sempre viver compressa? Além de repensar muitas das práticas atuais do turismo. É trocar o ver o máximo possível pelo viver o máximo possível.
O movimento que surgiu com o intuito de desacelerar o ritmo frenético de viagens que muitos têm. Ele propõe olhar de uma maneira diferente para o turismo praticado na atualidade.
Os pacotes de viagens oferecidos, em sua grande maioria, são compostos por um grande número de passeios e visitas num curto espaço de tempo. O resultado é que você fica exausto e vai embora com um pequeno conhecimento do local visitado. Para você, talvez, isto não seja exatamente ruim, nem represente um problema. Mas para os criadores do movimento Slow Travel, esta é uma prática que não permite aos visitantes “digerir” por completo as atrações visitadas.
A proposta é fazer uma pausa na sua rotina diária, fazer as malas e ir para um lugar deixando pra trás a pressa e a correria, entrando num ritmo bem mais lento – o que pode até mesmo ser assustador para algumas pessoas, por seu algo bem diferente do seu habitual.
Base do Turismo Slow Travel
O conceito do movimento Slow Travel tem alguns pilares:
- Viagens sem roteiros rígidos
- Abertura a modificações de planos e a imprevistos
- Viagens mais lentas
- Nível maior de aprofundamento no conhecimento local
- Sustentabilidade
- Turismo que tenha significado e gere ensinamentos – o chamado turismo de experiência
- Menor número de deslocamentos e, quando realizados, priorizar tipos de transporte que não sejam os aéreos
- Contato com a natureza
- Valorização do turismo rural
- Distância maior da tecnologia
Benefícios do movimento Slow Travel
- De um modo geral, os viajantes no modo Slow Travel voltam para casa com uma qualidade superior de viagem em sua bagagem.
- Conseguem, ao mesmo tempo, descansar e conhecer com detalhes os lugares visitados. A viagem se torna, assim, mais profunda e completa, em vários sentidos. É impossível conhecer a cultural local, visitando um lugar só por algumas horas. Na proposta deste movimento, através de uma visita calma, conversando com moradores locais, visitando os mercados e locais que fazem parte do seu dia a dia, é possível conhecer muito mais profundamente a cultura e os costumes locais. Além do fato de que estes locais, de modo geral, não costumam fazer parte do roteiro turístico convencional. Em outras palavras, sem aquela muvuca de costume!
- O viajante volta para casa mais descansado, e com muito mais na sua bagagem do que apenas souvenirs e compras em grandes outlets.
- O movimento Slow Travel é mais sustentável, porque as viagens em aviões são em menor número, diminuindo, por consequência, a pegada de carbono.
- Além disso, ao visitar áreas fora do circuito turístico, é possível apoiar o comércio local, hospedando-se e comendo em locais não procurados pelos turistas em geral.
- Dependendo das escolhas, sua viagem pode sair até mais barata
- É um tipo de viagem que pode aumentar seu autoconhecimento, levando à descoberta de paixões e hobbies
- Sua saúde pode ser beneficiada, visto que seu nível de stress irá diminuir
- O Slow Travel leva você a pensar no aqui e agora, ao contrário do nosso habitual que vive quilômetros adiante
O estilo Slow Travel não é para todas as pessoas, nem para todas as fases da vida. É preciso haver uma maior disponibilidade de tempo para que os locais possam ser visitados com mais profundidade.
Viajar neste sentido com crianças é um pouco mais difícil, mas não impossível. Além disso, é preciso haver uma disposição para reprogramar sua mente, com relação ao modo com que você realizou suas viagens até hoje.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.