Voando em Classe Econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)

22
Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)

Neste review vamos descobrir como é voar no voo TP075 com o A330-900neo da TAP entre Lisboa (LIS) e Rio de Janeiro (GIG) durante a pandemia do coronavírus. O modelo do avião é fenomenal e muito silencioso! Pois vamos à minha experiência nele.

Neste artigo você encontra:

Realizando o Check-in

Como eu vinha de Milão (MXP), na Itália, o meu check-in e o despacho da bagagem foi realizado por lá, logo Lisboa foi apenas o aeroporto em que fiz a minha conexão para então entrar no voo com direção ao Rio de Janeiro, no Brasil.

Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)
Balcão de check-in

Como podem ver, eu era o primeiro na fila para despachar a minha bagagem e o processo foi realmente muito rápido. Em poucos minutos já estava com o meu cartão de embarque nas mãos, vide a foto em destaque neste post.

Detalhes do Voo

  • Rota: Lisboa (LIS) – Rio de Janeiro (GIG)
  • Aeronave: A330-900neo
  • Poltrona: 17G (mais 17F, 17E e 17D)
  • Horário de Partida: 23h10min (GMT+1)
  • Horário de Chegada: 5h05min (GMT-3)
  • Duração do Voo: 9h55min

Embarcando em Lisboa no A330-900neo da TAP com Destino ao Rio de Janeiro

Após a minha viagem de MXP à LIS num Embraer 195, operado pela TAP Express, e de algumas horas de passeio por Lisboa durante o período de conexão, embarquei no dia 1º de julho pela noite na cabine econômica do grandioso A330-900neo com destino ao Rio de Janeiro.

Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)
Mostrador de voos em Lisboa

Após passar pelo controle de passaportes, processo que também foi muito agilizado e em torno de 5 minutos eu estava liberado, fui me direcionando à porta de embarque. Detalhe aqui é que o portão só é informado 1h30min antes do horário de partida para este voo, logo às 21h40 já constava no painel e em seguida me dirigi ao local indicado para aguardar o embarque.

Notem que há outro voo no mesmo horário saindo para São Paulo (GRU) e que o embarque estava sendo realizado lado a lado. Por outro lado, agradeço por escolher o Rio de Janeiro como porta de entrada no Brasil, visto que o voo para São Paulo estava claramente bem mais cheio de passageiros.

Como são os Assentos da EconomyXtra

A TAP, já há algum tempo, disponibiliza nas primeiras fileiras da classe econômica a subcategoria EconomyXtra. A diferença para o resto da econômica é somente nos assentos em si e eles podem ser vistos por possuírem o estofamento em detalhes vermelhos, enquanto que os assentos normais possuem a cor verde.

O conforto diferenciado é oferecido com o maior espaçamento entre as fileiras e com maior reclinação nos encostos. Abaixo vocês podem ver os assentos da empresa Recaro na posição de inclinação máxima, com configuração 2-4-2 na classe econômica.

Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)
Assentos Recaro

Como o voo estava com poucos passageiros, garanti a fileira inteira para mim, sendo assim possível dormir horizontalmente ocupando os assentos 17D, 17E, 17F e 17G.

Lotação durante a COVID-19

Me surpreendeu a quantidade de passageiros neste voo. Enquanto que o voo com destino à GRU estava claramente com uma lotação bem maior, o com destino à GIG possuía várias poltronas livres, mas principalmente nesta área da EconomyXtra.

Vejo dois pontos positivos nisto, primeiro porque foi possível manter maior distância entre os passageiros afins de evitar ao máximo o contágio do vírus e segundo porque, assim como eu, muitos garantiram uma full bed para relaxar durante o voo!

Assentos da classe econômica
Poucos passageiros a bordo no A330-900neo da TAP no voo de Lisboa para o Rio de Janeiro

Entretenimento a bordo

O ponto principal do entretenimento a bordo para mim é o Wi-Fi gratuito durante todo o voo, com exceção do pouso e decolagem. Embora eles digam que a internet é fornecida gratuitamente somente para o envio de mensagens de texto, sendo por Whatsapp, Messenger ou outros aplicativos, eu naveguei normalmente sem as restrições ou limitações ditas.

A última vez que utilizei a TAP foi em dezembro de 2020 e lá sim, era somente permitido mensagens de texto. Enfim, espero que continue do jeito que está, já que a TAP traz um enorme diferencial em relação a outras companhias aéreas que normalmente cobram pelo serviço. Além da internet, também há uma ampla gama de opções na tela em frente ao assento de cada passageiro.

Entretenimento a bordo do A330-900neo da TAP
Filmes disponíveis em português e inglês
Menu com opções de entretenimento

Havia filmes, guias turísticos em Portugal, previsão do tempo das principais cidades e o mapa de voo. No meu caso quase não utilizei a tela para aproveitar para descansar entre as duas refeições do voo. Pois é agora que falarei também delas.

Refeições no Voo

Em questão de 50 minutos após a decolagem, por volta da meia-noite no fuso português, a janta foi servida para todos. O atendente fez somente a clássica pergunta “carne ou pasta?”, em que desta vez escolhi a opção com carne. Talvez a massa teria sido uma melhor escolha, visto que a minha refeição não estava tão gostosa assim.

Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)
Opção de jantar no A330-900neo da TAP no voo entre Lisboa e o Rio de Janeiro

Como segue na foto, eram pedaços de novilho com cenouras, ervilhas, molho e batatas, acompanhados de um salpicão, mousse de chocolate, pão, bolacha água e sal, manteiga, queijo e chocolate. Para beber, pedi um copo de suco de maçã e outro de vinho branco. Um bom detalhe é que os talheres são de aço inox, personalizados com as iniciais da empresa.

Quando fui ler a tampa da embalagem, percebi que a comida foi congelada em 8 de junho, ou seja, mais de três semanas antes do meu voo, e depois descongelada e aquecida. Claro que não espero uma alta qualidade nas refeições a bordo viajando em classe econômica, mas desta vez nem consegui terminar a minha refeição.

Agora em torno de uma hora antes da previsão de pouso, às 7h17min no fuso português ou 3h17min no fuso de Brasília, o café da manhã foi servido.

Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)
Café da manhã antes da chegada no Rio de Janeiro

Nele havia uma porção de fiambres, sendo duas fatias de queijo, uma de presunto, uma de peito de peru e uma de ovo cozido. Acompanhando, mais um pão, uma manteiga, uma geleia, um chocolate e algumas fatias de kiwi cortado, além do suco de laranja que solicitei ao comissário.

Após recolherem as bandejas do café da manhã, foi preparado o pouso e o avião aterrissou no Galeão por volta das 4h30min, horário de Brasília, cerca de 35 minutos antes do horário marcado. Como havia poucas pessoas, o desembarque foi rápido e tranquilo.

Avaliação Geral

O voo foi muito bom por estar relativamente vazio na seção EconomyXtra em que estava, ao qual consegui utilizar 4 assentos lado a lado para dormir com maior conforto e também a internet sem restrições foi uma grata surpresa. Na aproximação com o Brasil houve sim um pouco de turbulência em que solicitaram a utilização dos cintos, porém fraca e bem breve.

Em questão à refeição principal, sinceramente esperava algo diferente, pois o sabor e a textura estavam tão esquisitos que nem consegui terminá-la. Entretanto, houve outra surpresa para mim. Ao final do voo, comentei com a comissária em que estava prestes a realizar um review aqui no Pontos pra Voar e solicitei para tirar uma foto da cabine dos pilotos.

Ela então foi prontamente pedir autorização aos pilotos, mas, por questões de segurança ou por privacidade ao espaço deles após um voo de mais de 9 horas, não houve o consentimento para a fotografia.

Assim, após a negativa deles, solicitei um amenity kit, item disponibilizado apenas para passageiros viajando na classe executiva, e eles me forneceram para aparecer aqui no review. Curiosamente, ganhei a versão com a estampa de Roma, na Itália, país este que será a minha próxima moradia a partir de setembro deste ano.

Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)
Kit de amenidades
Voando em classe econômica no A330-900neo da TAP de Lisboa (LIS) ao Rio de Janeiro (GIG)
Produtos disponíveis no kit de amenidades

Além da nécessaire, que é muito bonita por sinal, há um par de meias com as cores da TAP, tampões de ouvido, um pente, uma máscara para dormir, um creme hidratante, um lip balm, uma caneta TAP, um conjunto de escova e creme dental, além de um marcador de páginas e um sachê perfumado para ambientes muito cheiroso. Gostei muito do meu presente!

Para Saber Mais

Neste link você encontra outros artigos com avaliações de voos no nosso site.

Grupos de WhatsApp

Além de todo o conteúdo gratuito que oferecemos em nosso site e no Instagram, também temos grupos de WhatsApp pagos onde você tem espaço para esclarecer dúvidas e aprender com nossos editores, que são especializados no assunto.

Promoções e Cashback – Como não publicamos todas as promoções e cashback em nosso site, temos um grupo dedicado totalmente ao assunto onde compartilhamos e discutimos todas as campanhas que aparecem.

Cartões Nacionais – Neste grupo abordamos tópicos como: por onde começar (meu primeiro cartão), como passar para o próximo cartão, como conseguir um cartão premium (Visa Infinite, Mastercard Black, Elo Diners Club e American Express The Platinum Card) e como isentar anuidade. Além disso, damos dicas de quais os melhores cartões para pontuação e acesso gratuito às salas VIPs no Brasil e no mundo.

Cartões Internacionais – Este grupo é focado exclusivamente em cartões de crédito internacionais. Lá tiramos dúvidas que vão do passo a passo de como abrir uma conta corrente internacional, construir o histórico de crédito até a solicitação do cartão em si. Falamos ainda das promoções de aquisição de cartões, isto é, quais cartões oferecem os maiores bônus e também os benefícios associados a eles.

Emissões com Milhas – Aqui cobrimos as emissões de passagens com milhas focados nos programas Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Iberia Plus (Iberia), AAdvantage (American Airlines), Miles&Go (TAP), Executive Clube (British Airways), Life Miles (Avianca) e Miles&More (Grupo Lufthansa). Falamos também de como planejar e fazer emissões de passagens de volta ao mundo.

Programas de Fidelização – Este grupo aborda os programas de fidelidade brasileiros e incluem Smiles (GOL), LATAM Pass (LATAM), TudoAzul (Azul), Accor ALL, Livelo, iupp, Esfera e Stix. Aqui você tira dúvidas e aprende como maximizar o acúmulo de pontos e uso dos benefícios destes programas. Note que este grupo não fala sobre emissões de passagens.

Todos os nossos grupos contam com um mentor, nossos editores, e regularmente fazemos lives para tirar dúvidas ou discutir assuntos de interesse comum.

Clicando aqui você acessa a página dos nossos grupos no Chatpay e escolhe quais quer participar.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.