Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo

9
Hackers publicam dados de 115 mil clientes da TAP e CEO grava vídeo sobre o caso
TAP A330neo
PPV-Experience.gif

Esta foi a minha primeira viagem na classe executiva do A330neo da TAP e, no geral, a experiência foi boa. O assento é bem confortável e oferece bastante privacidade aos passageiros.

Na sequência eu compartilho os principais detalhes do meu voo entre Lisboa e São Paulo.

Check-in

Como este foi uma continuação do meu voo de Londres para Lisboa, eu não precisei fazer check in, já que em Londres recebi o cartão de embarque para este trecho também e minha bagagem foi despachada direto para São Paulo.

Detalhes do Voo

  • Rota: Lisboa São Paulo
  • Aeronave: A330neo
  • Poltrona: 6A
  • Horário de Partida: 23:35h
  • Horário de Chegada: 05:35h
  • Duração do Voo: 10:00h

Embarque

Se teve algo nesse voo que deixou muito a desejar foi o embarque em Lisboa. Uma confusão sem fim, com as pessoas se aglomerando umas ao lado das outras, sem qualquer respeito aos poucos que estavam tentando formar uma fila.

Claro que com toda a confusão, metade do voo se tornou prioridade e todos embarcamos quase que literalmente juntos!

Classe Executiva do A330neo da TAP

Layout da Cabine do A330neo

Os assentos na classe executiva são na configuração 1-2-1 e com isso todos os passageiros têm acesso direto aos corredores. Para quem viaja acompanhado os assentos do meio são os ideias.

Caso você opte pelos assentos das janelas, dê preferência aos assentos que ficam mais próximos das mesmas, pois eles oferecem maior privacidade durante a noite no momento de dormir.

Assentos próximos às janelas oferecem maior privacidade

Os Assentos

Os assentos são bem confortáveis e vêm com bastante espaço para se guardar os objetos pessoais durante o voo.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Assento TAP A330neo – Executiva

Quando cheguei em meu assento a manta, travesseiro e o menu do jantar e café da manhã já haviam sido distribuídos.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Assento 6A – TAP A330neo

Como dito acima, os assentos próximos às janelas são os melhores para os viajantes desacompanhados e o meu, 6A, era um deles.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Assento próximo da janela

O espaço mostrado na foto a seguir fica embaixo do assento à sua frente. Quando o seu assento está na posição horizontal, ele se torna uma extensão da cama.

Além disso, o espaço serve também para se guardar os sapatos ou bolsas durante o voo, por exemplo.

Espaço para os pés

Do lado direito do assento há esse pequeno compartimento, bem seguro, que pode ser usado para deixar o celular, carteira ou passaporte durante a noite enquanto se está dormindo.

Espaço para objetos pessoais

O controle remoto do assento é de fácil uso e está numa posição bem acessível, na parte lateral do suporte do assento.

Controle remoto do assento

Abaixo as entradas USB, para o phone de ouvido e também a tomada para se recarregar a bateria dos aparelhos eletrônicos durante a viagem. Eles estão localizados na parte frontal do suporte do assento.

Entrada USB e tomadas

A mesa, que quando recolhida fica abaixo do monitor, tem bom tamanho, suficiente para uma refeição ou até mesmo trabalhar durante o voo.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Mesa retrátil

Há um compartimento especial para o fone de ouvido, controle do sistema de entretenimento e também para a garrafa de água.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Compartimento para controle remoto e phone de ouvido

Por último, o assento na posição horizontal, com a “cama” pronta para dormir. Veja que o apoio de braço próximo à janela pode ser levantado, criando assim espaço extra quando se está deitado.

Assento na posição horizontal

Kit de Amenidades

O kit de amenidades, uma bolsa decorada com alusão a cidades portuguesas, é bem completo.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Kit de amenidades TAP

Como pode ser visto na foto, o kit de amenidades contém:

Caneta
Escova e pasta de dentes
Pente
Meias
Máscara
Plug para os ouvidos
Creme para as mãos
Protetor labial

Serviço de Bordo

Pensando nas minhas experiências anteriores com a TAP, o serviço de bordo foi o que mais deixou a desejar neste voo. A tripulação, no entanto, era simpática e eu fui muito bem atendido durante toda a viagem.

Menu do serviço de bordo

Bebidas

No que diz respeito às bebidas, havia uma boa seleção com as bebidas de sempre. Espumante, vinhos portugueses, cervejas, refrigerantes e outras bebidas de dose.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Espumante português

Jantar

Como opção para o jantar eu gostaria de ter provado o bacalhau, que nos voos da TAP é sempre uma ótima opção. Porém, quando chegaram no meu assento esta opção não estava mais disponível e acabei pedindo pato.

Serviço de jantar

Ainda por causa dos protocolos de biossegurança em relação à covid-19, entrada, prato principal e sobremesa foram todos servidos ao mesmo tempo. Lembrando que, em tempos ditos normais, o padrão é trazerem a entrada, depois o prato principal e por último a sobremesa com café, chá, ou vinho do Porto.

Prato principal

Mas levando-se em conta que esse voo sai de Lisboa às 23:30h, servir tudo ao mesmo tempo é uma boa ideia, pois reduz o tempo de jantar dando aos passageiros mais tempo para dormir.

Café da Manhã

Duas horas antes de chegarmos em São Paulo foi servido o café da manhã e aqui, na minha opinião, foi a grande falha. Provavelmente, como medida para retenção de despesas, a TAP eliminou o prato quente do café da manhã.

Café da manhã

Novamente, como no jantar, tudo foi servido ao mesmo tempo. Porém, os comissários passaram várias vezes pela cabine oferecendo café e chá.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Prato frio do café da manhã

Entretenimento na Classe Executiva do A330neo da TAP

O sistema de entretenimento da conta do recado direitinho. Seguramente, há empresas com uma diversidade muito maior de filmes e séries. Porém, na minha opinião o que a TAP oferece está de bom tamanho.

Sistema de entretenimento

No que diz respeito à tela, o tamanho é bom e responde rapidamente ao toque. Como opção, é possível usar o controle remoto que também responde rápido aos comandos.

Exemplo de opções de filmes

O fone de ouvido talvez pudesse ser um pouco melhor no que diz respeito à isolação acústica. Porém, ainda assim serve bem ao seu propósito.

Voando na classe executiva da TAP no A330neo entre Lisboa e São Paulo
Fone de ouvido

Como Reservar

Esta passagem eu comprei no pico da pandemia, pagando menos de £600 em um voo de ida e volta em executiva entre Londres e São Paulo, valor este menor que um bilhete em classe econômica.

Há ainda a possibilidade de se usar milhas do TAP Miles&Go para fazer emissões de passagens para voar com a TAP.

Tome Nota

No geral, o voo atendeu as minhas expectativas e eu gostei bastante do assento da classe executiva do A330neo da TAP. O hard product dá conta do recado e entrega um bom serviço.

A tripulação do meu voo foi bem simpática e profissional, fazendo o serviço com simpatia e rapidez para dar aos passageiros mais tempo para descansar.

Dois pontos a melhorar são o embarque, que foi um caos e sem nenhuma organização e o serviço de bordo, especialmente o café da manhã que deveria ser mais reforçado.

Aproximação para aterrisagem em São Paulo

Para Saber Mais

Para ler outros reviews de voos, clique aqui.


Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?

O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.

Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.